Você sabia que existem muitos tipos diferentes de esportes para cães? E você sabia que muitos deles são realmente populares e transformam os bichinhos em verdadeiros esportistas e competidores?

O pastoreio, também chamado de herding, é um dos esportes caninos mais conhecidos e mais populares do mundo. Nele, o tutor precisa guiar o cão para que ele conduza o gado em determinadas direções pré-definidas.

O trabalho em equipe entre tutor e cachorro faz do pastoreio um dos esportes mais instigantes para trabalhar o elo (ou a relação) entre humano e cão. Além disso, o herding também é considerado um dos esportes mais complexos que existe. Isso porque o treinamento que o cão precisa atravessar é bastante denso.

Entenda tudo sobre o esporte conhecido como pastoreio/herding nesse momento, e entenda porquê ele é um dos esportes mais populares do mundo canino. Boa leitura!

Cães para pastoreio / herding

Corgi adulto em posição de alerta para fazer esportes caninos
Corgi adulto em posição de alerta – Crédito da foto: Freepik

Existe uma grande quantidade de raças caninas que são consideradas do tipo pastoreio. Mas você sabia que mesmo cães que não sejam dessas raças podem também se tornarem cães para pastoral?

Isso acontece porque todas as raças podem ser treinadas para que o cão se torne uma espécie de pastor. Ou seja, o cão de pastoreio é aquele que pertence a uma raça que seja tipo pastoral ou qualquer outro que tenha recebido o treinamento adequado.

Ah, e vale lembrarmos também que mesmo os cães de raças de pastoreio precisam de adestramento. Isso porque mesmo que eles já tenham maior tendência à atividade, é no adestramento que eles aprenderão como fazer exatamente. E, é claro, é no treinamento que eles também vão aprender a ser mais obedientes e a respeitar as regras e comandos que seu tutor der.

Por isso, quem tem interesse de transformar seu pet em um esportista em pastoreio/herding, é importantíssimo agilizar o adestramento dele. E como mencionado: o treinamento para esportes desse tipo são bem complexos e demandam bastante do treinador e do cão.

Pastoreio como esporte competitivo

Cães do tipo pastores se exercitando herding esportes caninos
Cães do tipo pastores se exercitando – Crédito da foto: Freepik

O pastoreio, também conhecido como herding, é um dos esportes mais populares e mais complexos do mundo canino. E não é à toa, afinal, nele o cão precisa de muita competência pra atingir seu objetivo.

Isso porque o objetivo do pastoreio é fazer com que o cão consiga movimentar outros animais por determinado percurso. De modo geral, o competidor precisa mover os animais pelo campo, por cercas, portões ou outros recintos. Dependendo da região, a atividade pode também ser chamada de teste de pastoreio ou de julgamento stockdog, sabia?

Popularidade do pastoreio no mundo

Esta atividade é muito, mas muito popular em áreas mais rurais e de agricultura. O que faz muito sentido, uma vez que nessas regiões há uma enorme demanda por modos de dar conta de rebanhos de animais. No entanto, não é somente na área rural que o pastoreio é tão popular. Na verdade, este é um daqueles esportes que fazem sucesso em vários lugares do mundo. Por exemplo:

  • Reino Unido
  • Irlanda
  • Chile
  • Canadá
  • Nova Zelândia
  • África do Sul
  • Estados Unidos da América (EUA)
  • Austrália

Evidentemente, estes não são os únicos países onde o herding é super popular. A verdade é que ele está entre os esportes caninos mais populares em praticamente todos os países agrícolas do mundo.

Inclusive, a popularidade é tão grande que existem alguns eventos onde as competições deste esporte são exibidas na televisão no horário nobre.

Nos Estados Unidos o esporte é tão importante que existem eventos regulares. De modo geral, estes eventos são executados pela Associação dos Estados Unidos Border Collie de Handler, pela Australian Shepherd Club of America, pela American Kennel Club e várias outras instituições importantes no ramo.

Os animais utilizados no pastoreio esportivo

Ovelhas pastando no campo verde em uma área rural sob o céu nublado esportes canino populares pastoreio
Ovelhas pastando no campo verde em uma área rural sob o céu nublado – Crédito da foto: Freepik

Para o pastoreio, há uma diversidade grande de animais que podem ser utilizados. Basicamente, qualquer animal que possa ser conduzido pelos cães esportistas poderiam participar da atividade.

No entanto, o mais comum é que os cães competidores acabem por trabalhar na condução de ovelhas, patos ou gados. Isso porque estes são os animais que respondem melhor à atividade. Provavelmente isso está associado com a história destas espécies, onde estes animais já foram cuidadas por cães de pastoreio ao longo das gerações passadas.

Além disso, há algumas regiões do mundo onde os porcos também são muito populares no herding, assim como outras aves além dos patos, tais como:

  • Gansos
  • Marrecos
  • Cisnes

Ah, e também vale lembrarmos que em esportes como o pastoreio estes animais não são machucados pelos cães. Na verdade, um dos pontos mais importantes na avaliação do competidor é o tato dele com os outros animais. Isso porque os animais que estão sendo pastorados precisam estar ilesos ao fim da atividade. Nenhum dos animais deve ser prejudicado na atividade.

Cães de pastoreio como animais de estimação

Cão pastor alemão esportes caninos
Cão pastor alemão adulto de perfil – Crédito da foto: Freepik

Não raramente, cães de raças do tipo pastoreio acabam sendo escolhidos por famílias como animais de estimação. Mas será que isso dá certo? Será que eles são bons animais de estimação?

De modo geral: sim, isso pode dar certo (e muito certo!).

Isso porque as raças de pastoreio são muitas, e são bem diversas entre si. Ou seja, há uma enorme variedade de “tipos” de cães diferentes pra alegrar todo tipo de família.

Por exemplo, você sabia que raças tipo collie são cães de pastoreio? O Collie farpado e o Border Collie são duas raças super populares entre famílias, e eles são cães originalmente de pastoreio. Além disso, os galeses Corgis também são pastores hiper populares entre famílias com pets.

Os cães pastores podem ser excelentes animais de estimação para famílias. E eles se sentem ainda mais felizes quando têm alguma atividade, brincadeira ou trabalho pra fazer. Por isso, é sempre importante lembrar que as famílias precisam estar atentas a energia dos pets e a formas de gastar essa energia.

Os cães pastores são historicamente criados pra serem cães de trabalho. Por isso, lembre sempre de ter atividades pra eles, ok?

Brincadeiras com cães de pastoreio como pets

É claro que a história desses animais não é apagada porque eles estão atuando como cães de estimação. Ou seja, eles mantém seus instintos de pastoreio ativos. Por isso, eles podem acabar fazendo umas brincadeiras não muito agradáveis aos tutores, como por exemplo:

Isso acontece porque eles estão “se esforçando” para fazer das pessoas da casa seu “rebanho”. Por isso, é muito importante que estes animais sejam bem treinados. No adestramento os cães terão esses instintos mais controlados.

Algumas das raças que mais se popularizaram como cães de estimação são:

A sua inteligência e sua energia fazem destas raças excelentes atletas. Por isso, ter um bichinho desses em casa é garantia de muita, mas muita energia pra agitar a casa toda (e a família junto!).

Raças de cães de pastoreio

Border collie deitado em sofá com língua de fora
Border collie deitado em sofá com língua de fora – Crédito da foto: Freepik

Como mencionado, qualquer raça canina pode ser treinada para o pastoreio. No entanto, as raças mais indicadas para esportes caninos deste tipo são aquelas classificadas no grupo 1 da FCI (Federação Cinológica Internacional).

Isso porque o grupo 1 dessa classificação é referente justamente aos cães considerados mais adequados para pastoreio de gado. Ou seja, estas raças caninas tendem a ter mais facilidade de aprender os comandos e responder ao adestramento específico.

Veja a seguir a lista completa com as raças do grupo 1 da FCI, e descubra quais as melhores raças para este tipo de atividade.

As principais raças caninas para pastoreio / herding

Filhote de Rottweiler em fundo branco
Filhote de Rottweiler em fundo branco – Crédito da foto: Freepik

Então, veja abaixo as raças mais indicadas para treinamento para esportes caninos do tipo pastoreio / herding.

  1. Cão de gado australiano
  2. Pastor australiano
  3. Bearded collie
  4. Bergamasco shepherd
  5. Berger picard
  6. Berger blanc suisse
  7. Preto cur boca
  8. Azul lacy
  9. Border collie
  10. Bouvier des flandres
  11. Briard
  12. Pode de chira
  13. Pode de palleiro
  14. Cane corso
  15. Cão da serra de aires
  16. Carea castellano manchego
  17. Carea leonés
  18. Catahoula leopard
  19. Catalan sheepdog
  20. Chien de crau
  21. Dog chiribaya, também conhecido como Cão pastor peruano
  22. Sheepdog croata
  23. Cumberland sheepdog
  24. Raças do tipo Cur, como Cur de black e etc
  25. Pastor holandês
  26. Inglês shepherd
  27. Farm collie, também conhecido como Farm shepherd
  28. Lapphund finlandês
  29. Shepherd garafian
  30. Pastor alemão
  31. Cabeludo boca heeler, também conhecido como Fio boca heeler
  32. Huntaway
  33. Sheepdog islandês
  34. Jack Russel terrier
  35. Rei pastor
  36. Azul de kerry terrier
  37. Kollie, também conhecido como Australian kollie ou como Alemão collie
  38. Lancashire heeler
  39. Herder lapponian
  40. Cão pastor magellan
  41. Cão de malinois
  42. McNab
  43. Rena herder
  44. Rottweiler
  45. Collie áspero
  46. Samoyed
  47. Savoy shepherd
  48. Schapendoes
  49. Schipperke
  50. Scotch sheepdog
  51. Smithfield
  52. Collie liso
  53. Terrier wheaten macio-revestido
  54. Cão de água espanhol
  55. São Bernardo
  56. Sueco lapphund
  57. Sueco vallhund
  58. Terrier tibetano
  59. Tervuren
  60. Corgis de Galês, como o Cardugan welsh corgi e o Pembroke welsh corgi
  61. Sheepdog welsh
  62. Pastor suíço branco

Concluindo

Muitas destas raças são bem desconhecidas aqui no Brasil, não é? No entanto, há também uma boa quantia de raças de pastoreio que são muito populares entre as famílias brasileiras, como o São Bernardo, Pastor Alemão, Rottweiler, Corgis e Border Collie.

Você sabia que esses cães são excelentes para atividades de pastoreio? E sabia que este é um dos esportes mais famosos e mais populares do mundo todo, quando o tema é atividade canina?

Compartilhe este conteúdo com seus amigos e faça seus comentários aqui. Nós queremos saber o que você achou desse esporte, se você já viu competições dele e como você imagina que seu pet se sairia nele.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here