pitbull

É muito comum as pessoas adquirirem um Rottweiller, Pitbull ou Doberman com a finalidade de usá-lo como cão de guarda e aí simplesmente coloca-lo no quintal com uma coleira bem assustadora (nem entraremos na discussão sobre o corte das orelhas) e esperar que o cachorro faça o trabalho natural dele de manter a sua casa segura.

Acontece que nenhum cão nasceu programado para ser cão de guarda, ou qualquer outra coisa. Sim, eles possuem maior predisposição a realizar certas tarefas, mas todo cão, principalmente cães das raças que costumam ser usadas como guardas, precisam de treinamento e se você pretende ter um cão de guarda precisa treinar seu cão para isso.

cão feliz

Raças de Cães de guarda

Assim como cães das raças Rottweiller, Pitbull e Doberman, os cães de raças como Akita Inu, Pastor Alemão, Rhodesian Ridgeback, Staffordshire Terrier e Boxer são muito procurados para se tornar cães de guarda.

Acontece que todas essas raças são grandes e fortes e precisam de muitos passeios, adestramento e tempo do tutor para cuidar deles. Portanto não se recomenda cães dessa raça para quem não pretende investir forte em atividades físicas e adestramento.

dobermans

A saída é optar por cães de pequeno porte, porém muito atentos, algumas raças como o Lhasa Apso e o Pinscher podem ser pequenos e parecer inofensivos, mas são animais muito atentos e latem bastante avisando o dono se existir algum perigo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a importância do passeio para os cães

Como funciona o treinamento?

Existem comandos básicos ensinados a todos os cães durante adestramento, como o senta, deita e fica. São comandos importantes que os cães de guarda precisam aprender, mas esses cães também precisam aprender outros comandos.

boxer

Um comando muito importante é do ‘solta’, isso porque se seu cão pegar um invasor e for um cão forte das raças grandes citadas acima, ele pode chegar a matar a pessoa. Então é importante investir nesse comando.

Outra coisa importante para ensinar ao seu cão é que ele não aceite comida de estranhos. Isso é importante porque um invasor pode simplesmente jogar um belo pedaço de carne com veneno antes de entrar e matar seu cachorro envenenado. Essa é certamente a parte mais difícil do treinamento, já que cães costumam comer qualquer coisa que encontrem.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a linguagem corporal e facial dos cães

pastor alemão

Para ensinar esses comandos procure um adestrador, ele vai ajudar a treinar seu cão da forma correta, com reforço positivo, muita atividade física e corrigindo qualquer erro que você possa estar cometendo.

Dica

A dica é na verdade não investir em cão de guarda, não julgamos quem resolve ter um cão de guarda e adestra corretamente seu cão. Mas já parou pra pensar que um ladrão provavelmente vai entrar armado e atirar no seu cão?

pitbull

Amamos todas as raças acima e recomendamos que sejam adquiridas com a finalidade de cães de companhia e para alegrar ainda mais sua casa, mas se você tem medo de ter sua casa invadida por assaltantes o mais correto é investir em um bom sistema de segurança e um botão de pânico acessível para chamar ajuda, afinal a vida dos nossos cães também é um bem precioso.

Vale Ressaltar

Cão de guarda não é um cão bravo, muito pelo contrário, os melhores cães de guarda são dóceis sim, afinal protegem não apenas a sua casa mas a família que mora nela. Portanto vamos esquecer pensamentos ultrapassados de que um cão de guarda não pode brincar. Os melhores cães de guarda são dóceis, equilibrados e bem adestrados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here