quanto custa

Muitos tutores não sabem como começar o adestramento dos cães. Quando se tem um filhote em casa o maior questionamento é quando começar. Você pode começar assim que o cãozinho começar a explorar o ambiente, usando brinquedos. Aos 2 meses já  podem começar a ensinar os cães.

Mas então vem outra dúvida, como começar o adestramento do cão. Seja filhote ou adulto, a forma de começar é a mesma. E as coisas as quais você deve estar atento também. Então nesse artigo você vai aprender como começar a adestrar o seu peludo da melhor forma.

adestrando

Socialização e Exercícios

Não importa se você está fazendo todo o restante certo. Um cão sem socialização e gasto de energia corretos, significa que o adestramento será mais difícil e provavelmente não dará certo.

Isso por que o cão vai estar carregado de energia e provavelmente vai ficar assustado e até agressivo ao ver outras pessoas e animais, se não foi socializado. Para o adestramento dar certo e ser até mais fácil, é importante que o cão seja bastante socializado.

socializar cães

Para gastar a energia do cão é importante seguir o perfil do seu cãozinho. Os mais agitados podem precisar de passeios com corrida e agility. Mas todos devem passear todos os dias e ter brinquedos divertidos para não ficar entediados.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como usar corretamente as recompensas no adestramento

Comandos básicos

Os comandos básicos podem ser ensinados a partir dos 2 meses. São simples e os cães pegam bem rapidamente, dependendo de cada um. Os comandos senta, deita e pata são bem simples.

Como começar o adestramento

Para sentar basta pegar um petisco ou brinquedo e levantar acima da cabeça do cão indo para trás dele, fazendo-o sentar. Quando o cão sentar dê a recompensa. Quando ele começar sentar ao ver a recompensa comece a usar a palavra senta. Com o tempo ele vai começar a sentar ao ouvir a palavra.

Para o comando deita, faça-o aprender antes o senta. Depois que ele sentar não dê a recompensa, abaixe a mão até o chão fazendo-o deitar. Quando ele começar a entender e deitar passe a usar a palavra deita. E então ele também vai aprender com o tempo a deitar com o comando.

Como começar o adestramento

Para pedir a pata do cão estique a mão para ele e indique com os dedos da outra mão. Ele vai tentar encostando o focinho, com o tempo ele vai tentar dando a pata. É importante recompensar o cão assim que ele acertar. Assim ele vai entender e você vai usar a palavra pata, ele vai começar a acertar assim que você esticar a mão pedindo.

Aproveite para conferir também nosso artigo com 4 dicas chave para o adestramento do seu cão

Estímulo mental

Os cães precisam de estímulo mental, não adianta ensinar alguns comandos e achar que já é o suficiente. É preciso não só exercícios físicos, mas também a socialização e novos brinquedos, brincadeiras novas.

Exercite seu cão dentro de casa

Mostre a eles obstáculos, novidades, coisas interessantes, brinquedos inteligentes. Ensine comandos novos, faça seu cãozinho continuar curioso, sempre aprendendo e vendo coisas novas. Isso vai deixar seu cãozinho muito feliz e mais saudável.

Treinamento

Não basta ensinar e depois que o cão aprende deixar para lá. Assim como começar o adestramento da forma certa é importante. Continuar treinando sempre também é bem importante.

Como começar o adestramento

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como petisco no passeio ajuda a concentrar cães que puxam

Continue além de trazer coisas novas, revivendo as coisas que você já ensinou. Pode ser pedindo que ele sente ao vocês pararem em um sinal no passeio, por exemplo. Ou pedindo que ele dê a pata antes de servir uma refeição. Essas coisas animam os cães e servem como treinamento, além de melhorar a ligação entre tutor e cão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here