doberman

4 Dicas chaves para o adestramento do seu cão dar certo

Se tem uma coisa difícil para a maioria dos tutores quando o assunto é seu cão, é conseguir desenvolver métodos para ensinar coisas básicas ou adestrar o cão, aqui você encontra 4 dicas ótimas que podem te ajudar a ensinar qualquer coisa ao seu cão.

Tudo depende muito mais da sua paciência, insistência e do quanto você está disposto a ser mais teimoso que o seu cão. É isso que vai definir se ele vai obedecer aos seus comandos, ou não.

doberman
Foto: Freepik

Seja persistente

A coisa mais fundamental para que o cachorro aprenda qualquer coisa que você queira ensinar será a sua persistência e a quantidade de vezes que você vai repetir aquilo, se você que seu cão sente apenas com o comando “senta” então você vai precisar repetir o comando inúmeras vezes e parabeniza-lo sempre que ele acertar.

Não importa o que você quer que aprenda, a regra de persistir e repetir inúmeras vezes vale para qualquer coisa. Mesmo que o cão aprenda você vai precisar continuar repetindo aquilo, então sempre que a oportunidade aparecer, repita o comando ou qualquer outra coisa como o “não” se ele tentar subir no sofá. Isso irá reforçar o aprendizado do cão.

Reafirme sua liderança todos os dias

É muito importante que você seja o líder do seu cão, ser submisso ao líder da matilha não é algo ruim para os cães, muito pelo contrário, para eles isso é ótimo. Cuide para que seu cão obedeça a todos os seus comandos, o cão deve passar atrás de você nas portas, se ele passar antes você deve fazê-lo voltar e passar atrás, além de que você nunca deve fazer algo quando ele pede.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ser o líder do seu cão

Agindo assim seu cão aprende que você é o líder e ele lhe deve obediência, ensinar qualquer comando ou qualquer outra coisa para o seu cão será muito mais fácil do que se você dedicar sua atenção ao adestramento apenas alguns minutinhos por dia sem dar atenção ao cotidiano.

ataque
Foto: Freepik

Também é muito importante que o horário de adestramento jamais acabe quando seu cão decidir, o horário dele aprender alguma coisa só deve acabar quando você decidir que é hora de acabar, prenda a atenção do seu cão.

Ele só pode mastigar o que for permitido

É óbvio que você não quer que seu cão mastigue os móveis ou destrua as almofadas, mas se você não der algo que ele possa morder então por mais que você seja líder, vai ser difícil o cão resistir ao seu sapato.

Escolha brinquedos, bolas, ossos –cuidado com os ossos que escolher, a maioria só deve ser entregue ao cão sob supervisão-  fique atento aos ursinhos de pelúcia, muitos cães engolem o material que enche o bichinho, encontre brinquedos que os cães possam brincar sem supervisão.

Para orientar o que o cão pode ou não morder é ótimo tirar algo dele quando ele morder e não for permitido, então dizer “não” e entregar o que ele pode morder.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre por que muitos cães são destruidores

A dica é não entregar brinquedos que se pareçam com objetos da casa que não sejam permitidos que ele morda, como um sapato de brinquedo, pois o cão não vai saber diferenciar o seu sapato caro que tanta ama do que brinquedo dele.

4 Dicas chaves para o adestramento do seu cão dar certo
Foto: Freepik

Comunicação é a chave

Como em qualquer relacionamento, comunicação é a chave mais importante para se entenderem, e não porquê seu cão não fala que ele não se expresse ou que ele não te entenda.

Pelo menos no início é imprescindível que os comandos não sejam apenas falados, isso por que o cão não vai entender o que você quer, usar gestos junto ao comando verbalizado e parabenizar o cão quando acertar é de extrema importância.

Com o tempo o cão passa a associar a palavra e seu tom de voz ao comando e entender o que você quer que ele faça, mas isso só vai ser possível se você insistir na repetição.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre linguagem corporal e facial dos cães

Muitos donos precisam entender, por exemplo, que latidos e rosnados não necessariamente significam que o cão é violento ou vai morder, ele pode simplesmente estar mostrando insatisfação com isso, ignorar essa atitude e qualquer outra que seja inadequada, como o cão pular em você, seja não demonstrando medo ou não brincando com ele quando ele pula em você vão fazer com que ele abandone essas atitudes por ver que não dão resultado.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *