petisco no passeio

Não é novidade que cães amam comida e usar petisco no passeio pode ser a melhor arma com cães que puxam. Afinal uma das maiores dores de cabeça dos tutores são justamente aqueles cãezinhos que puxam demais no passeio e tornam tudo mais difícil.

Mas isso não precisa ser uma dor de cabeça para sempre, e com dedicação e algumas técnicas. Você pode resolver esse problema. Use petisco no passeio da forma correta e ajude o seu cão a aproveitar melhor os passeios com você.

cão passeio

Como usar o petisco no passeio

Cães amam ganhar comida, e a história da aproximação dos lobos e humanos foi exatamente essa. Fornecemos comida de forma fácil para eles. E os cães aprendem bastante ganhando petisco, é o famoso reforço positivo. Quando o cão faz algo ele ganha petisco então ele repete.

No passeio, você vai usar o petisco para ganhar a concentração do seu cão. Coloque a coleira e a guia e saia caminhando. Evite deixar ele passar na frente, vá andando e mude bruscamente de caminho. Isso vai forçar o cão a te olhar e te seguir.

petisco no passeio

Quando o cão olhar para você, dê um petisco e faça um carinho. Toda vez que ele também andar ao seu lado ou parar quando você parar, dê um petisco. Também faça um carinho. Isso vai fazê-lo entender que quando ele te olha, anda ao seu lado ou em resumo, não te puxa, ele ganha algo legal.

Aproveite para conferir o nosso artigo sobre como definir o horário e tempo ideal para o passeio do seu cão

Qual petisco usar

É legal usar um petisco que o cão goste, mas não vá exagerando como dando muita carne ou salsichas. É importante manter a alimentação do cão balanceada. A melhor dica é dar em pedacinhos pequenos, assim ele não come muito e fica sempre querendo mais e por isso repetindo o comportamento que aprendeu.

cão com petisco

Você pode usar bifinhos de carne, biscoitinhos em pedaços e até mesmo pedacinhos de cenoura. Levar esses petisquinhos já cortados em uma petisqueira presa na cintura ajuda muito.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre erros comuns que os donos de cães cometem

Como começar a ensinar o cão

O ideal é começar em casa. Se o cão puxa no passeio ele provavelmente fica agitado quando você coloca a guia. Prenda a guia nele e deixe ele andar pela casa sem dar sinais de que você vão sair.

cão passeio

O cão entende que vocês vão sair não só quando você coloca a guia nele, mas quando você pega as chaves, coloca os sapatos de sair, pega as sacolinhas, vai até a porta. Ele entende pois conhece a rotina, e assim fica ansioso.

Depois que ele se acalmar por notar que não vão sair, comece a passear dentro de casa. Você deve pegar a guia e fazer todo o treinamento explicado acima. Andando e dando petisco quando ele te olhar e quando andar ao seu lado.

Saia quando ele estiver com esse comportamento fixo. Os cães aprendem rápido, dependendo da raça, e provavelmente ele vai aprender dentro de uma hora. Mas saiba que provavelmente as coisas não vão ser iguais quando você for para a rua.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como otimizar o passeio do seu cão

Por isso tenha paciência e refaça todo o exercício na rua. Ele vai querer ganhar o petisco, mas na rua pode levar um tempo a mais para que ele passe a repetir esse comportamento e não te puxe.

Outras coisas que podem ajudar

guia anti-puxão

Peitorais que prendam a guia na frente também ajudam, pois forçam o cão para o lado e não o deixam seguir quando puxam o tutor. Outra boa dica é parar quando o cão te puxar, isso pode ser mais difícil para quem tem cães grandes.

Se você tem um cão grande e não é exatamente um atleta, ou seja, não aguenta parar quando ele puxa. Use a dica do petisco unida ao peitoral, isso pode te ajudar bastante.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como acostumar o cão ao passeio

Dica

guia anti-puxão

Persistência é o mais importante. Os cães aprendem com a repetição. Isso varia de cão para cão, e é possível que ele não pegue tão rápido. Além do mais a rua tem muitos cheiros e distrações e é normal que ele queira descobrir tudo isso.

Jamais pare de passear com seu cão. Quanto mais acostumado com os passeios menos tudo isso será uma grande novidade. Isso unido ao adestramento, vai te ajudar muito a evitar que o cão puxe nos passeios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here