Você resolveu ter dois cães, mas não sabe como adestrar dois cães ao mesmo tempo? Claro que existem mudanças e alguns cuidados especiais. Mas adestrar dois cães ao mesmo tempo requer as mesmas coisas que adestrar apenas um.
A diferença é que você vai dispor o dobro de atenção e dedicação. Afinal cada cão é um animal individual e será preciso trabalhar cada um entendendo sua personalidade. O mais importante é criar o vínculo de afeto entre vocês todos. Assim vocês devem se tornar uma matilha e você deve cuidar muito bem deles, proporcionando uma vida feliz e equilibrada.
Rotina em matilha
Desde a hora de levantar até a hora de dormir, vocês são uma matilha e é importante que se deem bem. Se você passa um tempo fora, trabalhando, por exemplo, é importante que os peludos gostem um do outro.
O passeio deve ser feito com os dois, assim com a diversão, o momento do adestramento e outras coisas. Também prefira dar banho nos dois e fazer tudo junto. Se os cães brigam por comida, por exemplo, é importante alimentá-los separados então.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como começar o adestramento do seu cão
Boa socialização
Assim como eles devem se socializar um com o outro também devem socializar bem com outras pessoas e animais. É muito importante levar os dois para passear e brincar em parques. Conhecer outras pessoas e cães.
Você deve se mostrar sempre receptivo e tranquilo com a aproximação de outras pessoas e animais. Assim eles aprendem que isso é bom e se socialização. Se seus cães são filhotes melhor ainda, pois facilita a socialização e para adestrar dois cães. Quanto mais cedo mais fácil de socializar os cães.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como socializar cães tímidos com pessoas
Acostume os dois a tudo
Além da socialização, é importante acostumar os dois ao máximo de coisas que puder. Além do manuseio para banho, cortar unhas e limpar orelhas, dentre outras coisas. Também é importante acostumá-los a outras coisas como carros, barulhos, objetos da casa e ao passeio.
Assim os cães ficam mais tranquilos e não desenvolvem medos. Se você acostumar os dois a essas situações será mais fácil lidar com eles ao longo da vida. Afinal ter dois cães, requer o dobro de atenção e de cuidados.
Aproveite para conferir também nosso artigo sobre histórias de cães heróis
Entenda cada cão
Os cães no geral possuem características como serem carinhosos e brincalhões. Mas são animais únicos e possuem suas particularidades e personalidades. E precisam ser compreendidos. Então entenda cada traço do seu cão, de cada um deles.
O que cada um gosta ou não gosta. O que os incomoda, quais os comportamentos negativos de cada um deles. Qual a personalidade de cada, um pode ser mais aventureiro enquanto o outro mais tímido.
Relação afetiva com cada um
É importante que se desenvolva uma relação afetiva entre seus cães assim como eles desenvolvam com você. Assim fica ainda mais fácil adestrar o cãozinho, pois vocês terão uma relação de confiança e afeto.
Se são filhotes, de fato fica mais fácil, sendo que podem criar essa ligação afetiva entre eles sem intervenção sua. Mas se são adultos caso eles não interajam bem, é bom interferir com calma. Chame os dois para brincar, dê petiscos aos dois, um na presença do outro. Mostre como é bom estar juntos.
Aproveite para conferir também nosso artigo sobre cães que choram pela manhã
Ensine comandos ao mesmo tempo
A hora de ensinar comandos é para fazer com os dois cães. Ou seja, adestrar dois cães é como uma sala de aula. Use sempre o reforço positivo, no início pode ser com petiscos. Com o tempo você vai perceber quem aprende mais rápido, o outro com certeza vai aprender repetindo a atitude do colega.
Se um dos cãezinhos apresentar muita dificuldade enquanto o outro já sabe o comando, então separe. Sem o que já sabe ver, dê umas aulas de reforço para o peludo que não está aprendendo tão rápido. Com o tempo ele vai aprender e você deve sempre reforçar os comandos para não esquecerem.