Cães são os melhores amigos do homem, é que diz o ditado, e eles nos fazem bem de todas as formas possíveis, um estudo mostrou que cães ajudam crianças com dificuldade ou não de leitura a aprender a ler melhor e principalmente a gostar de ler.
Se você tem crianças e um cãozinho em casa, ele pode te ajudar a fazer seus pequenos gostarem de livros, e a leitura é sem dúvida um hábito importante na vida e no aprendizado do ser humano.
Como aconteceu o estudo?
Todo mundo sabe que crianças normalmente se encantam por cães e quando um cãozinho está por perto elas se tornam mais alegres e interagem mais com o cão e as pessoas. A pesquisadora Lori Friesen realizou o estudo levando os cães Tango e Sparky, que foram treinados para estarem calmos em meio a agitação de crianças, para salas de aula durante atividades de leitura.
As crianças, principalmente as mais tímidas, se mostraram mais abertas a atividade, a brincadeira era ler para o cão e quando encontrava uma palavra que não conhecia, a professora explicava o significado e a criança repassava o aprendizado ao cão, reforçando ainda mais a informação.
Dica: Confira também nossa matéria sobre as plantas que fazem bem para os cachorros.
A presença do cão deu mais confiança ao cão, e cerca de um terço das crianças que participaram da atividade começaram a ler em casa, principalmente as que tinham cães, demonstrando que tomaram gosto pela leitura.
Crianças leem para cães em abrigo
Outro projeto que favoreceu os cães e as crianças nos Estados Unidos, crianças de uma escola vão periodicamente a um abrigo para cães que sofreram maus tratos, esses cães desenvolveram medo de humanos, e as crianças se sentam em frente a eles e leem um livrinho.
O que ajuda a criança a tomar gosto pela leitura enquanto também ajuda o cão a perder o medo de humanos. Os cuidadores do abrigo afirmaram que ao ouvir as crianças lendo os cães que tinham muito medo foram aos poucos se tornando menos tímidos, sem que fosse forçado uma interação física. E aos poucos eles estão se tornando aptos para adoção sem traumas dos maus tratos anteriores.
Leia também nosso artigo Cachorros ajudam no tratamento de crianças autistas
Cães na sala de aula
Existem projetos até mesmo no Brasil, onde cães treinados para lidar com situações de agitação das crianças e se manterem calmos e obedientes, são levados para as salas de aula, onde são realizadas atividades didáticas, de leitura e de contar de histórias. As atividades tem o objetivo de despertar nas crianças o prazer na leitura e também ensinar sobre empatia, utilizando os cães.
Os cães usados além de treinados têm higiene e vacinação em dia. E as crianças incluídas no projeto estão entre os 6 e 8 anos, idade em que as crianças começam a despertar ou não interesse pela leitura, o contato e prazer que a criança tem na leitura nessa época da vida vai definir se ela será um adulto leitor ou não.
Posso reproduzir essas atividades em casa?
Sim, pode. Desde que seu cão esteja saudável e seja tranquilo, se você tem um cãozinho muito agitado provavelmente isso não dará certo, mas se ele já estiver bem cansado de um passeio e estiver mais tranquilo em casa, você pode colocar os pequenos para ler para ele sem problema algum.
Aproveite para ler também nosso artigo Como Melhorar a convivência entre cachorros e crianças
Esteja presente supervisionando a atividade e realize o papel da professora, não dê broncas se a criança errar, explique o significado das palavras e tome conta para que a atividade flua com tranquilidade, crianças muito pequenas podem puxar as orelhas e cauda do cão. Tente manter o foco da atividade na leitura, é claro que mantendo todos em harmonia para que a atividade seja prazerosa para ambas as partes.