cão dormindo enrolado

Se fala muito em cães agitados, mas você já pensou nos cães muito preguiçosos? Às vezes o tutor quer levar o pet para um passeio no parque e o cachorro fica deitado o tempo todo. Ou o tutor tem energia para correr uma maratona enquanto o cãozinho corre por quinze minutos e depois só quer água, comida e sossego para dormir.

Nesse artigo você aprende sobre esses peludos mais preguiçosos. Saiba como lidar, e como deve funcionar a relação entre vocês. Afinal assim como é importante gastar a energia dos cães mais agitados, também é importante respeitar os limites dos peludos mais tranquilos.

Energia dos cães

cão sozinho

Assim como existem os cães de energia alta. Recomendados para atletas e pessoas que querem leva-los para passeios bem divertidos, trilhas e muita aventura. Também existem os cães muito preguiçosos.

São aqueles peludos de energia baixa, que podem parecer maluquinhos em casa. Mas é só querer caminhar um pouco mais, passar mais tempo adestrando ou levar para correr que o bichinho parece que vai morrer de exausto. Ele logo deita e não quer mais conversa.

Os Basset Hound, Pequinês e São Bernardo são exemplos desses cães muito preguiçosos. São raças de energia baixa, que embora possam ser muito carinhosos, divertidos e adoráveis. Preferem tirar um cochilo do que ir para alguma aventura com você.

Também é importante se lembrar dos cães braquicefálicos, como o Pug e o Bulldog Inglês. Por ter o focinho mais curto, e a troca de calor deles ser mais difícil, eles não aguentam agitação. Por isso podem até querer brincar, mas logo vão cansar e vão passar mais tempo descansando do que na ativa.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre qual o custo inicial de ter um cão

Respeitar os limites

cão de focinho achatado

Como foi falado, cada cão é um cão e pode ser que seja da raça dele e até por questão de saúde que ele não seja tão ativo quanto você gostaria. É importante respeitar os limites dos cães muito preguiçosos. Se você quer dormir e alguém fica te puxando para sair você certamente não vai gostar. Por que o cãozinho deveria receber isso bem?

Vale lembrar que se for uma questão de saúde você pode acabar matando o cão se tentar ultrapassar os limites. Existem muitos relatos de cães braquicefálicos que foram para passeios mais longos ou com muito calor, e não resistiram.

Então se o seu cão não aguenta a agitação que você gostaria é preciso aprender a respeitar ele. E principalmente, dar a ele o que ele precisa para ficar bem de saúde e feliz. Se um passeio mais longo pode mata-lo ou fazer ele passar mal, então não vale a pena.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 5 dicas para deixar o cão sozinho em casa

Adestramento

quanto custa

Adestrar os cães mais preguiçosos pode ser um pouco difícil. Afinal eles podem preferir dormir do que “ver aulas”. E aí você não pode impedi-lo de ter o que ele quer. Mas vale a pena tentar e se esforçar.

Comece não exagerando no tempo de adestramento. Se o cachorro vai perder a vontade de prestar atenção após 15 minutos, então não adianta querer passar uma hora por dia adestrando. Faça o melhor que puder com esses 15 minutos.

Outra boa dica é continuar não dando o que ele quer quando ele fizer o que você não deseja. Se ele tem mania de morder o sofá, mas também é muito carente, por exemplo. Nada de conversar com ele tentando explicar que não deve morder o sofá.

Substitua o sofá por outra coisa que ele possa morder, como um brinquedo. E só dê carinho e atenção quando ele estiver mordendo o objeto correto.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre cães que choram pela manhã

Paciência

cão dormindo

É importante ter paciência para tudo, às vezes o cachorro é tão preguiçoso (e pesado) que pode dificultar um banho. Deitando em um dos lados e te impedindo de lavar o lado encostado no chão, por exemplo.

Assim como podem deitar na rua durante um passeio e se recusar a caminhar. Eles também podem ficar com preguiça de comer de pé e espalhar a comida no chão para comer deitados. Todas essas situações são reais e podem acontecer, são exemplos.

O que você deve fazer? Ter paciência. Leve tudo com bom humor e tente relaxar. É a personalidade e energia baixa do seu cachorro, não tem muito o que fazer. Além de é claro, ama-lo incondicionalmente, assim como ele ama você.

Cão com perfil do tutor

cães muito preguiçosos

Se você ainda não adquiriu seu cão e pretende comprar um de raça ou adotar. É bom ficar atento aos níveis de energia. Busque por raças que tenham a ver com você. Quem vai adotar e quer um SRD maravilhoso e com mais energia, as ONGs traçam um perfil do cão e podem te apresentar a um peludo adorável e que tenha a ver com seu estilo de vida e energia pessoal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here