Muita gente precisa trabalhar e deixar o cão sozinho em casa. Às vezes a pessoa só sai por 15 minutos e na volta parece que passou um furacão na casa. Sem contar a reação do bichinho, que pula em você completamente enlouquecido como se não o visse há semanas.

Os cães realmente podem ser um pouco difíceis nesse quesito. Mas com paciência e dedicação você consegue reverter o problema. Confira 5 dicas para deixar o cão sozinho em casa e não encontrar uma zona de guerra ao voltar.

Cuidado com o que ele tem acesso

cães destruidores

Às vezes vale a pena deixar o cão preso em uma área onde ele não vai ter acesso a coisas que você quer preservar. Você pode usar um separador de ambientes, claro ele deve estar em um espaço bom com água, brinquedos e acesso ao local das necessidades.

Também tem a opção de não manter coisas que ele possa sair mastigando pela casa. Como o controle remoto em cima do sofá, almofadas, ou seu sapato jogado no tapete. Vamos concordar que fica bem difícil para o peludo resistir.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como castração pode ajudar a acalmar os cães

Deixar o cão sozinho com brinquedos

Exercite seu cão dentro de casa

Sem aqueles objetos que ele pode destruir espalhados, e com alguns brinquedos divertidos ao seu alcance. Principalmente os que podemos colocar uns petisquinhos dentro, o cão vai voltar muito mais a atenção dele para o que ele pode mastigar.

Então deixar o cão sozinho em casa não precisa ser um pesadelo. Afinal ele vai ter coisas interessantes para passar o tempo, e dificilmente vai se interessar em roer o pé do sofá. Sendo que os que já criaram esse hábito podem precisar de outras medidas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como escolher corretamente os brinquedos para deixar com o cão sozinho

Não se despeça

cão com o dono

Nada de vir dar um abraço no cão antes de sair de casa. Ele vai ficar muito feliz com seu carinho. Mas aí você vai embora, e isso vai gerar uma ansiedade nele para que você volte. E faça o que ele quer que você faça, que é dar atenção e carinho a ele.

Então saia de casa quando ele estiver ocupado em outro cômodo fazendo outra coisa. Se você vai deixa-lo em uma área separada, coloque-o lá pouco antes de sair e não exatamente na hora. Deixe ele ver você ainda um pouco em casa, mas nada de dar tchau.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 9 coisas que os cães amam

Só dê atenção quando ele estiver calmo

ensinar o cão a não pular

Depois de deixar o cão sozinho em casa, uma das maiores reclamações do tutor é o quanto ele fica agitado ao ver você de novo. Acontece que ele estava com saudade, e se você fala com ele quando ele age enlouquecido, então ele consegue o que queria.

Por isso ele vai repetir esse comportamento todas as vezes. Pare de dar atenção a ele ao chegar. Assim que ele se acalmar fale tranquilamente com eles. Espere o cão se acalmar sozinho, enquanto ele ainda estiver agitado não fale, não toque, não olhe, nem se quer sorria. Pois os cães entendem isso como uma recompensa.

Com bastante persistência sua, ele vai entender que só tem o que quer quando está calmo. E vai se tornar aos poucos um cão mais tranquilo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como acalmar um cão nervoso

Passeio antes de sair

cães

Gastar a energia do seu cãozinho antes de você ter que sair é bom para reduzir os problemas dele com ansiedade de separação e destruição. Para deixar o cão sozinho em casa leve-o antes para um bom passeio.

Ao voltar ele vai estar tranquilo, com muita energia gasta e provavelmente só vai querer tomar água e dormir. Então você pode se arrumar e sair e ele não vai notar sua ausência por um tempo. Depois ele pode se distrair com os brinquedos interessantes até você voltar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here