cães destruidores

Nós amamos cães, mas não dá pra negar que a maioria deles curte destruir as coisas da casa. Alguns cães gostam de destruir papel, outros roem moveis, alguns preferem o jornal e se pegam a correspondência, é o fim.

Vamos falar sobre esses cães, porque eles gostam tanto de destruir coisas, picar e roer e como nós, os tutores podemos lidar com isso para evitar e diminuir esse comportamento.

cães destruidores

Porque os cachorros gostam de roer, rasgar e morder as coisas?

O ato de rasgar algo com os dentes é satisfatória para os cães, isso vem do instinto herdado dos lobos que caçavam e comiam suas presas e naturalmente sentiam prazer em rasgá-las. Mas tudo isso é visto pelos cães como uma diversão.

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba como lidar com cães ciumentos

Todo esse comportamento também pode vir do estresse ou tédio que o cãozinho pode sofrer por conta da falta de exercícios corretamente e o acúmulo de energia ou pela ansiedade de separação causada quando o dono deixa o cãozinho sozinho.

cães destruidores

Quais problemas esse comportamento pode trazer?

Além do cenário de guerra que os donos de cães assim costumam encontrar quando chegam em casa, o maior problema que o tutor de cães destruidores pode ter é que algum cães não apenas rasgam e destroem, muitos cães também comem o que rasgam.

O problema dos cães engolirem papel ou outros materiais que rasgam e roem da casa é a possibilidade de obstrução intestinal, se isso acontecer o cão pode ter sérios problemas intestinais e até precisar de uma lavagem.

cães destruidores

Como evitar esse comportamento?

É possível que o cão não pare totalmente de roer e rasgar móveis e papel, principalmente quando o dono não está por perto e esse é o momento de aprontar todas as peripécias possíveis.

Mas é possível trabalhar essas situações para amenizar os danos e principalmente diminuir o comportamento excessivo de destruição. A dica mais valiosa e talvez a mais óbvia é tirar do alcance do seu cão tudo que ele possa destruir e engolir.

Aproveite para conferir nosso artigo Por que meu cão fica me encarando?

cães destruidores

Claro que não dá pra tirar esconder o sofá. Mas você pode deixar em um cômodo trancado coisas como papeis e objetos que ele consiga destruir e engolir algumas partes, até mesmo almofadas, pois alguns cães engolem o enchimento delas. Assim quando você sair de casa seu cão não terá acesso a esses itens.

Quando sair de casa além de deixar esses objetos perigosos fora de alcance, deixe brinquedos seguros pela casa. Coisas que ele possa roer e destruir a vontade. Como um osso defumado, brinquedos inteligentes com petiscos, bolinhas e brinquedos de roer.  Assim seu cãozinho gasta a energia dele no alvo certo.

cães destruidores

Quando estiver em casa o importante é reforçar positivamente quando seu cão morder e roer os brinquedos e dar bronca retirando dele outros objetos –coisas que ele não possa roer, quando ele as pegar- Com o tempo, retirando os objetos que não devem ser mordidos e trocando eles por brinquedos, os cães passam a entender o que pode e o que não pode e vão direcionar mais atenção aos brinquedos e ossinhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here