O passeio com o cachorro é um momento de interação entre tutor e animal. Mesmo com as dificuldades que este momento possa trazer, costuma ser um evento bastante positivo e prazeroso.

Infelizmente, a pandemia do novo Coronavírus acarretou mudanças na rotina não somente dos humanos, mas dos pets também. Isso porque agora os animais obviamente estão com seu acesso aos passeios e saídas bastante restrito. E, claro, isso para não mencionarmos o fato de que ter “seu humano” em casa o dia todo também é uma novidade para eles.

Vale lembrar que os cuidados com seu bichinho devem ser mantidos mesmo na quarentena. Levar o cachorro para o passeio ou para suas necessidades fisiológicas são atividades que precisam ser feitas com grande responsabilidade. Veja neste artigo dicas de como levar o cachorro para o passeio durante a quarentena com responsabilidade. Boa leitura!

Lave as mãos antes e depois do passeio

Mulher lavando mãos com sabonete
Mulher lavando mãos com sabonete – Foto: Freepik

Antes de sair para o passeio e depois de retornar para casa dedique um tempo a lavagem das mãos. Essa dica pode parecer boba, mas ela está entre os cuidados mais importantes para este momento de pandemia.

Não é a toa, lavar bem as mãos (e com regularidade) é um dos cuidados mais importantes no combate a Covid-19. Isso acontece porque o vírus possui um tempo de sobrevivência na superfície de nossa pele. Ou seja, se você encostar em algo contaminado e depois levar a mão a sua boca ou nariz, você possivelmente será contaminado. A lavagem das mãos soluciona o problema porque ela expulsa o vírus das suas mãos.

Basicamente, quando você lava as mãos você está limpando ela não somente da sujeira, mas do vírus que talvez esteja ali. A recomendação é que você dê preferencia para água e sabão. Quando estiver na rua e não puder utilizar água e sabão, o álcool gel também funciona.

Vale lembrar que para a lavagem realmente ser efetiva você precisa lavar toda sua mão: a palma, as costas, entre os dedos, abaixo das unhas… De atenção a todas as regiões de sua mão. Dedique ao menos 20 segundos nessa limpeza.

Aproveite e descubra aqui tudo que se sabe até o momento sobre transmissão animal do novo Coronavírus.

Apenas uma pessoa deve sair com o pet

Mulher em passeio com cachorro
Mulher em passeio com cachorro – Foto: Freepik

Essa dica sobre passeio com cachorro na quarentena é particularmente importante se sua cidade, estado ou região está com algum tipo de restrição sobre saídas as ruas. A restrição mais comum deste momento vem sendo o isolamento, propriamente dito.

Se sua região, sua cidade ou seu estado está solicitando ou incentivando o isolamento, seja responsável e faça sua parte. Para isso, tente fazer com que o passeio com o pet ocorra na presença de apenas um humano.

Manter as pessoas em casa já se mostrou como uma das alternativas que apresenta melhores resultados no combate ao vírus. Por isso, faça o possível para que a menor quantia de pessoas saia a rua.

Naturalmente, a sua família pode alternar: hoje você vai ao passeio com o cachorro e na próxima saída outra pessoa vai. Esse rodízio pode deixar seu pet super feliz, porque ele estará passeando com pessoas diferentes. E isso também pode ajudar os próprios humanos, uma vez que cada um poderá sair e caminhar um pouco de forma regular.

Evite a socialização com outras pessoas e/ou outros pets durante o passeio

Homem de barba e óculos fazendo carinho no seu cachorro
Homem de barba e óculos fazendo carinho no seu cachorro – Foto: Freepik

É necessário manter os cuidados com os pets durante a quarentena e durante a pandemia do novo Coronavírus. No entanto, isso não quer dizer que você pode agir de qualquer jeito.

Na verdade, é necessária muita responsabilidade neste momento. O ideal é que mesmo durante as saídas e o passeio com o seu cachorro, você siga as recomendações das autoridades locais e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ou seja, um dos cuidados é que o passeio seja breve. Isso significa que você deverá fazer um passeio curto, pontual e rápido.

Aproveite o passeio para que seu amiguinho faça suas necessidades fisiológicas e estique um pouco as patas. Mas não abuse: não é necessário fazer longas caminhadas. Um passeio de poucos minutos por vez é mais que suficiente.

Outro cuidado elementar neste momento é garantir que durante o passeio e a saída nem você e nem seu amigão tenham contato próximo com ninguém: nem humanos, nem outros animais. Isso porque a proximidade com pessoas ou animais pode colocar você, seu amiguinho peludo e sua família em risco.

Atualmente, a recomendação é que as pessoas permaneçam a uma distancia mínima de 2 metros entre si. Lembre de seguir esta indicação e não se aproxime mais do que 2 metros de nenhum humano e nenhum animal nestas saídas.

Aproveite e leia aqui sobre o coronavírus canino.

Faça um banho higiênico em seu pet ao voltar para casa

Cachorro depois do banho em uma toalha amarela no fundo amarelo
Cachorro depois do banho em uma toalha amarela no fundo amarelo – Foto: Freepik

Assim como mencionado no item anterior, o contato próximo com pessoas ou animais pode ser perigoso neste momento. Por isso, é hiper recomendado que seu cachorro tome um banho higiênico depois de voltar do passeio.

Claro que você não precisa dar um banho completo a cada saída. No entanto, é bem importante que seu amiguinho seja devidamente higienizado.

O indicado neste período de pandemia é limpar bem as patinhas do seu amigão. Essa limpeza pode ser feita com água e sabão ou com lenços antissépticos sem álcool. Sob circunstancia nenhuma você deve usar álcool nas patinhas dele, ok?

Limpar as patinhas é o mais importante porque é onde provavelmente está mantido os resíduos da rua. Isso porque é com elas que ele pisou no chão. No entanto, você também pode adicionar a este banho higiênico a limpeza superficial da pelagem do pet. Esta limpeza também pode ocorrer com água e sabão na superfície do pelo ou com sprays antissépticos (sempre sem álcool).

Lembre de trocar a própria roupa, colocar a roupa usada na rua para lavar e lavar bem as mãos depois de chegar em casa (lembra da primeira dica desta lista?).

Faça o passeio de manhã bem cedo e/ou à noite

Cachorro com óculos em passeio de carro no por do Sol
Cachorro com óculos em passeio de carro no por do Sol – Foto: Freepik

O último elemento desta lista de dicas para fazer o passeio com seu cachorro durante a quarentena se refere a um dos pontos menos levados em conta pelas pessoas: o horário do passeio.

Assim como mencionado anteriormente, é recomendado que o passeio aconteça de modo a garantir as orientações da OMS. Uma forma de fazer isso é apostando em lugares e em horários de menor circulação de pessoas. Isso porque suas chances de ter aproximação com alguém em lugares e horários mais vazios é muito menor. Portanto, essa é uma forma de você levar seu amiguinho para o passeio sem se colocar em risco.

Fazer os passeios no início do dia ou no período do dia pode ser sinônimo de maior segurança. Há diversos relatos que o horário comercial tem sido o período de maior visualização de famílias caminhando com seus pets. Por isso, evitar saídas no horário comercial pode ser um cuidado simples e muito eficaz.

Nestas circunstancias extraordinárias, é comum que as dúvidas surjam tão rápido quanto as atualizações do que está acontecendo em nosso país e no mundo. Por isso, se manter atualizado e buscar informações em fontes confiáveis e oficiais é a forma mais segura de estabelecer o que é possível e o que não é em sua rotina.

Este conteúdo foi útil para você de alguma forma? Então compartilhe ele com seus amigos e colegas e os ajude a se manterem informados também.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here