Quem coloca um novo filhote dentro de casa já deve ter notado que, com o tempo, eles aprendem a fazer uma coisa nada agradável: destruir objetos e móveis. É um salto do sapato mordido aqui, a quina da mesa de centro roída ali e por aí vai. Basicamente, existem dois motivos principais para os cães fazerem isso: ou estão entediados ou querem aliviar alguma dor.
Porque isso acontece?
Quando o cachorro ainda é um pequeno bebê ele usa a boca para se aliviar na teta da mãe tomando o leite. Então, em seu cérebro, a sensação de paz e alívio está na boca. É muito parecido com um bebê que acaba usando a chupeta como forma de aliviar o estresse, principalmente se não estão mais mamando no peito da mãe.
No momento em que o filhote se separa de sua família para fazer parte de um grupo de humanos, cabe a nós impor os limites e evitar que ele use a boca para comer o controle remoto, por exemplo. Apenas colocar de castigo e inibir essa busca pela tranquilidade através da boca só fará com que o pequeno procure novos objetos para morder e podem ser bem piores do que um controle remoto.
Qual a solução?
Portanto, a melhor coisa a fazer é comprar brinquedos que sejam apropriados para a idade dos filhotes e de acordo com a fase. Como é muito comum que os filhotes roam muitas coisas dentro de casa, não será difícil de achar várias distrações em lojas de pet shop para acalmar o seu amigo de 4 patas. O nascimento dos dentes também ocorre nesse período o que acaba causando um incômodo na gengiva. Isso torna o ato de morder muito mais frequente. Veja mais dicas abaixo:
- Evite que o hábito de morder objetos e móveis se crie. Retire os objetos do campo de visão do seu cachorro que podem ser alvos desse comportamento.
- No caso das quinas de móveis, a melhor opção é usar sprays repelentes que vendem em pet shops. Eles possuem um gosto ruim e quando o seu cachorro for morder o lugar, não vai querer chegar perto novamente. Isso também protege o seu cão de farpas de madeira e outros materiais que podem soltar enquanto ele estiver mordendo.
- Um brinquedo interessante para fazer passar o tempo e relaxar o seu cachorro é aquele no qual se coloca comida dentro e tem pequenos furos. Assim, o filhote vai se divertindo tentando pegar a comida enquanto empurra o brinquedo.
- Se ainda assim você pegar o seu cachorro mordendo algum móvel ou objeto, reclame com ele dando o sonoro e seguro “NÃO”! Se ele continuar, você pode repreendê-lo deixando-o de castigo por alguns minutos. Em seguida, dê a ele os brinquedos de morder ou então saia para passear com ele, pois pode ser apenas ansiedade.
Fazer passeios com frequência (dependendo do nível de ansiedade do seu cachorro, será preciso até 3 passeios por dia) e tirar um tempo do seu dia para brincar com ele é essencial para reduzir a ansiedade do pequeno. Uma boa dica é ter, ao menos, dois brinquedos de morder. Um deles deve sempre ficar no congelador para que quando for usado possa aliviar o desconforto da gengiva.
Ótimas dicas, eu também sou adestrador de cães, porém creio que sempre devemos estar aprendendo mais sobre como adestrar cães, vou continuar acompanhando seu site e indicando para meus clientes, obrigado !