Quem coloca um novo filhote dentro de casa já deve ter notado que, com o tempo, eles aprendem a fazer uma coisa nada agradável: destruir objetos e móveis. É um salto do sapato mordido aqui, a quina da mesa de centro roída ali e por aí vai. Basicamente, existem dois motivos principais para os cães fazerem isso: ou estão entediados ou querem aliviar alguma dor.

Porque isso acontece?celular

Quando o cachorro ainda é um pequeno bebê ele usa a boca para se aliviar na teta da mãe tomando o leite. Então, em seu cérebro, a sensação de paz e alívio está na boca. É muito parecido com um bebê que acaba usando a chupeta como forma de aliviar o estresse, principalmente se não estão mais mamando no peito da mãe.

No momento em que o filhote se separa de sua família para fazer parte de um grupo de humanos, cabe a nós impor os limites e evitar que ele use a boca para comer o controle remoto, por exemplo. Apenas colocar de castigo e inibir essa busca pela tranquilidade através da boca só fará com que o pequeno procure novos objetos para morder e podem ser bem piores do que um controle remoto.

Qual a solução?

Portanto, a melhor coisa a fazer é comprar brinquedos que sejam apropriados para a idade dos filhotes e de acordo com a fase. Como é muito comum que os filhotes roam muitas coisas dentro de casa, não será difícil de achar várias distrações em lojas de pet shop para acalmar o seu amigo de 4 patas. O nascimento dos dentes também ocorre nesse período o que acaba causando um incômodo na gengiva. Isso torna o ato de morder muito mais frequente. Veja mais dicas abaixo:

  • Evite que o hábito de morder objetos e móveis se crie. Retire os objetos do campo de visão do seu cachorro que podem ser alvos desse comportamento.
  • No caso das quinas de móveis, a melhor opção é usar sprays repelentes que vendem em pet shops. Eles possuem um gosto ruim e quando o seu cachorro for morder o lugar, não vai querer chegar perto novamente. Isso também protege o seu cão de farpas de madeira e outros materiais que podem soltar enquanto ele estiver mordendo.
  • Um brinquedo interessante para fazer passar o tempo e relaxar o seu cachorro é aquele no qual se coloca comida dentro e tem pequenos furos. Assim, o filhote vai se divertindo tentando pegar a comida enquanto empurra o brinquedo.
  • Se ainda assim você pegar o seu cachorro mordendo algum móvel ou objeto, reclame com ele dando o sonoro e seguro “NÃO”! Se ele continuar, você pode repreendê-lo deixando-o de castigo por alguns minutos. Em seguida, dê a ele os brinquedos de morder ou então saia para passear com ele, pois pode ser apenas ansiedade.Como fazer o seu cachorro parar de destruir objetos

Fazer passeios com frequência (dependendo do nível de ansiedade do seu cachorro, será preciso até 3 passeios por dia) e tirar um tempo do seu dia para brincar com ele é essencial para reduzir a ansiedade do pequeno. Uma boa dica é ter, ao menos, dois brinquedos de morder. Um deles deve sempre ficar no congelador para que quando for usado possa aliviar o desconforto da gengiva.

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

  1. Ótimas dicas, eu também sou adestrador de cães, porém creio que sempre devemos estar aprendendo mais sobre como adestrar cães, vou continuar acompanhando seu site e indicando para meus clientes, obrigado !

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here