Na hora de escolher um cão, na maioria das vezes, o dono não está preocupado se ele é menos ou mais inteligente. Isso porque, as pessoas não pensam em adestrar os seus cães. O principal é apenas ensiná-los a obedecer comandos como quando dizemos “não” para algo de errado que ele está fazendo e deve parar ou para atacar uma pessoa quando é necessário. Mas até para comandos muito simples alguns cães não respondem muito bem e você terá de ser muito paciente até fazê-lo entender o que você quer que ele faça.  Conheça alguns dos cachorros menos inteligentes.

As raças menos inteligentes

A habilidade de reconhecer e obedecer comandos foi dividida em grupos com graduações que se baseiam na quantidade de vezes que precisam repetir algo para que o cão entenda. Por exemplo, os cães mais inteligentes precisam de máximo 5 repetições para seguir um comando e na maioria dos casos, cerca de 95%, conseguem responder ao dono já na primeira ordem. Já os menos inteligentes precisam de muita paciência e perseverança porque são necessários de 30 a 40 comandos para eles demonstrarem sinais de entendimento.

Shih Tzu

Quem tem um cão dessa raça sabe como ele pode ser bastante teimoso. O Shih Tzu se encontra na 70ª posição do ranking de inteligência canina. São cães que adoram brincar e possuem muita energia e por isso podem fazer muita bagunça, mas em dias quentes costumam passar a maior parte do tempo deitados, pois não se adaptam bem ao calor.

As raças menos inteligentes

Basset Hound

Apesar de estarem na 71ª posição do ranking eles são alegres e muito fáceis de estabelecer boa convivência. Você não conseguir fazer com que ele obedeça a uma ordem logo de cara, principalmente se ele estiver seguindo alguma trilha farejando, nesse momento ninguém consegue chamar a sua atenção. O basset pode ser bastante teimoso, mas é muito calmo na grande maioria das vezes.

As raças menos inteligentes

Beagle

Na 72ª posição encontramos esse cão que ficou tão famoso depois da invasão do Instituto Royal, que praticava testes em animais. O beagle é uma raça que precisa de atenção e presença do dono constantemente, também consegue se dar muito bem com estranhos, crianças e outros animais de estimação que tenha dentro de casa. Eles podem fazer um pouco de barulho, mas são extremamente carinhosos e são muito saudáveis, chegando a viver mais de 15 anos.

As raças menos inteligentes

Pequinês

Nem adianta gritar porque ele não vai seguir o seu comando com facilidade, até porque ele possui um temperamento muito independente e raramente faz o que os outros mandam. O pequinês é muito companheiro e um excelente cão de guarda, pois se notar qualquer acontecimento fora do normal ele começa a latir sem parar até que alguém da família venha até ele. Ele está na 73ª posição.

As raças menos inteligentes

Bloodhound

Não muito famoso ou popular, o bloodhound possui um temperamento muito calmo, mas adora brincar e sair para caminhadas. Se você quer um bom cão rastreador, esse é uma excelente escolha. Ele também é muito gentil e de fácil convivência, principalmente com crianças. Eles ocupam a 74ª posição.

As raças menos inteligentes

Borzoi

Ocupando a 75ª posição no ranking de inteligência está o Borzoi. Ele não é um cão que gosta de ficar em ambientes fechados, aliás, se isso acontecer, ele pode fazer bons estragos na casa a procura de algo com o que gastar a sua energia, pois podem ficar muito estressados. Outro ponto positivo é que são muito desconfiados com estranhos o que pode ser uma boa vantagem para o caso de alguém desconhecido tentar invadir a casa.

As raças menos inteligentes

Chow Chow – 76ª posição

Ele não possui um espírito muito brincalhão e é muito sério em grande parte do tempo. Mas não se engane com o seu jeito inexpressivo, pois o chow chow é extremamente devotado a sua família e muito protetor. Esse seu instinto o torna bastante desconfiado de tudo e de todos, principalmente com visitas em casa.

As raças menos inteligentes

Bulldogue Inglês

Adora ficar bem perto da família, gosta de brincar, se dá muito bem com estranhos e outros animais que estejam na casa. Apesar de ser bastante teimoso e ocupar a 77ª posição do ranking de inteligência canina, ele sente muito prazer em agradar a todos com o seu carinho e suas brincadeiras. Tenha muito cuidado com ele perto da água, pois ao contrário da maioria, não sabem nadar.

As raças menos inteligentes

Basenji

Na hora de educar um basenji, o dono precisa se impor, pois ele costuma ser mais agressivo que outros cães e de caça e se você não mostrar quem é que manda, pode se dar muito mal. Para quem gosta de cães silenciosos, essa raça é excelente, pois mal conseguem latir. Eles precisam ser constantemente estimulados com jogos, brincadeiras e corridas ao ar livre ou podem danificar tudo o que vê pela sua frente.

As raças menos inteligentes

Afghan Hound

E por fim temos o Afghan Hound, eis a raça menos inteligente dentre todas. Se mora numa apartamento ou em um ambiente pequeno, essa não é a raça mais indicada, pois eles precisam de muito espaço para correr livremente já que possui um instinto de grande caçador. Se for passear com ele ou correr em lugar aberto, certifique-se que o local é cercado, pois se ele escapar dificilmente vai responder ao seu chamado.

As raças menos inteligentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here