Afghan Hound

Também conhecido como galgo afegão, é uma das raças mais antigas que se tem notícia. Sua função principal era a de exímio caçador, mas depois de alguns anos passou a ser muito mais utilizado como cão de competição pela sua beleza se tornando um cão para exposição. Quem tem apartamento e está pensando em adquirir um exemplar é melhor repensar a compra. Além de precisar de muito espaço, ele pode se tornar bastante teimoso e fazer belos estragos dentro de casa.

Informações sobre o Afghan Hound

  • Nome de origem: Afghan Hound
  • País de Origem: Afeganistão
  • Grupo: 10
  • Função Original: caçador
  • Expectativa de vida: entre 12 e 14 anos
  • Altura: fêmea – 60 até 69 cm e macho – 68 até 74 cm
  • Peso: fêmea ou macho – entre 26 e 34 kg
  • Temperamento: brincalhão
  • Ranking de inteligência: 79ª
  • Pelagem: curta, longa com franjas ou longa e espessa
  • Cor: todas as cores são aceitas
  • Cor dos olhos: podem ser pretos ou dourados
  • Cão para apartamento: não
  • Cão para crianças: sim
  • Preço do Afghan Hound: R$ 1.800,00

Curiosidades sobre o Afghan Hound

Confira algumas curiosidades sobre a raça afghan hound:

  • No Afeganistão, país de origem da raça, existem diversas variações dessa mesma raça, por exemplo, os com pelo curto e os com franjas.
  • Em seu país de origem, o afghan hound até hoje é utilizado para cuidar de rebanhos e para caça.
  • O cão Snuppy, um filhote de afghan hound, foi o primeiro cão a ser clonado no mundo. Ele nasceu em 2015, na Coréia, e entrou para história.
  • A raça é uma excelente corredora, por isso está sempre participando de corridas de agilidade. Até hoje, as chamadas “corridas de afghans”, um esporte com cães dessa raça, é bem popular.
  • O famoso pintor Pablo Picasso possuía um afghan hound, aliás, em 1962, o artista teria pintado um afghan e a chamou o quadro de “Femme Au Chien”. Em 2012, o quadro foi vendido por mais de 10 milhões de dólares, de acordo com a AKC.

Origem

Alguns pesquisadores ainda ficam indecisos sobre a verdadeira origem dessa raça. A maioria entrou num consenso de que ela pertence ao Afeganistão e assim está registrado. Mas alguns concordam que ele pode ter surgido, primeiramente no Antigo Egito. Ele só se tornou conhecido no ocidente a partir do século XIX.

Em meados do século XX o galgo afegão chegou a Inglaterra e já em 1907 venceu arrasadoramente uma exposição de cães realizada no Crystal Palace em Londres. Essa raça se tornou bastante popular e famosa, chegando ao cinema em produções da Disney como A Dama e o Vagabundo 2, 101 Dálmatas e 102 Dálmatas.

Características do Afghan Hound

No Afeganistão existem 3 variedades para essa raça: o de pelo curto, com pelo longo e franjas. E o considerado como o verdadeiro cão das montanhas afegãs é o de pelo longo e espesso. Os cães de maior porte são frequentemente encontrados na fronteira com o Irã e o de pelo curto é encontrado nas planícies baixas. A sua pelagem chega ao tamanho final entre 3 ou 4 anos de idade.

Na raça Afghan Hound todas as cores são aceitas. Entretanto, algumas são mais valorizadas do que outras, especialmente devido à raridade de frequência no aparecimento nos cães.

Assim, as cores mais comuns são:

  • Dourado: Com uma grande variedade de tons, indo desde o creme até o acaju.
  • Marfim
  • Azul
  • Tigrado
  • Cinza

Ainda, uma das cores mais rara é a chamada “dominó”, uma tonalidade de creme que acompanha um tom de cinza azulado ao longo do dorso. Também, em qualquer variação de cor, é aceito que os exemplares da raça tenham uma máscara preta no focinho.

Também, algo importante de saber sobre a coloração do Afghan Hound é que ela só é definitiva após a primeira troca, que ocorre por volta dos 9 ou 10 meses.

Afghan Hound é um dos cachorros mais rápidos

O Afghan Hound é um cão extremamente ágil e muito rápido, sendo, inclusive, um dos mais rápidos entre os cachorros. Grande parte dessa velocidade se deve ao formato do seu corpo, que é longilíneo e bastante íngreme. Isso lhe permite ser um ótimo saltador e escalador, já que suas patas enormes também lhe dão equilíbrio e firmeza na hora de  galopar.

A raça conta com uma longa pelagem espessa, que possui a finalidade de protegê-lo do frio extremo das regiões montanhosas afegãs, seu local de origem. Seus traços excêntricos e finos lhe dão um ar de elegância à sua aparência.

Aliás, o Afghan Hound, possui um ar tão esnobe e blasé, que procura sempre andar com a cabeça e cauda erguida, pura elegância!!

A variedade com franjas pode ser encontrado em desertos e estepes e consegue correr grandes distâncias. Já os cães da montanha possuem estatura menor e consegue se movimentar melhor nas rochas. A raça possui cabeça alongada com um topete no cume, a pelagem do nariz e curta, as orelhas possuem uma inserção baixa e os olhos são escuros, mas também é possível encontrar exemplares com olhos castanhos-dourados.

Temperamento do Afghan Hound

Como a sua função de origem é de grande caçador, ele gosta muito de brincadeiras ao ar livre onde ele possa se movimentar facilmente e correr grandes distâncias. Eles são um pouco reservados com estranhos mais são um verdadeiro doce com as crianças. Um ponto contra esse cão é pela sua longínqua posição no ranking de inteligência. Isso faz com que ele seja bastante teimoso não respondendo aos chamados ou ordens.

Inteligência e Obediência da raça

No ranking de inteligência do livro do pesquisador Stanley Coren, “A Inteligência dos Cães”, o Afghan Hound ocupa a 79ª posição, ou seja, a última colocação de inteligência. Entretanto, isso não significa que a raça é burra, mas sim teimosa e que não faz a mínima questão de obedecer aos comandos do seu dono.

Por isso, quando mais cedo você começar o adestramento do seu Afghan Hound, maiores serão suas chances de sucesso.

Convivência com o Afghan Hound

O Afghan Hound, apesar de parecer um cão distante, é bastante doce e leal, mesmo com a “pompa” de aristocrata que ele possui. Também, apesar do seu lado reservado, ele possui um lado divertido e engraçado que ama brincar. Assim, o que ele mais precisa é que seu dono seja paciente, por causa da sua teimosia e o trate com muito amor e delicadeza.

Ainda, por ser um cão distante, na maioria das vezes, e não demonstrar muita afeição e apego ao seu dono, por isso, esta não é uma raça indicado para quem busca um animal com laços estreitos.

Inclusive, ele tende a possuir uma personalidade antipática na maioria das vezes, mas se dá bem com outros cães, inclusive pequenos.

Conforme você viu acima, o afghan hound é um cão com personalidade antipática e não muito apegado ao seu dono. Por isso, a raça não é muito adepta de colo, a não ser nos momentos em que deseja carinho.

O Afghan Hound requer espaço?

Sim, uma vez que a raça não é indicada para viver em apartamento, pois possui um enorme senso de liberdade. Por isso, é aconselhável ter um cão dessa raça em casas onde há espaços suficiente e seguro, para proporcionar toda a diversão e exercícios que este animal precisa.

O Afghan Hound late muito?

O Afghan Hound é uma raça é silencioso, porém late apenas quando é muito necessário, como a chegada de estranhos, por exemplo. Por isso, para quem vive em lugares com regras com relação a barulho, como condomínios, por exemplo, não precisa se preocupar com relação a vocalizações constantes deste pet.

O Afghan Hound é destruidor?

Não, entretanto é um cachorro muito, por isso é importante que seu dono consiga proporcionar momentos de atividades físicas ao seu pet, pois caso contrário ele pode ficar entediado e ansioso, o que pode levar ao desenvolvimento de uma personalidade destrutiva.

O Afghan Hound  é agitado?

Sim, o Afghan Hound é um cão cachorro extremamente animado, que correrá por todos os lados, principalmente sem guia, afinal, ele ama isso. Por isso, que é importante que o dono consiga proporcionar esses momentos de agitação e correria a ele, pois, caso contrário, conforme você viu acima ele pode adquirir uma personalidade destrutiva.

Manutenção e higiene do Afghan Hound

Como o afghan hound possui muitos pelos, que cobrem praticamente o seu corpo inteiro. O dono precisará escová-lo, no mínimo, a cada três dias para não deixar esse pelo embaraçar, a fim de evitar a formação de nós.

Também, você deve dar banho apenas com produtos de boa qualidade em seu pet, como condicionadores indicados para cães, por exemplo. Pois isso pode fazer com que ele possa passar até uma semana sem a necessidade de ser escovado.

O dono vai precisar de uma boa disponibilidade de tempo para cuidar dessa raça.

O pelo deve ser escovado pelo menos uma vez ao dia, principalmente durante a troca de pelo, e o banho uma vez por semana.

Banho

Por causa de seus pelos, o afghan hound precisa de uma manutenção exigente, como escovação do seu pelo três vezes na semana e um banho por mês.

Unhas

As unhas do afghan hound devem ser cortada de uma a duas vezes por mês. Pois, unhas bem aparadas ajudar a evitar problemas nas patas e nas pernas, que podem sofrer com arranhões. Também, cuidado ao cortar as unhas do seu pet para não cortá-las muito curto, uma vez que isso pode causar sangramento e dor no seu cão.

Por isso, caso tenha dúvida sobre o procedimento, procure ajuda de um tosador para aparar as unhas do seu pet.

Orelhas

Uma das características mais marcantes da raça são suas orelhas, que apresentam uma forma pendulares.

Quanto a higiene das orelhas, é preciso verificá-las toda semana e limpá-las com a ajuda de uma bola de algodão umedecido com um produto de limpeza específico para pet. Também, atenção, pois, nunca deve-se usar cotonetes ou inserir qualquer outra coisa dentro do canal auditivo do seu cão.

Essa limpeza da orelha deve ser realizado a fim de evitar o acúmulo de cera que pode levar a infecção. Assim, sinais de infecção no ouvido em seu pet são: vermelhidão, mal cheiro ou o cão coçando e balançando a cabeça muito frequentemente.

Dentes

Os dentes do seu afghan hound devem ser escovados, pelo menos, de duas a três vezes por semana, a fim de remover e evitar a formação de tártaro e de bactérias que podem se esconder no seu interior da sua boca.

Entretanto, a escovação diária é o mais indicado para donos que desejam prevenir doenças na gengiva e mau hálito em seu pet.

Nível de exercício do Afghan Hound

Eles precisam de passeios, pelo menos duas vezes no dia e em momentos de pouco sol. Também é preciso deixa-lo correr livremente em uma grande área delimitada.

Alimentação do Afghan Hound

A quantidade de ração que seu afghan hound comerá irá variar de acordo com o tamanho e peso do seu pet, mas ele precisa ser alimentado três vezes por dia e beber muita água. Também, é recomendado que essa raça tenha uma rotina com uma hora certa para comer, a fim de aprender a obedecer horários e ordens.

Ainda, evite deixar ração sobrando na vasilha do seu pet, pois a raça possui uma pequena tendência à obesidade

Reprodução do Afghan Hound

As fêmeas do afghan hound entram no cio a partir dos 8 meses de idade, além disso, isso pode acontecer duas vezes por ano. Ainda, é muito importante que a cadela seja cruzada apenas após o terceiro cio, pois antes disso seu corpo ainda está em formação.

Também, a época ideal para a reprodução é entre um ano e meio de idade até os sete da cadela, sendo preciso analisar junto a um veterinário se, de fato, a fêmea está preparada para a reprodução.

Filhotes da raça

Os filhotes de afghan hound possuem uma pelagem diferenciada, que é lanosa e um bigode que costuma cair após os 12 meses de vida. Também, é apenas aos 3 anos de idade que seus pelos majestosos alcançam o seu auge.

Saúde do Afghan Hound

Quanto às doenças, essa raça não apresenta grandes preocupações. Pode ter problemas oftálmicos como catarata e está mais propenso a adquirir lesões na cauda. Exames nos olhos devem ser realizados constantemente. No mais, mantendo a higiene do animal não haverá grandes problemas.

Fotos do Afghan Hound

Afghan Hound Afghan Hound Afghan Hound Afghan Hound Afghan Hound Afghan Hound

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here