Também conhecido como galgo afegão, é uma das raças mais antigas que se tem notícia. Sua função principal era a de exímio caçador, mas depois de alguns anos passou a ser muito mais utilizado como cão de competição pela sua beleza se tornando um cão para exposição. Quem tem apartamento e está pensando em adquirir um exemplar é melhor repensar a compra. Além de precisar de muito espaço, ele pode se tornar bastante teimoso e fazer belos estragos dentro de casa.

Tudo sobre Afghan Hound

Informações sobre o Afghan Hound

  • Nome de origem: Afghan Hound
  • País de Origem: Afeganistão
  • Grupo: 10
  • Função Original: caçador
  • Expectativa de vida: entre 12 e 14 anos
  • Altura: fêmea – 60 até 69 cm e macho – 68 até 74 cm
  • Peso: fêmea ou macho – entre 26 e 34 kg
  • Temperamento: brincalhão
  • Ranking de inteligência: 79ª
  • Pelagem: curta, longa com franjas ou longa e espessa
  • Cor: todas as cores são aceitas
  • Cor dos olhos: podem ser pretos ou dourados
  • Cão para apartamento: não
  • Cão para crianças: sim
  • Preço do Afghan Hound: R$ 1.800,00

Origem

Alguns pesquisadores ainda ficam indecisos sobre a verdadeira origem dessa raça. A maioria entrou num consenso de que ela pertence ao Afeganistão e assim está registrado. Mas alguns concordam que ele pode ter surgido, primeiramente no Antigo Egito. Ele só se tornou conhecido no ocidente a partir do século XIX.

Tudo sobre Afghan Hound

Em meados do século XX o galgo afegão chegou a Inglaterra e já em 1907 venceu arrasadoramente uma exposição de cães realizada no Crystal Palace em Londres. Essa raça se tornou bastante popular e famosa, chegando ao cinema em produções da Disney como A Dama e o Vagabundo 2, 101 Dálmatas e 102 Dálmatas.

Características do Afghan Hound

No Afeganistão existem 3 variedades para essa raça: o de pelo curto, com pelo longo e franjas e o considerado como o verdadeiro cão das montanhas afegãs, o de pelo longo e espesso. Os cães de maior porte são frequentemente encontrados na fronteira com o Irã e o de pelo curto é encontrado nas planícies baixas. A sua pelagem chega ao tamanho final entre 3 ou 4 anos de idade.

Tudo sobre Afghan Hound

A variedade com franjas pode ser encontrado em desertos e estepes e consegue correr grandes distâncias. Já os cães da montanha possuem estatura menor e consegue se movimentar melhor nas rochas. A raça possui cabeça alongada com um topete no cume, a pelagem do nariz e curta, as orelhas possuem uma inserção baixa e os olhos são escuros, mas também é possível encontrar exemplares com olhos castanhos-dourados.

Temperamento

Como a sua função de origem é de grande caçador, ele gosta muito de brincadeiras ao ar livre onde ele possa se movimentar facilmente e correr grandes distâncias. Eles são um pouco reservados com estranhos mais são um verdadeiro doce com as crianças. Um ponto contra esse cão é pela sua longínqua posição no ranking de inteligência. Isso faz com que ele seja bastante teimoso não respondendo aos chamados ou ordens.

Tudo sobre Afghan Hound

Cuidados

O dono vai precisar de uma boa disponibilidade de tempo para cuidar dessa raça. Eles precisam de passeios, pelo menos duas vezes no dia e em momentos de pouco sol. Também é preciso deixa-lo correr livremente em uma grande área delimitada. O pelo deve ser escovado pelo menos uma vez ao dia, principalmente durante a troca de pelo, e o banho uma vez por semana.

Tudo sobre Afghan Hound

Quanto às doenças, essa raça não apresenta grandes preocupações. Pode ter problemas oftálmicos como catarata e está mais propenso a adquirir lesões na cauda. Exames nos olhos devem ser realizados constantemente. No mais, mantendo a higiene do animal não haverá grandes problemas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here