O principal atrativo dessa raça é a sua pelagem, branco de manchas pretas. Isso é tão notório que a Disney produziu um filme chamado de 101 Dáltamas, no qual a vilã Cruela De Vil estava de olho nos filhotes da sua funcionária Anita e os queria a qualquer custo para fazer um imenso casaco de pele. Quanta maldade não é mesmo? Esses cães são completamente adoráveis, são bastante ativos e adoram brincar. Conheça mais um pouco sobre essa raça tão famosa.

Tudo sobre dálmata

Informações

  • Nome original: Dalmatinac
  • País de origem: Croácia
  • Grupo: 6
  • Seção: 3, sabujos farejadores
  • Altura: até 61 cm
  • Peso: até 25 kg
  • Expectativa de vida: entre 12 e 14 anos
  • Cor do pelo: a base é sempre branca e as manchas podem ser pretas ou marrom
  • Pelagem: curta e lisa
  • Gosto por crianças: pouco
  • Gosto por estranhos: pouco
  • Gosto por outros animais de estimação: muito, principalmente equinos
  • Temperamento: ágil e brincalhão
  • Preço do Dálmata: vai de R$ 200 até R$ 1.500

Origem

A origem dessa raça ainda é desconhecida. Muitas teorias são levantadas e a única coisa da qual se tem certeza é que eles vêm de uma linhagem bastante antiga, mas não se sabe nem de quando ou onde. O dálmata foi inscrito como cão de origem croata e seu nome vem de uma região localizada no oeste da Croácia chamada Dalmatia. Há especulações de que tenham sua origem no Egito Antigo, na Grécia Antiga e na Iugoslávia na região da Dalmácia.

Tudo sobre dálmata

Outra informação desconhecida é a sua função original já que ele é um cão que nunca fica parado e já foi usado em quase tudo: cão de briga, pastor, cão de tração, caçador de ratos e já chegou a participar de espetáculos circenses. Na Europa, eles foram muito utilizados para guardar os estábulos e escoltar carruagens da aristocracia. Nesta época, era considerada uma raça de classe e elegância, mas com a chegada dos automóveis, eles perderam o seu emprego e a sua popularidade.

Tudo sobre dálmata

Depois disso, ele acabou por se tornar uma cão doméstico e muito utilizado em exposições de provas. A sua popularidade voltou com tudo novamente com sua aparição em filmes como o 101 Dálmatas e a Guerra dos Dálmatas infantis e se tornou um dos cães mais queridos da América do Norte.

Temperamento do Dálmata

Ele está sempre pronto para brincar e correr muito, por isso ele não é a raça mais adequada para ambientes pequenos como apartamentos ou casas que não tenham um grande quintal ou uma grande área verde. Ele pode ser, por vezes, bastante impaciente quando a sua sede de diversão não é saciada e pode causar grandes transtornos dentro de casa quebrando alguns objetos e fazendo grande bagunça.

Tudo sobre dálmata

Ele tem grandes qualidades como a de se dar muito bem com outros cães ou outros animais de estimação dentro de casa. Um animal com o qual ele se dá muito bem é com cavalos, portanto, para quem tem fazenda e deseja levar um companheiro para casa o dálmata é a melhor escolha. Ele pode ser bastante desconfiado com estranhos o que pode ser um grande benefício na hora de vigiar a casa. Ele tem um ponto negativo: não possui uma audição muito apurada. Isso impede que ele receba comandos com frequência e portanto podem apresentar alguns problemas em seu comportamento. Não são adequados para quem possui crianças pequenas em casa.

Saúde

Além da pouca audição, outra preocupação é a sua incapacidade de metabolizar o ácido úrico o que pode provocar uma série de cálculos renais, sendo necessário muitas vezes a remoção por via cirúrgica.  Outras preocupação com a raça, mas menos constantes, são as tosses, alergias e a epilepsia. O dálmata possui uma expectativa de vida, em média, de 12 a 14 anos. Eles podem atingir impressionantes 61 cm de altura e pesar até 25 kg. A corda sua pelagem é sempre com base branca e manchas pretas ou marrons.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here