Cavalier King Charles Spaniel com óculos de sol
Cavalier King Charles Spaniel com óculos de sol – Foto: Freepik

Essa raça não é muito famosa aqui no Brasil. O que é uma pena porque eles são ótimos cães de companhia, são muito calmos e extremamente apegados ao seu dono. Exige alguns cuidados por causa da sua pelagem densa, mas é só olhar para aquela carinha linda que esse cão possui e você vai se sentir completamente rendido a realizar todas as suas vontades.

Informações sobre o Cavalier King Charles Spaniel

  • País de Origem: Reino Unido
  • Grupo: 9
  • Função: companhia
  • Altura: macho e fêmea – entre 30 e 33 cm
  • Peso: macho e fêmea – entre 5 e 8 kg
  • Olhos: escuros, redondos e não proeminentes
  • Pelagem: longa, macia e levemente ondulada
  • Cor do pelo: tricolor, rubi, negro e fogo ou blenhiem
  • Ranking de inteligência: 44ª posição
  • Cães para apartamento: sim
  • Amizade por outros animais: alta
  • Amizade por crianças: alta
  • Amizade por estranhos: alta
  • Gosto por brincadeiras: alto
  • Facilidade de treinamento: alta
  • Expectativa de vida: entre 10 e 12 anos
  • Preço do Cavalier King Charles Spaniel: varia de R$ 550 até R$ 6 mil

Ficha Técnica

  • Energia
  • Gosto por brincadeiras
  • Amizade com outros cães
  • Amizade com gatos
  • Protetor
  • Bom para apartamento
  • Gosta de Crianças
  • Cuidados com higiene
  • Facilidade de treinamento
  • Tamanho
  • Late muito

Curiosidades do Cavalier King Charles

  • Primeiramente essa é a raça com maior nome que já visto. Esse era o cachorro preferido do rei Charles II. Mas Cavalier é o nome do partido monarquista que ofereceu apoio aos Stuarts durante a guerra civil;
  • Uma cadela da raça interpretou a cadela “Elizabeth Taylor” de Charlotte York no seriado Sex and the City;
  • A cadela de Maria da Escócia caminhou ao seu lado enquanto ela caminhava para a decapitação.

Origem

A história desse cão é bastante recente em comparação a outras raças. Ele veio de um ancestral chamado de king Charles spaniel (com o nariz achatado) e a partir de diversos cruzamentos dessa raça foi que surgiu o cavalier. A primeira ideia de criar um king com um focinho mais longo, que eram mais raros, surgiu no século XIX, mas só no ano de 1920 ela foi posta em prática. Um homem chamado Roswell Eldridge ofereceu uma gorda recompensa de 25 mil libras para quem o fizesse e foi assim que essa raça surgiu.

Dois Cavalier King Charles Spaniel deitados
Dois Cavalier King Charles Spaniel deitados – Foto: Freepik

O king foi por muito tempo um cão exclusivo da nobreza. Nenhuma outra classe poderia tê-lo até que o Rei Charles da Inglaterra, que amava essa raça tanto que deu o seu nome para ela e resolveu democratizar a raça permitindo-a em todos os lugares. Por causa disso a raça se popularizou tanto que é possível identificar vários desses cães em diversas pinturas dos séculos XVI, XVII e XVIII. A raça modificada recebeu o nome cavalier como acréscimo e foi reconhecida no ano de 1940. Eles se tornaram muito mais famosos no Reino Unido que os seus ancestrais. Eles só foram reconhecidos pela AKC em 1996.

Características do Cavalier King Charles Spaniel

É uma raça de pequeno porte podendo alcançar até 33 cm de altura e pesar 8 kg. As orelhas são compridas e com franjas e os seus olhos são escuros e grandes, mas não se apresentam proeminentes. A cauda possui um tamanho médio, mas mesmo assim alguns donos insistem em cortá-las.

Esse cão tem a cabeça chata, focinho cônico, olhos grandes, escuros e bastante afastados. Além disso as orelhas são grandes e peludas, o pescoço é longo e curvo e a cauda fica na altura da linha do dorso.

Existem 4 cores principais para a raça:

  • Blenhiem: pelo branco com manchas de cor castanha;
  • Negro e fogo: ele é quase todo preto e apenas alguns pontos do seu corpo como as patas da frente, o focinho e as sobrancelhas apresentam uma tonalidade ruiva;
  • Rubi: o cão é completamente de uma única cor, o castanho claro;
  • Tricolor: a cor da pelagem se mistura em manchas pretas e brancas com o focinho ruivo;

Temperamento do Cavalier King Charles Spaniel

Além de ser um excelente cão de companhia também pode se tornar um exímio cão de alerta porque ele começa a latir ao primeiro sinal de uma situação incomum.

Inteligência e obediência da raça

O Cavalier King Charles Spaniel está no 44º lugar no ranking de inteligência canina. Então são bastante inteligentes, tem uma boa memória e respondem bem ao adestramento. Além disso eles adoram agradar ao tutor, então são bastante obedientes. Sendo assim, quando eles aprendem um novo comando, não esquecem mais.

Convivência com o Cavalier King Charles Spaniel

O Cavalier King Charles é um cão muito dócil, carinhoso, brincalhão e ao mesmo tempo calmo. Então ele pode ser considerado um ótimo cão de estimação para praticamente qualquer estilo de pessoa. Além disso ele pode se dar muito bem com crianças e idosos.

Ademais esse cão pode ser agradável também com pessoas desconhecidas e outros animais. E ao ar livre ele gosta muito de farejar e explorar todo o ambiente podendo até mesmo caçar. Então não é aconselhável que ele seja solto em locais abertos pois pode acabar se empolgando.

Esses cães são muito carinhosos e carentes. Além disso são bastante apegados aos seus donos. Então eles gostam muito de ficar perto da família e isso inclui até mesmo ficar no colo.

A raça cavalier late muito?

Esses cães não costumam latir muito. Porem como são apegados aos donos, eles podem ter comportamentos indesejados quando se sentem carentes. Então esses cães precisam sempre estar junto com seu tutor. Eles adoram inclusive dormir na cama com seu dono.

A raça cavalier é destruidora?

Não, esse cão é bastante comportado. Então deverá ter comportamento de destruição somente se ficar sozinho ou entediado. Sendo assim basta passear, brincar e dar a atenção necessária ao cão para que ele fique feliz e tranquilo.

A raça cavalier é agitada?

Além de não serem destruidores, esses cães também não são agitados. Entretanto eles são bastante ativos. Assim gostam de brincar e passear. Além disso esses cães costumam ser bastante corteses.

O Cavalier King Charles requer espaço?

A raça não precisa de muito espaço. Então eles conseguem se adaptar muito bem à locais menores. Sendo assim, eles podem viver muito bem e felizes até mesmo em apartamentos.

Entretanto, são necessárias caminhadas diárias para que o cão não fique entediado e ainda pratique atividade física.

Eles se adaptam bem a apartamentos, mas se tiver uma área verde na qual eles possam correr e brincar com mais liberdade eles vão amar.

Convivência com crianças, estranhos e animais

Ele é basicamente um brincalhão e se dá bem com todos: familiares, estranhos, crianças e outros animais de estimação.

Manutenção e higiene do Cavalier King Charles

O principal cuidado com o Cavalier King Charles Spaniel é com a sua pelagem que é espessa e exige dedicação diária com a escovação. Mas ela não precisa ser aparada constantemente e o banho basta apenas um por semana.

Devido à pelagem longa, é preciso verificar frequentemente se não existe nenhum objeto ou até mesmo sujeira presos ao cão. Mas além disso é bom que o Cavalier seja diariamente escovado para evitar a formação de nós em sua pelagem. Além disso, é preciso manter a tosa higiênica em dia.

Unhas

As unhas do cão devem ser cortadas sempre que estiverem longas. Então todas as vezes que você ouvir o barulho delas batendo no chão quando o cão se movimenta, é hora de cortar. Mas é importante lembrar que isso deve ser feito sempre por um profissional especializado para que o animal não seja machucado.

Orelhas

Primeiramente por ter a orelha peluda, pode ocorrer a formação de nós na região. Então eles devem ser penteados frequentemente.

Além disso as orelhas precisam ser verificadas e limpas semanalmente. Assim evita-se o acúmulo de secreção. Dessa forma evita-se o aparecimento de inflamações e infecções do conduto auditivo.

Por fim é necessário ter atenção à umidade na região. Então, sempre que as orelhas estiverem molhadas, é preciso secá-las.

Dentes

Essa raça tem tendência à desenvolver problemas dentários. Então é preciso dar uma atenção especial para a higiene bucal do cão.

Sendo assim é muito importante escovar os dentes do animal diariamente ou pelo menos três vezes por semana. Assim evita-se o acumulo de tártaro, e o aparecimento de problemas de gengiva. Ademais evita-se que o cão tenha mau hálito.

Nível de exercício

O Cavalier é um cão pequeno, calmo, gentil e tranquilo. Mas apesar disso ele é bastante enérgico, tendo bastante energia para gastar. Então é preciso que esses cães tenham um cronograma para as atividades físicas. E essas precisam ser regulares.

Assim o ideal é que o cão faça 30 minutos de atividade física diariamente. Isso pode ser distribuído entre caminhadas e também brincadeiras mais intensas. Com certeza, se mantendo ativo o cão terá uma vida muito mais saudável e feliz.

Alimentação da raça

Assim como ocorre para as outras raças, a alimentação do cão deve ser equilibrada e nutritiva. Então é recomendado que seja utilizada uma ração de boa qualidade, preferencialmente super premium. Dessa forma o cão terá acesso à todos os nutrientes e vitaminas de que precisa para se manter saudável.

Mas o ideal é que se obedeça à quantidade de alimento recomendado diariamente. Essa informação é encontrada no próprio pacote da ração. Então a porção diária deve ser dividida em duas refeições. Assim o cachorro manterá a forma física ideal. Além disso é preciso manter água fresca e limpa sempre à disposição do animal.

Até completar um ano de idade, o Cavalier ainda é considerado filhote. Então ele deve ser alimentado com uma ração adequada para a fase em que o animal se encontra. Além disso, é preciso que você observe que as quantidades diárias recomendadas para filhotes e adultos são diferentes. Então após os 12 meses o cão é considerado adulto e deve se alimentar com ração específica.

Reprodução

Esses cães são propensos ao desenvolvimento de diversas doenças genéticas. E dentre elas existem algumas bastante graves como a doença da válvula mitral (cardíaca) e a seringomielia.

Então se você quiser levar um cãozinho desses para a sua casa deve se preocupar em comprar apenas de um canil especializado na raça. Dessa forma você tem a certeza da linhagem do cão, que facilita a identificação de problemas hereditários.

Além disso sempre faça buscas à respeito do criador através da internet e veja os comentários de pessoas que possuem cães comprados no canil.

Bons criadores sempre fazem cruzamentos planejados e com o acompanhamento de veterinários. Assim as chances dos filhotes virem a desenvolver problemas genético são mínimas. Além disso a fêmea é acompanhada durante toda a gestação para garantir sua saúde e a da ninhada.

Filhotes do Cavalier King Charles

Primeiramente ates de comprar o cão tenha a certeza de que o filhote se encontra em bom estado de saúde. Ademais ele deve estar com a vacinação e a vermifugação em dia.

Os Cavalier King Charles filhotes são muito enérgicos e ativos. Então, para ter um filhote desses é preciso que você esteja disposto à passear e brincar bastante com o cão. Mas é preciso que o animal aprenda desde cedo a ter limites e obedecer seu dono. Então o adestramento deve ser iniciado o mais cedo quanto for possível para que o cão aprenda a se comportar e não se torne um adulto inadequado.

Além disso é preciso ir acostumando o cão a ser escovado, e também manipulado. Assim eles se acostumam e não ficam arredios depois de adultos. Então isso pode facilitar muito quando o cão precisar ser consultado por um veterinário ou até mesmo ser tosado.

Por fim lembre-se sempre de tratar esses cães sempre com muito amor e carinho. Isso porque eles são muito sensíveis e carentes. Então os treinamentos devem ser sempre realizados através da disciplina positiva.

Saúde

 

 Cavalier King Charles Spaniel de gravata vermelha com bolinhas brancas
Cavalier King Charles Spaniel de gravata vermelha com bolinhas brancas – Foto: Freepik

Os ouvidos devem ser analisados com frequência, pois a propensão para adquirir otite é alta. Para evitar essa inflamação deve-se ter cuidado na hora do banho para não cair água nos ouvidos e principalmente na hora de secar as orelhas para retirar toda a umidade. Eles não toleram muito bem o calor ou frios extremos. Temperaturas entre 10 e 25 graus são as ideais.

Saúde

Uma grande preocupação com essa raça é o fato de possuir cardiopatia genética. Por conta dos inúmeros cruzamentos realizados para atingir o padrão que conhecemos hoje a expectativa de vida desse animal é uma das menores ficando entre 10 e 12 anos no máximo. Por isso é bom verificar os antecedentes clínicos dos pais do cão escolhido para identificar qualquer possível sinal de doença cardíaca.

Fotos do Cavalier King Charles Spaniel

Dois Cavalier King Charles Spaniel deitados
Dois Cavalier King Charles Spaniel deitados – Foto: Freepik
 Cavalier King Charles Spaniel de gravata vermelha com bolinhas brancas
Cavalier King Charles Spaniel de gravata vermelha com bolinhas brancas – Foto: Freepik
Cavalier King Charles Spaniel andando em cima do piano
Cavalier King Charles Spaniel andando em cima do piano – Foto: Freepik

 

Dois Cavalier King Charles Spaniel deitados
Dois Cavalier King Charles Spaniel deitados – Foto: Freepik
Cavalier King Charles Spaniel com olhos de sol na praia
Cavalier King Charles Spaniel com olhos de sol na praia – Foto: Freepik
Cavalier King Charles Spaniel deitado e com óculos de sol
Cavalier King Charles Spaniel deitado e com óculos de sol – Foto: Freepik

Separei mais esses conteúdos para você:

23 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Srs

    Adorei o site de vocês, muito informativo, aprendi várias coisas sobre o meu cão, uma cavalier feminina com 2 anos e meio, procura-se por marido, linda, meiga, carinhosa, autêntica com personalidade própria, com muita característica de causadora.
    Aguardo contato,

  2. Gostei muito do site.
    Obrigado pelas informações e preciso que me tirem algumas dúvidas.
    Desejo ter um Cavalier. Moro em apartamento e me apaixonei por essa raça que é simplesmente linda demais.
    Quero adquirir um Blenhiem, e gostaria de saber o preço, toda a documentação (ainda estou decidindo por um macho ou fêmea), tipo de ração… Enfim!!!
    Obrigado pela ajuda que puderem me dar.

  3. Gostaria de comprar uma cavalier king charles spaniel para minha filhinha. Podem me indicar onde consigo uma filhote? Que não seja absurdamente cara? Não quero para criação, apenas para ser o primeiro cãozinho da Clara!

  4. Olá
    Estava querendo comprar um cavaleiro filhote para mim. Se alguém souber de um lugar bom me avise por favor. Para comprar ou adotar.

  5. Olá,
    Tenho uma Cavalier blenheim que está esperando filhotinhos de um machinho tricolor. Ambos possuem uma excelente linhagem, com pais campeões, pedigree e sem problemas genéticos. Ainda não sabemos o número de filhotes que nascerão, nem suas cores, porém estou aceitando reservas. Os interessados podem entrar em contato comigo pelo email [email protected], que terei prazer em responder qqer dúvida. A ninhada está prevista para início de dezembro.
    Não somos criadores, apenas queremos aumentar a família, porém muitas vezes a ninhada é maior que o esperado.
    Lembrando sempre que a responsabilidade de ter um animalzinho é imperativa, pois eles nos dedicam amor incondicional e não tem a capacidade de se cuidarem sozinhos.
    Abraços,
    Elisa.

    • Elisa, entre em contato comigo!! Te mandei email, e ainda não me respondeu. Quero muito um filhotinho de Cavalier, e queria mais informações dos seus que vai nascer. Me passe seu telefone qualquer coisa, que eu te ligo.
      Obrigada

    • Oii elisa, tenho muito interesse em ter uma filhotinha de cavalier, por favor entre em contato comigo assim que possível.

      Obrigada.

    • Oi Elisa. Enviei um e-mail para você. Estou interessado em comprar filhotes da raça Cavalier King Charles. Não sei se você ainda tem, mas talvez possa me indicar alguém.
      Cordialmente,
      José Humberto

  6. Tenho interesse em um filhote femea.
    Alguém tem alguma indicação? Preço
    Preciso que esteja disponivel para venda/doação já.

  7. Tenho muita interesse de comprar uma fêmea, mas não consigo receber respostas dos criadores, estou achando muito difícil encontrar essa raça.

  8. Boa noite…tenho interesse em comprar um macho ou fêmea cavaller king Charles e também melhores informações sobre os mesmo…

  9. Boa tarde
    Gostaria de ter um Cavalier
    Vcs sabem onde eu posso comprar uma fêmea ?
    Qual preço delas ?
    Aguardo resposta
    Obrigada

  10. Olá Elisa, poderia entrar em contato comigo, caso tenha filhote fêmea rubi (daquela cor acho que caramelo né ?) agradeço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here