Agressividade em cães: Entenda o que é

Você acha que agressividade em cães é normal? Nesse artigo você entende o que é reatividade e qual a diferença entre reatividade e agressividade. Como isso pode afetar seu cão e também como você pode evitar esse problema.

É importante estar atento a todos os sinais e aprender sobre comportamento canino antes de indicar que algum cão é agressivo. Por isso confira todas essas informações nesse artigo.

O que é reatividade

Foto: Freepik

A reatividade é quando um cão reage de forma exagerada em relação a alguma situação. O cão pode rosnar e até morder, mesmo que a situação não pareça ruim o suficiente para você. O cão pode estar se sentindo muito desconfortável com a situação, chegando ao ponto de atacar.

Quais situações podem surtir uma reação exagerada nos cães? Vai depender de cada cão. Alguns não gostam de ser tocados, outros não gostam da aproximação muito agitada de outros cães. Outros cães podem ser reativos com comida, ou com a aproximação de outra pessoa ou cão a uma pessoa que ele é muito apegado.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre atitudes que deixam o cão triste

O cachorro pode morder? Sim. Pode acontecer do cão morder. Um cão que tem reatividade com alimento, por exemplo, não deve ser alimentado com outros animais por perto. Mas em outras situações ele pode ser totalmente tranquilo e relaxado.

Reatividade X Agressividade em Cães

Foto: Freepik

Não é muito fácil de encontrar um cão agressivo. Classificar um cão como agressivo é mais raro do que se imagina. No geral é importante observar o comportamento do cão em diversas situações.

Agressividade em cães só pode ser apontada se o cão de fato ataca em diversas situações. Se ele não aceita aproximação de nenhuma pessoa. Se ele ataca diversas vezes em situações diferentes. Mas o ideal é chamar um profissional qualificado para avaliar a situação do seu cão em especial.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como levar cães para o trabalho diminui o estresse

Como foi falado a reatividade é manifestada apenas em algumas situações específicas. Então se você percebeu que seu cão não gosta que se aproximem enquanto ele brinca com seus brinquedos significa que ele está sendo reativo com brinquedos.

Como lidar com a reatividade em cães?

Foto: Freepik

Se o seu cão é reativo é importante entender o que o deixa incomodado. Qual a situação que o faz se sentir desconfortável a ponto de avançar. Depois de fazer isso é importante se acalmar e pelo menos no início evitar ao máximo a situação que deixa seu cão reativo.

Então comece a entender os sinais que o seu cão dá antes do ataque. Ele ergue o rabo deixando-o reto para cima? Os pelos da nuca se eriçam? Ele fica com o corpo tenso? Esses são os primeiros sinais que o cão dá antes de um ataque por reatividade.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre sinais de calma e entenda a linguagem e comportamento dos cães

Comece a retirar o cão da situação quando ele dá esses sinais.  Lembrando que os sinais de calma são dados antes. Se o cão não está dando mais sinais de calma então a situação já está avançada. Ainda assim não é considerado agressividade em cães se não incluir diversos fatores.

Se você quer acostumar o seu cão a situação e acabar com a reatividade dele, é indicado começar aos poucos, sempre respeitando os limites do peludo. Vale entender que se você não se sente capaz para lidar com a situação peça ajuda de um profissional.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here