Chow Chow

Com esse nome tão diferente, o seu país de origem só poderia ser mesmo a China. Essa raça parece um legítimo urso de pelúcia e a sua beleza é o que mais atrai nos donos desta raça. Mas não se engane com tanta fofura, eles podem dar um certo trabalho quando se trata de adestrar e educar pois possuem um temperamento um tanto difícil de ser controlado. Na Mongólia ele é chamado de Songshi Quan que significa cão leão-embolado.

Informações sobre a raça Chow Chow

  • Nome de origem: Chow Chow
  • País de origem: China
  • Função: cão de companhia
  • Grupo: 5
  • Altura: macho ou fêmea – 43 até 50 cm
  • Peso: macho ou fêmea – de 20 até 31 kg
  • Ranking de inteligência: 76ª
  • Coloração da pelagem: marrom, branco acinzentado, bege claro ou preto
  • Pelagem: longa, lisa ou áspera
  • Tolerância ao calor: pouca
  • Temperamento: independente e teimoso
  • Preço do Chow Chow: varia de R$ 400 até R$ 1.500

Curiosidades sobre o Chow Chow

  • A raça chegou até o ocidente a partir do comércio entre a China e a Inglaterra. Nos navios, os chineses traziam chow chow que serviam tanto para a alimentação quanto para peles para vestuário.
  • Não existe uma explicação sobre o porque a língua do chow chow é azul. Mas existe uma fábula chinesa que diz que quando Deus foi pintar o céu deixou algumas gotas de tinta caírem no chão. Então o chow chow foi lá lamber a tinta que pintou sua língua. Assim sua língua teria ficado azul para sempre.

Origem da raça Chow Chow

Essa raça é uma das mais antigas já encontradas e há provas de sua existência de 200 anos a. C., mas os cientista tem quase certeza de que existem há milhares de anos. Infelizmente, não se sabe ainda quais são os seus ancestrais e a única alternativa que se tem hoje para esse mistério é que ele foi o resultado entre o cruzamento de mastins e spitzs. Essa raça sempre foi uma das preferidas pelos imperadores e esteve presente na Dinastia Han e na Tang, na qual, um dos imperadores, teve um canil com mais 2.500 cães somente desta raça.

A esse cão foram atribuídas várias funções como cão de caça, cão de combate, puxador de trenó e para fazer mantas com suas peles, mas a mais estranhas de suas funções é de fonte de alimento. Os orientais costumam usar os mais diversos tipos de animais como alimento, portanto, por lá, isso não é nem um pouco estranho. Depois das guerras no território chinês terem se acalmado, o chow chow caiu em desuso e só existiam exemplares apenas em alguns mosteiros.

O nome tão peculiar teve lugar quando foram exportados para Inglaterra em navios, juntamente com outras peças chinesas. Eles eram vistos como animais selvagens e só existiam em zoológicos. Depois que o interesse da Rainha Vitória cresceu por essa raça e tomou um exemplar para si, todos na Inglaterra queriam ter um bichinho desses em casa. E foi assim que a raça se consagrou com cão de companhia. Ela foi reconhecida em 1903 pela AKC, só chegou ao Brasil no século XX e hoje é uma das raças mais queridas pelas famílias em todo o mundo.

Características do Chow Chow

Esse cão de porte médio tem um corpo muito proporcional e compacto. Além disso sua juba característica o torna muito semelhante à um leãozinho. Ademais tem língua azul característica, olhos escuros, orelhas pequenas, eretas e grossas e a cauda alta se dobra sobre as costas.

Sua pelagem é muito densa, composta por pelo e subpelo. Então no Brasil alguns donos tosam seus cães para aliviar o calor. Mas é recomendado que os pelos sejam apenas aparados com uma tesoura e não cortados totalmente com máquina.

A principal e exclusiva característica do chow chow é a sua língua azul. Existe até uma lenda que foi criada para explicar essa coloração tão peculiar: um chow chow estava observando Deus pintar o céu de azul, foi então que algumas gotas caíram no chão que foram automaticamente lambidas pelo cão.

Nos filhotes, esse atributo tão marcante, só aparece após 8 semanas de vida. Ele possui porte mediano e não chega a atingir 60 cm de altura. A cor mais comum da pelagem é o marrom, mas existem de outras cores como creme claro, branco acinzentado e preto.

Temperamento do Chow Chow

O chow chow tem má fama de ser teimoso e muito desobediente, mas isso é apenas a consequência de seu temperamento independente. Ele é o mais ideal para aquelas pessoas que passam a maior parte do tempo fora de casa. Não possuem o hábito de ficar constantemente atrás do dono, não demonstra muito suas emoções e é bastante discreto.

Inteligência do Chow Chow

De maneira geral os chow chow são cães teimosos e que não gostam de receber ordens. De fato quando pequenos eles costumam testar bastante seus donos. Então é preciso ter pulso firme com esses cãezinhos.

Porem uma vez que aprendem qual seu lugar e se apegam ao tutor, o chow chow costuma responder bem ao comando. Mas esse cão costuma se apegar bastante à uma pessoa, à quem sempre irá obedecer e responder melhor.

Então é preciso ter bastante calma e paciência para adestrar um animal dessa raça porque caso ele não seja tratado da maneira correta, pode ter respostas indesejáveis.

No ranking ele ocupa a posição modesta de 76ª. Mas não precisa entrar em desespero, pois se o adestramento se iniciar ainda filhote ele tem grande capacidade para aprender os comandos básicos.

É importante que ele seja educado por apenas uma pessoas ou então todo o trabalho pode ir por água abaixo. Se você precisa de um cão de guarda, essa raça é uma excelente opção. Além de desconfiar de estranhos, ele late frente a qualquer movimento diferente que ocorra na casa.

Convivência com o Chow Chow

O chow chow é um cão quieto, então pode ser bastante reservado. Mas com o seu tutor ele costuma desenvolver um laço estreito de parceria. Devido à isso o chow chow pode ser bastante intolerante com pessoas estranhas. Além disso o cão é muito protetor tanto com o seu dono quanto com o seu território.

Sendo assim é preciso ensinar o animal à controlar esses impulsos de proteção, para que ele não se torne agressivo. Dessa forma é possível uma convivência pacífica com o cão.

O chow chow requer espaço?

O chow chow não requer espaço. Eles são cães calmos e até mesmo preguiçosos. Então precisam apenas de alguns passeios curtos para se divertirem.

O chow chow late muito?

O chow chow não costuma latir. De fato são cães bastante silenciosos. Assim esse animal vai latir somente quando for realmente necessário. Entretanto é preciso tomar bastante cuidado porque se necessário o chow chow morde sem manifestar nenhuma reação antes.

A raça é destruidora?

O chow chow costuma apresentar bom comportamento mesmo quando filhote. Então não é o tipo de cão que vai sair destruindo os móveis da casa e nem comendo seu chinelo por aí.

O chow chow é agitado?

Esses cães são comportados. Entretanto é preciso mostrar para eles quem manda. Caso o contrário, começam a desafiar o tutor se tornando agressivos e desobedientes.

Convivência com crianças, estranhos e animais

A personalidade do chow chow se assemelha à de um gato. Assim muitas vezes o cão pode se mostrar independente, distante do dono. Muitas vezes eles demonstrar até um ar de indiferença. Entretanto, o cão é muito leal à família. Além disso é também bastante territorialista.

Com pessoas desconhecidas o chow chow não costuma ser muito sociável. Então principalmente na ausência do dono, o cão pode se mostrar agressivo com estranhos.

Ademais a convivência de um chow chow com crianças também pode ser um pouco difícil. Sendo assim para que convivam bem é preciso que o cão conviva desde cedo com os pequenos. Mas é preciso que a criança também saiba muito bem como tratar o cão.

Então devido à personalidade do chow chow, é recomendável que eles sejam adestrados e socializados desde filhote. Assim os problemas de convivência devem ser amenizados.

Manutenção e higiene do Chow Chow

O cuidado mais óbvio que se deve ter com o chow chow é quando se trata do seu pelo. Ele deve ser escovado diariamente, não apenas para que o pelo não embole, mas também para impedir o aprisionamento de umidade e evitar a dermatite.

Banho

Os banhos não devem ser muito frequentes para não causar problemas dermatológicos. Dois banhos por mês já é suficiente e lembre-se de secar muito bem os pelos. A troca de pelagem ocorre pelo menos uma vez ao ano e fazer a tosa do animal é muito importante, principalmente para quem mora lugares quentes ou abafados. Neste caso, o melhor a fazer é deixar o pelo sempre bem baixo para melhorar a circulação de ar e ajudar na evaporação do suor e da umidade que ficam na pele.

Unhas

É muito importante que as unhas do animal sejam aparadas sempre que estiverem demasiadamente compridas. Mas isso deve ser feito sempre por um profissional para não machucar o cão.

Orelhas

As orelhas do cão devem estar sempre limpas para evitar a ocorrência de inflamações e infecções do conduto auditivo. Então é preciso que as orelhas sejam limpas semanalmente com o auxílio de um algodão e solução específica.

Dentes

O ideal é que os dentes do cão sejam escovados semanalmente para evitar o acúmulo de tártaro. Mas escovar diariamente pode ser bastante importante para evitar problemas de gengiva e mal hálito.

Nível de exercício do Chow Chow

Ele não precisa de uma grade quantidade de atividades ao ar livre, mas é bom realizar passeios com certa frequência. Escolha horários de menor calor como de manhã antes das 8 horas ou pela tarde depois das 18.

Alimentação da raça

A alimentação do chow chow deve ser devidamente equilibrada e balanceada. Então é recomendado que seja utilizada uma ração de alta qualidade, nutricionalmente completa.

Reprodução

Assim como acontece com muitas outras raças, o chow chow pode apresentar alguns problemas genéticos. Então é aconselhado que a reprodução seja feita apenas em canis especializados na raça. Dessa forma os cruzamentos são feitos de forma responsável e com acompanhamento de um veterinário. Assim é possível assegurar a saúde dos filhotes.

Filhotes

Antes de levar um chow chow para a sua casa, procure estudar bastante sobre a raça e seu comportamento. Além disso verifique com o criador se o animal possui boas condições de saúde e se foi devidamente vacinado e vermifugado.

Além disso devido à personalidade do animal, é preciso que ele seja adestrado e socializado o mais cedo quanto for possível. Dessa forma o cão aprenderá a obedecer seu tutor e poderá ter uma boa convivência com as pessoas e animais.

Problemas de saúde

Um dos principais cuidados com a saúde do chow chow é na área dos olhos. Uma anormalidade nas pálpebras dessa raça, chamada de entrópio pode causar sérios problemas e por isso, os olhos devem ser limpos diariamente. Outras doenças mais comuns são a catarata, luxação dos joelhos, torção, alongamento do palato entre outros.

Fotos do Chow Chow

Chow Chow Chow Chow Chow Chow Chow Chow Chow Chow Chow Chow

Separei mais esses conteúdos para você:

4 COMENTÁRIOS

  1. Não considero chow chow uma raça pouco inteligente apesar do ranking. Eles apenas por serem muito temperamentais não fazem o que o dono quer na hora que bem entender.. e muito menos obedecem qualquer um que peça pra fazer comandos basicos. Tenho um chow chow que sabe mais truques que o poodle que tenho, e um deles ele aprendeu sozinho por capricho! Dá pra acreditar? Pois é.. eles sao muitissimos inteligentes sim, so que pelo fato de respeitarem de fato quem escolheram como donos, nao obedecem qualquer um. É um cão felino, como costumo dizer, e por isso é importante o pulso firme e a socialização para se ter um cachorro dócil e obediente.

  2. E uma observação! A tosa deve ser feita apenas na tesoura, tosar na maquina jamais, pois o resultado pode ser drastico! Ja vi muitas fotos de donos que tosaram seus chow chows na maquina no zero e não cresceu tão bonito quanto antes, pelo contrario, cresceu ate com falhas. Pode não ocorrer, mas é bom precaver. O subpelo deles protege do calor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here