Com esse nome tão diferente e com sonoridade tão característica essa bela raça não poderia ter origem em outro lugar a não ser na China. Como quase tudo nesse país, o Shih Tzu também tem a sua lenda para contar: de acordo com as histórias populares, essa raça é o símbolo do amor entre uma princesa chinesa e um mongol. Já que sua união fora proibida, eles decidiram unir as raças de seus cães: o pequinês chinês e o ihasa apso do Tibet. E foi assim que esse animal tão doce que é o Shih Tzu nasceu.
Segundo os estudiosos, essa raça sempre viveu cercada de luxo e riquezas dentro dos muros do palácio do imperador da China e nunca se misturavam com outras raças. Em 1900 foi que as famílias mais ricas da China tiveram permissão para ter o seu exemplar dentro de casa. Por muito pouco essa raça não foi extinta em 1937 durante a invasão japonesa. Alguns desses cachorros foram levados para a Inglaterra e foi dado de presente para a Rainha Elizabeth. Depois disso, todos os ingleses queriam ter um cãozinho desses em casa. Já nos Estados Unidos, os shih tzus só começaram a fazer fama na década de 60.
Índice
Curiosidades sobre o Shih Tzu
- Primeiramente, o nome da raça tem origem chinesa e significa Cão Leão. Isso se deve tanto à sua aparência quanto à uma lenda de que Buda teria andado pela terra montado em um leão.
- Em segundo lugar, a raça é muito antiga, existindo há milhares de anos. Devido à isso, a origem desses cães é desconhecida. Os únicos registros são pinturas chinesas do século VI e documentos do Império Bizantino que descrevem esses cães.
- Por fim, os Shih Tzu são os cães oficiais da dinastia Ming, tendo sido especialmente populares no período. Além disso, esses cães são considerados sagrados pelos monges tibetanos, que os reverenciavam como sagrados.
Informações sobre o Shih Tzu
- Raça: Shih Tzu
- Origem: China
- Porte: Pequeno
- Grupo: 9
- Finalidade: companhia.
- Facilidade de adestramento: pequena.
- Pelagem: longo, denso, não encaracolado com ligeira ondulação.
- Cores: todas as cores. Particularmente, cor branca na testa e na ponta da cauda é mais desejada.
- Altura: até 27 cm.
- Peso ideal: 4,5 a 7,5 kg.
- Ninhada: média de 3 filhotes.
- Olhos: tamanho médio, oval e proeminentes.
- Cachorro para apartamento: Sim
- Cachorros para crianças: Sim
- Expectativa de vida: 12 a 16 anos.
- Qualidades principais: inteligente e alerta
- Personalidade: carinhoso e independente.
- Nível de energia: alto
- Necessidade de exercícios: alta.
- Gosto por brincadeiras: Sim
- Amigável com outros cachorros: Médio
- Amigável com outros animais de estimação: Médio
- Amigável com estranhos: Alto.
- Preço do Shih Tzu: pode chegar até R$ 3.000.
Ficha Técnica
- Energia
- Gosto por brincadeiras
- Amizade com outros cães
- Amizade com gatos
- Protetor
- Bom para apartamento
- Gosta de Crianças
- Cuidados com higiene
- Facilidade de treinamento
- Tamanho
- Late muito
Shih tzu americano ou europeu?
E existe essa diferenciação? Pois é, muita gente não sabe, mas existem algumas características específicas para a raça de cada região. Vamos a elas:
Shih Tzu Americano:
- As pernas são mais altas e as dianteiras são mais frontais, alinhadas ao peito;
- Possui peito de pequeno diâmetro;
- A cabeça possui uma conformação mais quadrada;
- Os olhos são menores;
Shih Tzu Europeu:
- Pernas menores e parecem estar dobradas;
- O peito possui maior diâmetro dando a aparência de imponência;
- Os olhos são grandes e destacados;
- Os ombros são inclinados para trás;
Características Físicas do Shih Tzu
Em primeiro lugar o Shih Tzu é pequeno, compacto, mas com corpo relativamente longo. Além disso, ele têm entre 20 e 26cm de altura e pesam de 4 a 8 quilos. A cabeça é arredondada e larga.
Olhos, Dentes e orelhas do Shih Tzu
Os olhos são grandes com relação ao tamanho do cão e, além disso, há bastante espaço entre eles. Além disso, o focinho é curto, quadrado e sem rugas. Os dentes são voltados para a frente (prógnatos). Suas orelhas são grandes e com pelos compridos, que podem chegar até as patas dianteiras. Por fim, as patas são curtas e musculosas e a cauda curvada sobre as costas do animal.
Pelos do Shih Tzu
Em segundo lugar, os pelos do animal, são longos e densos, com presença de subpelo. Costumam ser despenteados, com pelos que caem nos olhos. Além disso eles possuem bigodes, bem como orelhas peludas que se misturam ao restante do corpo.
Com um pelo extremamente comprido, que pode ser de qualquer coloração e de pequeno porte, ele é um dos mais indicados se você deseja um cachorro para cuidar dentro de casa.
Com toda aquela pelagem, o shih tzu pode enganar muita gente quanto a sua estrutura física. Eles normalmente possuem a estrutura do corpo longilínea e magra. Possui uma cauda longa, empinada e curvada para cima.
Temperamento e comportamento
Com esse quesito você não precisa se preocupar. Eles são dóceis, tranquilos e extremamente carinhosos. Também são alegres e muito extrovertidos. Eles gostam de muita atenção, se possível, 24 horas por dia, não gostam de ficar sozinhos, pois são muito apegados a família.
A raça é destruidora?
Apesar de ser um animal tranquilo, o shih tzu pode apresentar comportamentos inadequados quando não recebe atenção o suficiente.
O shih tzu é agitado?
Esses animais possuem pouca necessidade de atividade física. Assim, costumam ser muito calmos, adorando o colo do dono.
Apesar de adorar brincadeiras, esses cães também se satisfazem quando estão quietinhos em casa.
Inteligência e Obediência do Shih Tzu
Além de não serem considerados tão inteligentes como cães de outras raças, os Shih Tzu podem ser também um pouco teimosos. Por isso o adestramento desses animais pode requerer bastante paciência.
Além disso, a raça ocupa o 70º lugar no ranking da inteligência canina feito pelo psicólogo Stanley Coren. O ranking conta com apenas 79 posições. Sendo assim, a raça é uma das menos inteligentes.
Convivência com o Shih Tzu
Os Shih Tzu são considerados originalmente cães de companhia. Portanto, não costumam apresentar comportamentos de proteção com relação à casa ou à família.
Os Shih Tzu possuem comportamento muito amigável. Assim esses cães são muito dóceis e companheiros, se apegando facilmente aos seus donos.
Apesar desses cães gostarem muito de colo, não se deve abusar. Isso porque o excesso de colo pode provocar tanto problemas na coluna do animal quanto comportamentos inadequados. Cães que ficam muito no colo podem ter problemas de socialização com pessoas e outros animais.
Além disso, esses cães costumam ser muito amigáveis tanto com humanos quanto com outros animais. Entretanto para que a convivência seja tranquila, é recomendável que o animal seja socializado desde filhote.
Shih Tzu requer espaço?
Apesar de adorar brincar, esses cães são muito companheiros e não tem muita necessidade de espaço. Portanto, são capazes de viver bem tanto em apartamentos quanto em casas grandes.
Convivência do Shih Tzu com crianças, estranhos e animais
É uma excelente raça para quem possui crianças em casa, porque além de seu bom temperamento, não soltam pelos (um problema para quem é alérgico ou tem asma que acomete principalmente crianças).
Eles são muito sociáveis, principalmente com outras pessoas e até com estranhos. Mas não se engane: eles costumam latir como sinal de alerta para qualquer movimento estranho que percebam ao seu redor.
Quanto ao contato com outros cães, o ideal é que isso ocorra desde a infância, pois os shih tzus podem ser um pouco ciumentos se sentirem que seu território foi invadido. Portanto, muita supervisão nos primeiros dias.
Manutenção e higiene do Shih Tzu
Por possuírem pelos longos, esses animais têm necessidade de muitos cuidados com relação ao pelo.
Banho
A hora do banho será necessariamente mais demorada, já que a matemática é simples: mais pelo é igual a mais doses de xampu e condicionador, mais tempo esfregando para tirar toda a sujeira e mais tempo secando. Essa última etapa é muito importante, pois se o pelo não for totalmente seco, a umidade que ficará pode criar fungos e causar dermatite.
Por fim, a frequência de banhos não deve ultrapassar uma vez por semana. E a secagem deve ser feita adequadamente para que o animal não fique úmido.
Ouvidos
Na hora do banho, o maior cuidado deve ser dado aos seus ouvidos. Se eles não forem limpos de forma correta e se principalmente não forem devidamente secos, podem adquirir micoses com a proliferação de fungos.
Isso pode se tornar uma verdadeira bola de neve, pois ao levar a pata ao ouvido para coçá-lo, esta também ficará com fungo e acabará espalhando para todo o corpo.
Dentes do Shih Tzu
Outro problema que você pode ter é com a dentição. Por sua formação óssea, seus dentes inferiores costumam adquirir localização protrusa, ou seja, eles ficam mais para frente que os de cima. Por isso, os dentes da parte de baixo ficam muito próximos uns dos outros o que pode causar cárie e outros problemas periodontais.
Pelo do Shih Tzu
Se você não tem tempo para cuidar do pelo desse animalzinho, então é melhor repensar a decisão de ter um shih tzu. Isso vai exigir de você pelo menos 15 minutos do seu dia, todos os dias da semana.
Como o seu pelo é muito comprido, ele também acaba sendo muito fácil de embolar e criar nós que só podem ser retirados se forem cortados. Portanto, o melhor é escová-lo diariamente e isso pode se tornar a parte mais prazerosa do seu dia com o tempo. Além disso, o seu cãozinho ficará com o pelo macio, brilhoso e sedoso.
Portanto a escovação deve ser diária, evitando-se assim a formação de nós. Além disso é necessários que os pelos sejam cortados regularmente. Adicionalmente, presilhas e elásticos devem ser usados para evitar que os pelos caiam nos olhos do animal.
Unhas do Shih Tzu
Não esqueça também de cortar as unhas e isso é uma instrução para quem morar em apartamentos, principalmente. Se não forem cortadas, as unhas vão começar a curvar e ferir as patinhas do seu cachorro.
Cuidados com os olhos do Shih Tzu
Os olhos do shih tzu são grandes e proeminentes e, portanto, muito mais fáceis de serem lesionados. Até o próprio pelo pode causar leves arranhões na retina. Para não precisar passar por mais esse problema de saúde, tenha o cuidado de sempre prender o pelo no topo da cabeça e aparar os que ficam pelas laterais do focinho, que podem chegar até os olhos. É importante ter em casa lenços umedecidos ou gaze e soro fisiológico para deixar a região ocular sempre bem limpa.
Nível de exercício do Shih Tzu
Por terem o focinho achatado, eles podem apresentar dificuldades respiratórias. Portanto não é aconselhado que tenham altos níveis de atividade.
Por não serem muito ativos, para que se mantenham ativos os Shih Tzu devem ser estimulados constantemente. Assim são aconselhados em média 30 minutos de atividade física ao dia.
Vale lembrar que a raça possui dificuldades respiratórias devido ao focinho amassado. Portanto esses animais não devem praticar atividades intensas ou demoradas demais.
Adestramento do Shih Tzu
Ao contrário do que muitos pensam, o shih tzu pode sim ser adestrado, mas tem que começar bem cedo. Eles não possuem boa fama na matéria obediência e, portanto podem levar um tempo para seguir comandos e ordens. As seções devem ser curtas, porém com maior frequência para fazer com que ele aprenda de forma rápida. Não adianta fazer uma seção com mais de 10 minutos, já que eles perdem o foco muito facilmente.
Saúde do Shih Tzu
Um dos principais problemas que os donos de shih tzu enfrentarão é o problema respiratório por causa da conformação anatômica da sua cabeça. Eles são denominados de braquicefálicos, significa que possuem a cabeça achatada e consequentemente seu sistema respiratório também está comprometido. Esses problemas variam de espirros constantes até grave apneia.
Problemas com o peso do Shih Tzu
Pois é, aquela fofura que você tem em casa pode ficar bem gordinha e o seu pelo constantemente atrapalha a visualização do seu tamanho real. O shih tzu tem hábitos preguiçosos como ficar deitado a maior parte do tempo, mas nada que uma pequena caminhada não possa resolver. Incentive-o também a brincar dentro de casa caso você não disponha de muito tempo para passear com ele.
Alimentação da raça
O intestino dos cães Shih Tzu é curto. Então é necessário ter muita atenção ao tipo e quantidade de alimentos que são oferecidos a esses animais.
Reprodução da raça
O primeiro cio das fêmeas de Shih Tzu geralmente chega entre o 6º e 10º mês de vida. E se repete pelo menos duas vezes por ano. Porém, sempre que for possível o acasalamento não deve ocorrer para que o bem estar da fêmea seja respeitado.
A gestação da raça dura em torno de 58 a 62 dias.
Filhotes do Shih Tzu
Após o nascimento, os filhotes devem ser separados da fêmea somente após 45 dias. Posteriormente, após o desmame, podem ser oferecidos alimentos naturais ou ração.
Além disso para que os filhotes tenham bastante saúde, é recomendável que seja feita a vermifugação e a vacinação dos filhotes.