Essa raça pode ser muitas vezes confundida com um shih tzu pela sua pelagem espessa, lisa e comprida. Mas há algumas características que podem diferenciar as duas facilmente. Eles são excelentes cães de companhia e ainda podem ser excelentes como cães de alerta. Também são muito famosos e ficaram largamente conhecidos no Brasil e no mundo através das histórias em quadrinhos de Maurício de Souza nas revistas da Turma da Mônica como o cão Floquinho cujo dono era o cebolinha. Saiba quais as peculiaridades mais marcantes dessa raça.

Tudo sobre Lhasa Apso

Informações

  • País de origem: Tibet
  • País patrono: Grã-Bretanha
  • Grupo: 9
  • Função: companhia
  • Expectativa de vida: entre 12 e 14 anos
  • Altura: fêmea – 25 a 27 cm e macho – 25 até 29
  • Peso: fêmea – entre 5 e 7 kg e macho – entre 6 e 9 kg
  • Ranking de inteligência: 68ª posição
  • Energia: baixa
  • Amizade com crianças: alta
  • Amizade com estranhos: pouca
  • Pelagem: comprida, lida e densa
  • Cor da pelagem: branco, branco com preto, branco com areia
  • Olhos: formato de amêndoa e escuros
  • Preço do Lhasa Apso: entre R$ 400 e R$ 1600

Origem

O lhasa apso tem sua origem no Tibet lá pelos anos de 1500 e recebeu o nome lhasa em homenagem a capital administrativa dessa região. Eles eram sagrados para os monges tibetanos, pois segundo eles, tinham o poder de prever desastres naturais como as avalanches. Essa raça sempre foi tratada como um membro da família e até mais do que isso, pois não poderiam nunca serem vendidos ou trocados por qualquer tipo de material como pedras preciosas ou dinheiro. Exemplares dessa raça eram dados de presente como um sinal de grande respeito.

Tudo sobre Lhasa Apso

Fora a China, eles foram visto no Japão e logo em seguida foram levados para a Inglaterra e eram chamados de Lhasa Terrier, apesar de terem nenhuma referência a esse grupo. Os primeiros cães chegaram na região como presentes do 13º Dalai Lama. A raça foi cadastrada oficialmente pelo AKC em 1935 e alguns anos depois foi para o grupo dos cães não esportivos. Hoje o lhasa apso é visto como um adorável cão de estimação e é muito visto em exposições caninas.

Características do Lhasa Apso

O pelo é sem dúvidas a característica que chama mais atenção nesses animais. Ele é macio e bastante comprido podendo chegar até o chão e pode ser da seguinte cor: branco, branco com preto, cinza, branco com dourado e avermelhado. Eles são cães de pequeno porte medindo de 22 a 25 cm e podem pesar entre 6 e 7 kg. Estão na 68ª posição no ranking de inteligência. As orelhas são pendentes e com muitas franjas e os olhos são de tamanho médio e cor escura.

Tudo sobre Lhasa Apso

Temperamento

Eles são extremamente alegres, tranquilos e muito estáveis. São indiferentes com estranhos, mas latem a qualquer sinal de movimentação fora do comum. Ele é bastante brincalhão, possui um temperamento fácil de lidar e gostam muito da companhia de crianças. Se você tem outros animais de estimação em casa, não precisa se preocupar. Eles também se dão muito bem com outros caninos.

Tudo sobre Lhasa Apso

Eles também são muito independentes e gostam de ficar quietos, esperando o seu dono enquanto ele não chega em casa. Apesar de sua posição longínqua no ranking de inteligência, eles são facilmente treinados e adestrados se isso for feito ainda filhote. É um tipo de cachorro para ficar dentro de casa, não apenas pelo seu comportamento calmo, mas também pela sua pelagem que pode sujar com facilidade.

Tudo sobre Lhasa Apso

Cuidados com o Lhasa Apso

Essa raça não tem necessidade de muitos cuidados. Por ser um cão de pequeno porte eles gastam energia com muita facilidade, com passeios pequenos e rápidos, até mesmo dentro de casa já pode ser o suficiente. O ideal é escovar os pelos todos os dias e antes de dar banho certifique-se que o pelo está completamente desembaraçado e depois de molhado o trabalho pode ser duplicado. A hora de secar é a mais importante pois deve ser feita de forma minuciosa para que nenhuma parte do animal fique úmida podendo acumular fungos e irritações dérmicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here