Veterinária dando remédio para o cachorro
Veterinária dando remédio para o cachorro – Foto: Freepik

Ver o nosso pequeno companheiro doente é de cortar o coração. Aí fazemos o de praxe: vamos ao veterinário e no final saímos com uma glamorosa lista de medicamentos com nomes absurdos que nunca ouvimos falar e não sabemos nada sobre eles. E qual não é o susto quando vemos dentro da caixa da medicação uma pílula maior do que a garganta do Godzilla. A primeira pergunta que vem a nossa cabeça é: como vou fazer meu cachorro engolir isso? Bem, para responder essa pergunta montamos algumas dicas.

Como dar remédios Líquidos para cachorros

Cachorro cheirando o remédio
Cachorro cheirando o remédio – Foto: Freepik

Esses são, com toda a certeza, os mais fáceis de fazer o cachorro engolir. Se o cão gostar do gosto você pode misturar na ração, mas tem que comer na hora ou a medicação perde o efeito. Se ele se recusar a comer e achar o gosto muito ruim, o jeito vai ser usar uma seringa. No fim das contas, a seringa vai ser usada se o veterinário lhe passou a quantidade da medicação em ml e não em gotas.Mas muito cuidado para o cachorro não engasgar. Nunca dê o remédio quando ele estiver deitado, a melhor posição e com a cabeça mais alta para a gravidade favorecer o trajeto. Outro detalhe é quando falamos em raças pequenas como o York e o Shih Tzu que engasgam com frequência por causa da anatomia do aparelho respiratório, típica de cães de pequeno porte.

Como dar Comprimidos para Cachorros

Veterinária dando o comprimido para o cachorro
Veterinária dando o comprimido para o cachorro – Foto: Freepik

Esses também não são muito difíceis de dar. Você pode cortá-lo em pedaços e misturar na comida do se cachorro. Ele vai comer e mastigar o comprimido, o qual a mucosa oral logo absorverá fazendo os efeitos serem muito mais rápidos. Se ele não quiser comer o jeito vai ser triturar o medicamento e misturar com um pouco de água dando numa colher.Se essa forma também ficar complicada, o remédio triturado com água pode ser dado na seringa, mas não é a forma mais indicada. Quando um medicamento sólido é administrado através de uma seringa, boa parte dele não é colocado para fora, assim, você estará dando uma dosagem muito menor que a recomendada. Você também pode fazer uso dos chamados Pill Pockets. É um alimento feito num formato específico para inserir comprimidos e tornar essa tarefa muito mais fácil. Mas você só deve encontrá-los em lojas virtuais.

Como dar Pílulas para Cachorros

Veterinária colocando um comprimido na boca do cachorro
Veterinária colocando um comprimido na boca do cachorro – Foto: Freepik

As pílulas já são um pouco mais complicadas. Colocá-las na comida não é uma boa opção. Tem gente que insiste em retirar o plástico e ingerir apenas a medicação em pó no interior dele. Isso é completamente errado. Aquele remédio foi feito desta forma por um motivo não porque o fabricante achou o remédio colorido mais bonito. Esse tipo de medicação não pode ser absorvida na boca e portanto tem que passar ilesa e inteira até chegar ao estômago onde o suco gástrico vai fazer o favor de corroer o plástico e permitir que o organismo absorva o resto. A melhor forma de dar pílulas é inteira. Se elas foram bem pequenas (o tamanho depende da dosagem) dá para misturar num tipo de patê e fazer o cachorro engolir sem mastigar. A outra forma é o método mais convencional: abrir a boca do cão e colocar o remédio lá. Depois segure a boca dele fechada até ter certeza de que ele engoliu. Pode ser uma forma um pouco agressiva, mas é para o bem da saúde do seu amigo. Caso o cão seja de grande porte, você pode pedir para alguém te ajudar segurando as patas dele por trás enquanto você administra o remédio.

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

  1. Remédios sempre administrei com fatia de banana ou de queijo mussarela ou até rodela de salsicha. Minha dachshund tomava na maior boa 3x ao dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here