Quem tem um cão dessa raça sabe como eles podem ser fofos. Eles também têm algumas manias: não são muito chegados à ração, muitas vezes sendo necessário usar uma ração diferente por dia ou utilizar de outros meios para fazer com que eles se alimentem da maneira correta. Apesar disso eles são muito queridos no mundo inteiro, bem tranquilos e são ótimos para quem mora em apartamentos.

O cão leão

Algumas curiosidades sobre os Shih Tzus

Já percebeu como o pelo do Shih Tzu cresce no rosto? Fica muito parecido com a juba de um leão. O seu nome tem origem chinesa, que na tradução para o português significa O Cão Leão. Uma antiga lenda chinesa diz que o shih tzu nasceu da união do pequinês chinês e do lhasa apso do Tibet com a função de representar o amor de uma princesa chinesa e um mongol, proibidos de se casarem.

O Shih Tzu é uma raça bastante antiga

Algumas curiosidades sobre os Shih Tzus

Bem, pelo que foi dito acima é de se imaginar que seja uma raça milenar. Como faz parte da cultura milenar chinesa, os historiadores não conseguiram definir em que época exata surgiu a raça. Foi possível identificar uma pintura do século VI com um cão muito parecido com o shih tzu e um documento no qual o império Bizantino dá a China, como presente, alguns cães com descrições muito parecidas com a raça.

Os shih tzus eram sagrados

Algumas curiosidades sobre os Shih Tzus

O leão sempre foi considerado pelos budistas como um animal sagrado e é comum ver estátuas de leões ao lado da imagem de Buda. Assim, os shih tzus foram considerados animais sagrados e por muitos anos viveram dentro dos templos budistas e mais tarde nos palácios imperiais, sempre longe de outras raças. Os monges reverenciavam esses animais por achá-los divinos.

Os shih tzus descendem de 14 cachorros

No século XX, a popularidade da raça caiu muito na China. O general Douglas Brownrigg e a sua mulher levaram 14 exemplares da raça para a Inglaterra na década de 30. Assim, todos os shih tzus que existem atualmente descendem apenas desses 14 cachorros que foram para terras inglesas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here