Australian Cattle Dog (Boiadeiro australiano)

Se você está em busca de um cão fiel, o Australian Cattle Dog (Boiadeiro australiano) é uma das melhores escolhas que você poderia fazer. Além disso, ele adora brincar e correr, assim, o dono também tem que gostar de fazer passeios e vai ter que reservar um tempo todos os dias para brincar com ele. Como o próprio nome já diz, esse cão era bastante utilizado para ajudar a movimentar grandes rebanhos de um lado para o outro. Thomas Hall foi o grande responsável pelo cruzamento dessa raça.

Australian Cattle Dog

Informações sobre o Australian Casttle Dog

  • País de origem: Austrália
  • Grupo: 1
  • Função de origem: criação de gado
  • Expectativa de Vida: de 10 a 15 anos
  • Altura: macho – de 43 a 48 cm e fêmea – de 43 até 45 cm
  • Peso: macho ou fêmea de 15 a 20 kg
  • Temperamento: tranquilo e brincalhão
  • Ranking de inteligência: 10ª posição
  • Amizade com crianças e outros cães: sim
  • Preço do Australian Cattle Dog: de R$ 300 a R$ 800

Curiosidades sobre o Australian Cattle Dog

  • O Australian Cattle Dog é conhecido também como blue heeler ou red heeler. Sendo que a denominação varia de acordo com a coloração da pelagem do animal.
  • Um Australian Cattle Dog chamado Bluey teria sido o cão mais velho do mundo de acordo com o Guinness Book de Recordes. Ele faleceu aos 29 anos e 5 meses de idade.

História do Australian Cattle Dog

No início do século XIX, a Austrália estava com uma grande área para o pastoreio, mas o problema é que o gado da região se tornou extremamente selvagem e os cães típicos da Europa já não conseguiam levar o rebanho como em outras épocas. Os australianos precisavam de cães que conseguissem percorrer grandes distâncias e que, principalmente, não latissem porque isso só conseguia deixar o rebanho ainda mais selvagem.

O fazendeiro Thomas Hall de Northumberland cruzou, em 1840, a raça Blue Smooth Highland Collies com Dingos. Isso resultou numa raça inicialmente conhecida como Heelers. Depois disso, outros fazendeiros fizeram cruzamentos com as mais diversas raças o que resultou num cão com ingredientes essenciais para um bom cachorro de pastoreio. Ele tinha o instinto de proteção do Dálmata, a tranquilidade e a resistência do Dingo e as habilidades de pastoreio do Collie e do Kelpie. Em 1897, já com o nome de Australian Cattle Dog, a raça foi padronizada baseada nas características do Dingo. Essa raça demorou bastante para entrar em território americano, mas quando teve a sua oportunidade não desapontou e mostrou para o que veio. Em 1980 a AKC reconheceu a raça.

Características do Australian Cattle Dog

A sua aparência geral é meio grisalha, normalmente apresentando uma mistura de cores com o azul ou vermelho, ou ainda com ambas.

Por fim a expectativa de vida desse cão varia de 10 a 15 anos.

O pelo varia de um tamanho curto a médio, as pode apresentar uma pelagem mais comprida, densa e macia. Pesa entre 15 e 25 kg e quanto a sua altura, os machos variam de 43 até 48 cm e as fêmeas ficam entre 43 e 45 cm.

A pelagem do Australian Cattle Dog é muito bonita e característica da raça. Os pelos são lisos, duros e bem aderidos ao corpo do animal. Além disso, a pelagem desses cães é também bastante resistente à chuva. Ademais, esses cães foram selecionados para serem práticos. Então, seus pelos caem muito pouco e podem ser mantidos facilmente.

A coloração da pelagem do Australian Cattle Dog pode variar bastante, mas geralmente apresentam tonalidades de azul e vermelho.

Por fim, não se assuste aos constatar que os filhotes de Australian Cattle Dog nascem brancos. Porque após aproximadamente uma semana que as cores vão aparecendo. Entretanto é somente após os 12 meses de idade que o cão adquire a cor permanente de característica mesclada.

Temperamento do Australian Cattle Dog

Australian Cattle Dog

Como é um cão que foi criado para ser bastante resistente e percorrer grandes distâncias, o Cão Boiadeiro não faz muito o estilo paradão. O seu dono vai precisar reservar um tempo para brincar e correr muito com ele ou então, ele pode fazer muita bagunça procurando se entreter por conta própria.

O Australian Cattle Dog é muito obediente, portante ele pode correr sem a necessidade de ter um terreno fechado, assim que você chamá-lo ele estará de volta. Ele também é bastante inteligente e muito carinhoso, se tornando um ótimo companheiro de aventuras.

Inteligência e Obediência do Australian Cattle Dog

O Australian Cattle Dog é um cão muito inteligente, ocupando a décima posição do ranking dos cães mais inteligentes, de Stanley Coren. Sendo assim eles são facilmente adestráveis. Então, necessitam de poucas repetições para aprenderem um novo comando.

Além de muito esperto, o Australian Cattle Dog é também extremamente obediente. Sendo assim sempre que recebe um comando, o cão costuma responder rapidamente à ele.

Entretanto essa inteligência deve ser estimulada desde cedo para que o cão aprenda a melhor forma de usá-la. Então o treinamento deve ser iniciado o mais cedo quanto for possível. Isso deve ocorrer antes que o cão aprenda a ser teimoso.

Convivência com o Australian Cattle Dog

Esses cães são muito enérgicos e, portanto ativos. Então, não são o tipo de cachorro que gosta de ficar parado recebendo afagos de seu dono. Assim esses cães gostam mesmo é de sair e explorar o mundo. Eles adoram se aventurar por aí na companhia da família.

Entretanto, esses cães são bastante leais. Por isso têm o instinto protetor bem desenvolvido, sendo ótimos cães de guarda. Sendo assim esses cães são bastante apegados a família de maneira geral. Mas frequentemente eles selecionam um membro da família à quem realmente obedecem e mostram sua lealdade.

Ademais, como foram criados para a caça e pastoreio, esses animais têm o hábito de morder. Então com frequência eles podem utilizar a boca em brincadeiras. Portanto  o ideal é que o cão seja ensinado desde cedo com relação à proibição do ato. Assim ele rapidamente irá aprender à controlar esse instinto.

O Australian Cattle Dog requer espaço?

Esses cães adoram correr e brincar para gastar sua energia. Então com certeza precisam de bastante espaço para isso. Sendo assim caso não tenham espaço suficiente disponível esses cães podem apresentar problemas comportamentais indesejados.

O Australian Cattle Dog late muito?

O boiadeiro australiano não é um cão barulhento. Entretanto ele é um cão de guarda, então irá latir quando perceber alguma coisa diferente no ambiente.  Além disso, ele pode latir caso alguém passe olhando fixamente para ele. Ainda pode também latir bastante no portão quando alguém se aproxima.

O Australian Cattle Dog é destruidor?

Primeiramente é preciso dizer que esses cães são bastante ativos e curiosos. Então, tem grandes necessidades de atividade física e brincadeiras estimulantes. Mas caso o animal fique entediado, com certeza apresentará comportamentos inadequados de destruição.

O Australian Cattle Dog é agitado?

No geral, a raça é bastante agitada. Afinal ela foi criada para o pastoreio do gado. Portanto os animais mais espertos e ativos foram sendo selecionados ao longo do tempo. Então é muito importante dar à esses cães atividades diárias nas quais eles possam gastar toda essa energia.

Convivência com crianças, estranho e animais

Eles não são nem um pouco agressivos e conseguem conviver muito bem com outros cães, mas pode ter certeza de que ele sempre se colocará no lugar do chefão da matilha. Ele pode ser um tanto arredio com visitas desconhecidas, mas isso é só ao primeiro contato. Em alguns minutos ele já trata o antigo estranho que se fossem conhecidos de longa data. Esse seu comportamento é muito utilizado em sua habilidade de cão de guarda.

O cão boiadeiro também consegue se dar muito bem com crianças, em especial as mais velhas. Um comportamento típico desse cão é dar leves mordidas no calcanhar de pessoas que ficam correndo. Isso acontece com frequência em crianças, o que pode assustar as mais novas. Mas a sua mordida não machuca, é apenas mais um instinto que ficou da época que essa raça ajudava a mudar o rebanho de lugar e para fazer com que o gado seguisse determinada direção, o cão mordia levemente as suas patas.

Manutenção e higiene do Australian Cattle Dog

É uma raça que consegue se adaptar facilmente em qualquer lugar que se encontre, isso porque, eles foram criados para viver em ambientes inóspitos e de temperaturas extremas. O nosso país possui temperaturas bastante parecidas com a Austrália, já que durante o ano, apresenta consegue apresentar um calor escaldante ou o frio intenso.

Os cuidados de higiene da raça são bastante simples. Assim, os banhos devem ser dados apenas quando for realmente preciso. Além disso escovações semanais dos pelos são bem vindas.

Banho

A manutenção do pelo é bastante simples: não precisa tosar, as escovações podem ser feitas a cada 15 dias. Os banhos, caso ele viva em ambientes como fazendas onde fica fácil se sujar, devem ser realizados uma vez por semana. Mas, se por acaso isso não for possível, fazer a escovação no lugar também ajuda a tirar a sujeira e os fios que já estão soltos.

Unhas

As unhas devem ser cortadas sempre que não se gastarem de forma natural. Então pode ser que você tenha que cortá-las uma vez por mês, por exemplo.

Porém é preciso ter muita atenção ao fazer isso porque há o risco de lesionar os vasos sanguíneos. Sendo assim o ideal é pedir o auxílio de um veterinário ou profissional de pet shop.

Orelhas

O Australian Cattle Dog possui predisposição genética para a surdez. Sendo assim, é preciso realizar um teste auditivo quando o cão ainda é filhote para descartar essa possibilidade.

Além disso, é preciso ter bastante cuidado com a limpeza do conduto auditivo dos animais. Então com o intuito de prevenir infecções, é preciso limpar frequentemente a orelha do cão com algodão e solução específica. Mas se apesar da limpeza o cão apresentar vermelhidão ou cheiro desagradável, é bom leva-lo ao veterinário. Porque é possível que haja algum problema com o ouvido dele.

Dentes

O ideal é que os dentes do Australian Cattle Dog sejam escovados ao menos duas vezes por semana. Assim evita-se o acúmulo de tártaro na boca do animal. Ademais a escovação diária pode ser muito efetiva na prevenção de mau hálito e problemas gengivais.

Nível de exercício

Esses cães possuem uma grande demanda por atividade física. Então são necessários grandes períodos de exercícios diariamente. Assim, você pode escolher atividades como corrida, caminhada, natação e andar de bicicleta por exemplo.

Alimentação da raça

É preciso fornecer uma dieta equilibrada e de qualidade para esses cães. Então o ideal é que seja fornecida uma ração super premium.

Além disso é preciso controlar bem as porções de comida para que o cão não ganhe peso. Assim devem ser oferecidas duas refeições diárias.

Reprodução da raça

Primeiramente a reprodução deve ser iniciada somente após os doze meses de idade. Mas no caso das fêmeas, é adequado aguardar até o terceiro cio. Além disso entre um cruzamento e outro o ideal é que seja respeitado um período de 1 ano.

Filhotes

Em cada ninhada nascem por volta de 6 filhotes. Assim eles devem ser amamentados por pelo menos 55 dias. Então após esse período podem ser librados para a venda. Entretanto, é necessário que tenham sido devidamente examinados por um veterinário. Além disso para serem vendidos, os animais devem estar devidamente vacinados e vermifugados.

Problemas de saúde do Australian Cattle Dog

A expectativa de vida dessa raça é a mesma média para muitos cães, variando de 10 a 15 anos de idade. Apesar disso, ela pode estar mais propensa a certos problemas de saúde como a surdez, que normalmente é hereditária, doenças genéticas como a atrofia progressiva da retina e que pode causar cegueira, displasia coxofemural e uma doença rara e hereditária da raça chamada de poliencephalomyelo-phaty, na qual os filhotes ficam completamente paralisados até completarem um ano de idade.

Fotos do Australian Cattle Dog

Australian Cattle Dog Australian Cattle Dog

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here