cão selvagem dingo

Você já ouviu falar no cão selvagem australian, o Dingo? Quando falamos em cães costumamos imaginar aquele peludo fofinho que temos em casa. E falar em cães selvagens acaba deixando algumas pessoas um pouco confusas.

Os dingo são uma raça de cães selvagens da Austrália. Nesse artigo você aprende um pouco sobre eles. Principalmente comportamento e as ameaças que enfrentam atualmente.

O Dingo

dingo

O dingo como falamos, é um cão selvagem. Eles possuem em torno de 13 a 20 quilos e medem em torno de 55 cm de altura desde o ombro. Mas já ouve relatos de dingos macho com 35 quilos. Ou seja é um cachorro considerado de porte grande.

Eles são sim animais da Austrália e podem viver em habitats diferentes. Sendo encontrados em regiões montanhosas ao leste, florestas tropicais do norte e também nos desertos do centro do país.

Aproveite para conferir nossa artigo sobre família multiespécie e como os cães fazem parte da família atualmente

Cão selvagem

cão selvagem dingo

São o maior predador terrestre da Austrália e possuem uma alimentação variada. Desde insetos até búfalos. Eles vivem em matilha e caçam. Embora sejam lindos e tenham essa carinha de cachorro doméstico, eles são muito selvagens e especialistas alertam para que as pessoas não se aproximem. Muito menos tentem domesticar.

Eles são uma subespécie dos lobos cinzentos. Aí você pensa “mas nossos cães também são uma subespécie do lobo”. Pois é, mas os Dingos são extremamente selvagens e por isso sua classificação taxonômica ainda está em debate, mesmo assim pela aparência são considerados cães.

São animais tão selvagens que já houve diversos relatos e comprovação da polícia de ataques desses cães. Chegando a sequestrar e matar uma criança. Vale lembrar que não são animais ruins, são apenas animais selvagens e devem ser respeitados como todos os outros.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 5 raças de cães independentes para quem passa o dia fora

Ameaça de extinção

cão selvagem dingo

Como falamos, eles caçam e comem animais grandes. Esse é um dos motivos de estarem ameaçados de extinção. Já que os criadores de gado os caçam por conta dos ataques a rebanhos. Agricultores também os ameaçam devido os ataques as suas plantações.

Outra ameaça a vida da espécie de forma pura é a cruza com cães domésticos. Sim, mesmo havendo muitos dingos pelo país, especialistas garantem que a maioria são fruto de cruzas com cães de outras raças. Acabando com os genes dos dingos puros.

Por isso existem trabalhos na Austrália com a finalidade de reproduzir esses animais em cativeiro. Para que não sejam extintos com o tempo.

Gostou de saber um pouco sobre os dingos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here