transfusão de sangue

Você sabia que cães podem precisar de transfusão de sangue assim como humanos? É verdade, pode ser necessário fazer esse procedimento em um cão. Por isso vamos falar um pouco sobre esse procedimento e como você pode fazer para ajudar um peludo que precisa de transfusão de sangue.

O cão que precisa

cachorro com anemia

Geralmente os cães que precisam de uma transfusão de sangue apresentam uma anemia grave. Mas pode acontecer sim dele ter tido outro problema. Quando um cão precisa de transfusão de sangue infelizmente pode ser um problema.

Isso por que os bancos de sangue para animais possuem ainda menos doadores do que o dos humanos. Então mesmo não sendo um procedimento super comum, quando for necessário, será complicado de realizar na maioria das regiões do país.

O procedimento

transfusão de sangue

Não é tão diferente do procedimento em humanos. É retirado o sangue do cão doador e a bolsa é transferida para o peludo que precisa. Também é feito um estudo de compatibilidade sanguínea.

A diferença é que os cães possuem mais de 20 tipos sanguíneos documentados. Os humanos, no entanto, possuem apenas 8 tipos sanguíneos. Então o que vai acontecer é que os cães precisam ter tipos sanguíneos compatíveis. Assim como no procedimento feito em humanos.

O intervalo para um cão doar sangue novamente é de 3 meses. Por isso se você quiser ajudar colocando seu cão para ser doador, precisa respeitar esse período de descanso do peludo.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre a importância da hidratação do seu cão

Critérios para doar

transfusão de sangue

O cão que vai doar precisa preencher alguns critérios. Primeiro ele deve ter mais de 2 anos e ser saudável. Deve estar com todas as vacinas em dia e não ter nenhuma doença transmissível.

O peludo que vai doar o sangue também precisa ter mais de 20 quilos. Para aquentar sem problemas o processo da retirada do sangue e poder ser retirada uma boa quantidade sem fazer mal ao cão.

Algumas clínicas e veterinários preferem que o cão pese no mínimo 30 quilos. Ou seja, apenas os peludos de porte médio a grande podem fazer essa boa ação. As fêmeas não podem ter parido nem estar no cio.

Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre anemia em cães

Como ajudar

transfusão de sangue

Se você tem um cão que se encaixa na descrição dada acima para cães que podem ser doadores. E você quer ajudar os cães que precisam de transfusão de sangue perto de você. O ideal é procurar um hospital, clínica ou até uma universidade que tenha um hospital veterinário por perto.

Lá você informa que quer ajudar disponibilizando seu cão como doador de sangue. E eles vão avaliar se ele realmente está apto para isso e com certeza ficar muito felizes com a sua ajuda. Seu peludinho será um herói.

Por fim a gente dá a dica de você adestrar seu cão. Pois o procedimento de retirar sangue com certeza será desconfortável para ele. Assim como parece algo desconfortável para muitos humanos. No geral, ninguém gosta de ser furado.

Então adestrando seu peludo e ajudando ele a ficar calmo nessas situações, você pode colaborar para o procedimento ser muito mais tranquilo. Até por que os cães que podem doar são considerados grandes e podem acabar provocando uma confusão ou ficando muito estressados ao se assustar com a situação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here