Se você tem um companheiro canino em casa, certamente quer que ele viva o máximo possível ao seu lado, não é mesmo? Pois bem, apesar de cada raça apresentar uma expectativa média de vida – há cães que vivem, 10, 15 ou até 19 anos – é possível prolongar ainda mais a vida do cão. Como? Basta seguir cuidados básicos diários além, é claro, de oferecer muito amor e carinho.

O que pode prolongar a vida do meu cachorro?
Confira uma lista com 5 dicas para prolongar a vida do seu cão e, de quebra, deixar a sua vida ainda mais feliz!

Alimentando o seu cãozinho com qualidade

Dicas para prolongar a vida do seu cão

Assim como nós, os cachorros também precisam de uma alimentação correta e balanceada. Além de manter a aparência sempre impecável (como o brilho dos olhos e da pelagem), oferecer uma alimentação de qualidade contribui diretamente para a saúde do organismo, intestino, músculos e ossos.

Uma alimentação de qualidade inclui desde a ração mais indicada para a raça à legumes, verduras e vegetais. Aliás, para saber quais legumes e verduras o seu cãozinho pode comer, basta conferir nosso artigo sobre o assunto.

Foco no acompanhamento com o médico veterinário

Dicas para prolongar a vida do seu cão

Ainda existem proprietários que levam os cães ao veterinário apenas quando é necessário tomar alguma vacina ou banho. Porém, é preciso salientar que as consultas regulares são bastante importantes, já que nelas são realizadas exames físicos e laboratoriais, os quais são imprescindíveis para a descoberta de doenças ou qualquer outra anormalidade.

Higienizando a boca e os dentes dos cães

Dicas para prolongar a vida do seu cão

Você sabia que os cães, assim como você, escovam os dentes? A boca dos cachorros também necessita de higienização! Assim como os humanos, os cãezinhos podem sofrer com cáries, tártaro e gengivite. Os cuidados preventivos devem ser realizados pelo dono, porém, o médico veterinário é o responsável pela análise da dentição. E caso de dúvidas quanto à limpeza, peça auxilio ao veterinário.

Controlando e mantendo o peso ideal

Dicas para prolongar a vida do seu cão

A obesidade também é um problema do mundo canino. Estima-se que um cão obeso possa viver até dois anos a menos do que um cão que se encontra no peso ideal. Os quilinhos extras podem favorecer o surgimento de doenças, inclusive cardiovasculares, comprometendo assim a saúde do animal.

Segurança e cuidado ao passear nas ruas

Dicas para prolongar a vida do seu cão

Apesar de grande parte dos donos acharem que seus cães são independentes e conhecem “cegamente” o caminho de casa, recomenda-se que durante os passeios o animal esteja equipado uma coleira e uma guia. Cães soltos pelas ruas podem se acidentar em meio ao trânsito, ou até mesmo contrair doenças como pulgas, carrapatos.

Outra dica importante é quanto à segurança dos caninos e da população. Além de possuir guia e coleira, raças consideradas agressivas devem utilizar uma focinheira, a fim de evitar sustos e ataques.

Utilizando nossas dicas você estará contribuindo para uma vida mais longa, e igualmente saudável, do seu cachorro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here