Cães e crianças: Cuidados e dicas para o Convívio

Os cães e as crianças ficam de fato perfeitos juntos. Quem resiste a toda essa fofura, não é mesmo? Amamos cães e eles ficam ainda mais fofos perto de crianças, mas muita gente não sabe se esse convívio entre cães e crianças é realmente bom para os pequeninos.

Acontece que existem sim cuidados a serem tomados, porém esse é um convívio muito saudável para os dois lados. Por isso vamos esclarecer como melhorar esse convívio e assegurar muita segurança e alegria na sua casa.

Alergias

cão e criança

Uma das maiores preocupações de quem tem cães e crianças em casa, são as alergias. Inclusive, é infelizmente uma das desculpas mais comuns para as pessoas se desfazerem de seus peludos. Vamos esclarecer sobre essa situação abaixo:

  • Como o cão auxílio na redução de alergias

Acontece que na infância a criança ainda está desenvolvendo seu sistema imunológico. Os cães possuem bactérias sim, assim como qualquer ser vivo, inclusive os humanos. Mas essas bactérias não causam doenças aos humanos.

Então quanto maior a convivência entre cães e crianças, mais os pequenos tem o sistema imunológico estimulado. O que significa que a criança vai desenvolver menos ou nenhuma alergia. Podendo até mesmo ter a alergia a pelos “curada”. Vale ressaltar que alergias não são algo totalmente definitivo.

  • Alergia a ácaro e não ao pelo

cães e crianças

Você pode ainda estar confundindo a alergia da criança, ela pode ter alergia a ácaros e não ao pelo do cãozinho. São animais na verdade minúsculos que podem estar em qualquer lugar da casa.

A indicação para resolver seus problemas com o ácaro é manter a casa e o seu cãozinho limpo. Pois é, cortinas e roupas de cama, assim como o sofá também podem juntar esses bichinhos. Por isso o problema não é o cão e sim o ácaro.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 4 motivos para levar seu cão ao parque regularmente

Empatia e Responsabilidade

cães e crianças

Os cães também podem ajudar os pais a ensinar os pequenos sobre empatia e responsabilidade. É importante levar em consideração a idade da criança, já que as bem pequenas não vão entender as lições.

Mas é importante que os pais saibam que são as responsáveis pelo cão. Ainda assim é possível ensinar as crianças sobre como os outros também sentem dor, tristeza e alegria. E como é importante respeitar o outro.

O cãozinho também ajuda a ensinar crianças maiores sobre responsabilidade. Já que as crianças podem ficar encarregadas de trocar a água ou levar para um passeio. Assim aprendendo a fazer as tarefas que lhe são dadas.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre raças de cachorro pequeno para se apaixonar

Perigos?

cães e crianças

Algumas pessoas ficam preocupadas que o cão ataque a criança, tendo em vista que já foram divulgados casos de cães que atacaram crianças. Acontece, que esse tipo de coisa acontece quando as pessoas não socializam seus cães e os mantém presos e sem contato com pessoas.

Os cães precisam ter contato com todos os tipos de pessoas, crianças, adultos, idosos, pessoas altas, baixas, deficientes, gordos, magros. Quanto maior o costume dos cães com todos os tipos de pessoas e bichos, mais equilibrados e receptivos eles serão com todos.

Ou seja, um cão socializado e consequentemente equilibrado, não vai atacar uma criança. Muito pelo contrário, eles apresentam um instinto de proteção em relação as crianças, por as enxergar como filhotes da matilha.

Portanto todas as vezes que você souber de um caso de ataque de cachorro, tenha em mente que por traz daquela situação tinham pessoas que não cuidaram corretamente do peludo. E por isso tornaram o cão desequilibrado a ponto de atacar. Esse não cuidar corretamente pode ter sido por diversas coisas, desde de violência contra o cão até o fato de não passear e socializar corretamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here