Cuidados com o cachorro no outono: tudo o que você precisa saber antes da próxima estação

Com a proximidade do encerramento do verão, o outono começa a dar os seus primeiros sinais em todo o Brasil. Esses três meses que antecedem a estação mais gelada do ano servem como alerta para os donos de pets. Isso porque é preciso tomar determinados cuidados com o cachorro no outono.

Isso mesmo! Em função das alterações de comportamento dos bichinhos nesta fase do ano, é indispensável prestar atenção. Tudo se deve a forma com que os animais reagem às variações de temperatura e possíveis complicações de saúde. Afinal, essa é uma etapa com grande incidência de gripes e resfriados.criança e cachorroPor isso, a tosse, os espirros, nariz escorrendo e as enfermidades respiratórias são bem muito recorrentes nos próximos meses. Por causa disto, é essencial tomar alguns cuidados com o cachorro no outono. Quer ficar por dentro de tudo? Então, confira algumas dicas a seguir!

6 indispensáveis cuidados com o cachorro no outono

Gripe canina

Os veterinários explicam que a enfermidade chamada popularmente de “gripe canina” é desencadeada por uma inflamação na via nasal. Esse problema atinge o sistema respiratório de cães de todas as idades.

O sinal de alerta é a tosse seca, que se agrava com atividade física, estresse ou a colocação da cólera. Só que o dono também deve ficar ciente da existência de outros fatores de riscos.

Por exemplo: a secreção do nariz, a falta de vontade de se alimentar e febre alta. Para impedir qualquer susto, a indicação é que se efetue a vacinação de maneira imediata.

Pelosmusica

Outro dos cuidados com cachorro no outono se refere ao corte dos pelos. De acordo com especialistas, algumas espécies não devem ter os pelos cortados neste período do ano.

Além disso, os cachorrinhos com pouca pelagem podem até utilizar algumas peças de roupa para esquentar.

Vale salientar que os banhos também devem ser menos comuns e com água na temperatura morna. Ao finalizar o banho, é fundamental que o pet seja colocado em um ambiente confortável para não passar frio.

Carrapatos

Surgimento de carrapatos em cachorros é normal nesta estação do ano. Isso ocorre as pastagens se tornam muito mais certas, o que estimula o crescimento destas pragas.

Sendo assim, a dica é não passear com o cachorrinho pelo campo. Pelo menos, não nos próximos três meses.carrapato

Olhos

A higiene dos olhos é classificada como outro dos principais cuidados com o cachorro no outono.

Quando a temperatura começa a cair, se torna muito mais seco, diminuindo a quantia de lágrimas. Essa redução eleva o risco do seu bichinho sofrer com a poluição, toxinas e alergias.

Osteoartrose

Tanto o frio quanto a umidade são fatores que causam desconforto nas pessoas e nos seus amiguinhos de quatro patas. Os sinais de problemas crônicos nas articulações podem ter a ver com essas duas questões.

Isso se chama osteoartrose. Preste muita atenção na coluna do seu pet e, ao notar o primeiro sinal de dor, agenda uma ida ao veterinário.

Vacinaçãocarrapato

Estar em dia com as vacinas é de vital importância para o bem estar do seu cachorrinho. Esses cuidados com o cachorro no outono devem ser ampliados com pets bem novinhos e aqueles com idade mais avançada. Esse zelo se deve a vulnerabilidade da imunidade destes bichinhos.

Por fim, essa recomendação para não perder os prazos da vacinação se enquadra para todos os animais de estimação. Até mesmo para aqueles cães que não costumam sair de casa.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

1 COMENTÁRIO

  1. Grande blog aqui ! Além disso seu local lotes até rápido !
    O que host da web você o uso de ? Pode Fico
    seu associar link para seu anfitrião? Eu quero meu web site carregado como rapidamente como o seu lol

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here