Cães no pós-cirúrgico

Cães no pós-cirúrgico precisam de cuidados específicos assim como humanos. Não é raro as pessoas precisarem levar o cãozinho para fazer uma cirurgia, principalmente no caso dos cães que vão ser castrados.

Então nesse artigo você confere algumas informações sobre esse tempo de recuperação. Confira também dicas de como manter os cuidados com cães no pós-cirúrgico. Assim você vai conseguir dar conta dessa fase e manter a calma para deixar seu cãozinho saudável e se recuperando tranquilamente.

Mantenha a calma

cão com o dono

Cães são animais agitados por natureza. Porém nesse tempo de recuperação eles não podem passear, fazer atividades nem se quer pular. Devem ser mantidos em repouso e pode ficar difícil fazer isso já que eles não entendem que precisam descansar.

É importante que você mantenha a calma. Agir com agitação, chamar o cão, tentar brincar, tudo isso é desencorajado. Você deve tentar se manter o mais calmo possível para que o cãozinho fique calmo também.

É comum cães que aparentemente se recuperam rápido e já voltam a ficar agitados. Você pode usar brinquedos de morder e ossos recheados para manter o peludo entretido sem se exercitar.

As primeiras 24 horas

Cães no pós-cirúrgico

Esse período é de fato o mais crucial. Os cães no pós-cirúrgico podem apresentar vômitos, náuseas, desconforto e perda do apetite nesse período. Isso por conta da anestesia e do efeito dos remédios da cirurgia.

Por receberem bastante soro durante a cirurgia também fazem bastante xixi nesse período. Eles também ficam meio desnorteados nesse período. Então indicamos que você não ofereça comida nesse período, apenas água.

Se o cãozinho vomitar e demonstrar sinais de dor, apenas o acalme e limpe a sujeira. Depois de passar esse período você pode tranquilamente dar comida novamente a ele. Comece aos poucos.

Medicamentos

Cães no pós-cirúrgico

Geralmente os cães no pós-cirúrgico devem ser medicados. Geralmente é um anti-inflamatório, algo para evitar uma infecção. Esses medicamentos podem causar sono e até diarreia, dependendo do medicamento.

Dê apenas o que o médico veterinário receitar para o peludo. Lembre-se que podem haver contra indicações, então no pré-operatório deixe o veterinário totalmente a par do quadro do seu cão e faça os exames que forem pedidos.

Para dar o remédio uma dica é pedir a ajuda de uma segunda pessoa, mesmo se o cão for pequeno. Enquanto alguém segura o corpo, o outro segura e abre a boca e dá o remédio, de preferência em uma seringa, fica mais fácil.

Você pode usar um método de contenção que é deitando o cão de lado. E segurando o peludo pelas duas patas que estão do lado do chão, puxando-as levemente para cima. Assim ele não consegue se levantar. Mantenha a calma e não brigue com o cão, isso só vai assustá-lo mais.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre tudo sobre castração

Não deixe lamber a ferida

Cães no pós-cirúrgico

É muito importante que o cão não possa lamber a ferida. Os cães tem essa mania de mexer em suas feridas, mas isso pode causar uma infeção e até abrir os pontos antes da hora. Então use um colar elizabetano, alguns cães podem não se dar bem com ele, então você pode recorrer a roupinhas específicas para isso.

Ficar de olho no cãozinho é bom se você puder. Caso veja ele tentando mexer na ferida vale tentar distraí-lo com um carinho ou um brinquedo. Mas cuidado para não deixar o peludo agitado.

Troca do curativo

Cães no pós-cirúrgico

Cães no pós-cirúrgico precisam de trocas do curativo. Você deve seguir as instruções do médico. Mas geralmente consiste em limpar os pontos com uma gaze umedecida de soro fisiológico, secar e fechar com gaze e esparadrapo.

Se o seu peludo ainda não fez a cirurgia, você pode tentar acostuma-lo a esse tipo de manuseio. Chame-o, ensine-o a sentar ou deitar da maneira que for necessária, pode usar petisco para prender o interesse dele.

Depois é só simular a troca do curativo, finja de fato que está fazendo o processo, assim vai demorar o tempo necessário e ele já vai aprendendo que é rapidinho e ele ainda ganha um petisco. Deixando tudo mais fácil.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre com quem deixar o cão quando viajar

Ao longo da recuperação

Cães no pós-cirúrgico

Depois que você pregar a prática é só manter a atenção no seu peludo. A recuperação de cirurgia demora em torno de uma semana e geralmente os pontos são retirados com 7 a 10 dias depois da operação.

É normal que o cão possa se demonstrar menos agitado, já que estará sendo medicado e ainda vai ter o desconforto dos pontos. Porém fique atento a sinais de dores e vômitos ou diarreia severa após as primeiras 24 horas.

Esses sinais podem indicar algo errado e até mesmo uma reação ao medicamento. Ligue para o veterinário e retorne antes se necessário. Mas geralmente é muito raro alguma complicação, principalmente em cirurgias simples como de castração.

Faça todo o possível para deixar o espaço do cão tranquilo, longe de crianças, barulhos e outros animais. Ele precisa de conforto e tranquilidade, para que consiga repousar e se recuperar.

Pedindo ajuda

Cães no pós-cirúrgico

Alguns tutores ficam muito assustados com qualquer sinal de desconforto do cão como um vômito após a cirurgia. Outros não se sentem aptos para cuidar do cão no pós-cirúrgico. Acham complicado dar remédio e tem medo de trocar o curativo.

Se você se sente assim, tudo bem. Não precisa se sentir mal por isso nem entrar em pânico. Você pode pedir ajuda de um amigo ou familiar que se sinta mais apto. Não tenha vergonha de fazer o melhor para seu peludo.

Também existem pessoas que se disponibilizam a fazer o trabalho de hospedar cães em casa. Algumas tem a experiência de ter os cuidados com cães no pós-cirúrgico. Sendo que muitas fazem cursos e até mesmo podem trabalhar na área com auxiliares de veterinário, tendo a atividade de cuidar de cães em casa como uma renda extra.

Se você não se sente seguro para realizar os devidos cuidados e acha que vai precisar de uma grande ajuda. Pode ser legal contratar uma dessas pessoas. E assim ficar mais tranquilo sabendo que seu cão está recebendo os devidos cuidados de alguém experiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here