Embora muitos donos ainda tenham bastante preconceito em relação à castração, a maior parte dessa aversão ao procedimento se deve a quantidade de dúvidas que cercam a castração dos cães.
Muitos donos acreditam que a castração é algo complicado, que pode ser doloroso, ou até mesmo entristecer o animal e por isso se recusam a castrar. Mas a castração traz diversos benefícios ao cãozinho e nesse artigo vamos explicar tudo sobre o procedimento.
Quando posso castrar meu cão?
Primeiro pense direitinho se de fato é isso que você quer, cães atingem a maturidade sexual após completar um ano, e você deve ter notado que alguns comportamentos podem mudar quando ele fica adulto.
Seu cão aprendeu desde filhote a fazer xixi no cantinho dele, mas depois de adulto ele começou a fazer xixi em vários lugares da casa? Isso acontece porque na idade adulta eles passam a demarcar território.
Se você não pensa em deixar que seu cão cruze e tenha filhotes então é bom pensar na castração, fêmeas podem ter gravidez psicológica após o cio e machos podem desenvolver agressividade, além do hábito constrangedor de agarrar a perna das pessoas.
Se seu cão passou do primeiro ano, você não pretende coloca-lo para cruzar e ele está apresentando alguns desses comportamentos, talvez seja bom pensar e planejar, converse com o veterinário, e tome a decisão com calma.
Como funciona a castração de cachorros?
Se você decidiu castrar seu melhor amigo então é hora de ir ao veterinário, com o avanço da tecnologia e da medicina veterinária, a cirurgia de castração se tornou um procedimento rápido que não causa nenhum tipo de incomodo ao cão.
Muitos veterinários fazem exames de checagem no animal antes de realizar a cirurgia, e essa é a conduta ideal. Infecções, anemias e doenças de rins, fígado e coração são fatores que devem ser observados e um bom veterinário vai querer estar a par de todo o estado de saúde do cão antes de submetê-lo a qualquer tipo de cirurgia.
Aproveite para ler nosso artigo Adote um Vira Lata
As cirurgias são rápidas e consistem em sedar o cão e então retirar os testículos do macho e os ovários da fêmea. Durante o pós-operatório o cão anda e se alimenta normalmente, sendo que o dono deve ficar atento aos pontos e levar o cão ao veterinário no retorno marcado.
Os cães ficam tristes e obesos após a castração?
Não, claro que não. Isso é um mito gigantesco que foi criado em volta da castração, e nada disso é real. Cães ficam obesos após a castração por um único motivo, eles costumam se tornar cães mais tranquilos então os donos deles se sentem culpados por tê-los castrado.
Acham que o bichinho ficou triste por conta da cirurgia e então começam a dar mais ração, muitos petiscos e biscoitinhos para deixa-lo mais feliz. Um pouco da carne do almoço para agradar o cãozinho, e assim cães que foram castrados acabam obesos. Nada tem a ver com o procedimento e sim com a conduta errada do dono.
A dieta e exercícios dos cães são sempre importantes, antes e depois da castração, os cães castrados não ficam tristes, apenas mais calmos, mas continuam sendo animais felizes que precisam de carinho, exercícios e dieta balanceada.
Quais as vantagens da castração de cães?
As vantagens para o cãozinho e para o dono são diversas, machos param de demarcar território pela casa, não agarram mais as pernas das pessoas e os animais ficam mais calmos, a castração não os impede de cruzar apenas os deixa mais tranquilos quanto a essa necessidade.
Mas certamente a maior vantagem é em relação à saúde dos cães, a castração reduz muito as chances dos animais desenvolverem doenças no futuro. Nas fêmeas, além de evitar uma gravidez que o dono não possa arcar com a ninhada, ou uma gravidez psicológica, também evita infecções uterinas e câncer de mama.
Aproveite para ler nosso artigo Tudo sobre a gravidez psicológico em cadelas
Nos machos a castração evita o câncer de próstata e também reduz a agressividade que alguns machos podem desenvolver com a idade, por estar defendendo seu território ou pela necessidade de atividade sexual.
A castração feita da forma correta com um profissional capacitado nunca irá provocar nenhum tipo de problema ao cão, não vai deixa-lo triste, bobo ou obeso. Filhotes são sempre muito fofos e adoráveis, mas são uma responsabilidade enorme que deve ser evitada caso não se possa arcar com eles.
Animais castrados continuam felizes e podem ter uma vida ainda mais saudável que um cão não castrado, então pense com carinho na possibilidade e converse com o seu veterinário de confiança.
Tenho quatro cães, dois machos e duas fêmeas (castradas), os machos brigam praticamente todos os dias e um deles Sempre sai bem machucado das brigas. Acho que eles brigam por ciúmes pois eu e meu marido não podemos sair no quintal que um começa a rosnar para o outro e aí começam a brigar. Vou castrar os dois machos para ver se essas brigas param. Será que eles vão parar de brigar? Eles tem 3 1/2 anos. São irmãos.