Apesar do seu pequeno porte, o Affenpinscher, conhecido também como Grifo Macaco, é uma raça conhecida pela agilidade na caça de roedores, tais como hamsters e ratazanas. Por outro lado, o cão é uma excelente opção para quem busca companhia: divertido, dócil e brincalhão, é considerada um palhacinho dentro dos lares. O pequeno notável adora receber seus donos na porta, roendo seus brinquedos preferidos. Leia nosso post e saiba tudo sobre Affenpinscher!
Foto: https://www.akc.org/dog-breeds/affenpinscher/
Índice
Informações Técnicas sobre o Affenpinscher
- Raça: Grifo Macaco
- Nome de origem: Affenpinscher
- Origem: Alemanha
- Porte: Pequeno
- Grupo: 2
- Finalidade: Companhia e guarda
- Facilidade de adestramento: Média
- Pelagem: Curta, áspera e densa
- Cores: Preto liso, com subpelagem preta
- Altura: 25 a 30cm
- Peso ideal: 04 a 06kgs
- Ninhada: 1 a 3 filhotes
- Olhos: Escuros e redondos
- Cachorro para apartamento: Sim
- Cachorros para crianças: Sim
- Expectativa de vida: 12 a 14 anos
- Qualidades principais: Persistência e fidelidade
- Personalidade: Brincalhão, inteligente e extrovertido
- Gosto por brincadeiras: Sim
- Amigável com outros cachorros: Sim
- Amigável com outros animais de estimação: Sim
- Amigável com estranhos: Sim
- Preço do Affenpinscher: R$700,00 a R$900,00
Ficha Técnica
- Energia
- Gosto por brincadeiras
- Amizade com outros cães
- Amizade com gatos
- Protetor
- Bom para apartamento
- Gosta de Crianças
- Cuidados com higiene
- Facilidade de treinamento
- Tamanho
- Late muito
Curiosidades da raça Affenpinscher
- Affenpinscher foi originalmente criado para matar ratos e outros vermes;
- Um grande número desta raça pode ser encontrado nas casas dos EUA;
- Eles possuem excelente nível de agilidade;
- Eles são bons cães de guarda;
- Eles são pequenos em tamanho, ou seja, medem de 23 cm a 28 cm e pesam 9 quilos aproximadamente. Sendo assim, eles são “portáteis”;
- O Affenpinscher é uma espécie muito rara de cão, mesmo na Alemanha, seu local de origem;
- Ele deve ser manuseado com muito cuidado, pois se mostra frágil e delicado;
- Esses cãezinhos são os ancestrais de duas raças: o Griffen Belge e o Griffen Broxellois;
- Lá pelo comecinho do século XIX, um indivíduo teve a notória ideia da criação de um Affenpinscher de tamanho menor. Sendo assim, ele acabou se tornando um companheiro para as distintas senhoras;
- Eles não são tão amigos das crianças. Se eles ficarem irritados, os cachorrinhos dessa raça certamente prejudicarão os pequenos.
Origem e História do Affenpinscher
Acredita-se que a raça Affenpinscher tenha sido originada já no ano de 1470, na Alemanha. Tal fato é explicado pela reprodução dos cães em quadros de Albrecht Durer, naquela época. Entretanto, deve-se salientar que sua primeira aparição pública em exposições de raças foi no ano de 1.879.
Foto: https://www.akc.org/dog-breeds/affenpinscher/
Além de fazer parte da família dos Grifos Belgas, a raça é descendente dos Pinschers e Schnauzers. Aliás, as características de ambas as raças são bem presentes no Affenpinscher. Outro ponto interessante é que o Affenpinscher foi extremamente importante na Europa, participando da criação de outras raças de cães de pequeno porte, como o Schnauzer miniatura e o Griffon de Bruxelas.
Características do Affenpinscher
Sem sombra de dúvidas, a característica mais marcante da raça Affenpinscher é a sua face, muito semelhante à dos macacos. Por este fato, o cachorro recebeu até mesmo o apelido de “cachorro com cara de macaco”. Além da cabeça de tamanho pequeno, o focinho é a segunda característica que mais o assemelha aos primatas.
O Affenpinscher é preto, mas pode possuir sombreamento cinza em partes de sua pelagem.
Sua cabeça e os pelos ásperos que caem sobre ele dão uma aparência muito semelhante à de um macaco.Quanto ao seu rosto, o cão tem uma boa quantidade de pelo nas bochechas. Sendo assim, tal característica lhe dá uma aparência muito exclusiva.
Suas orelhas retas e separadas fazem com que ele pareça estar em constante alerta. Seu movimento orgulhoso e determinado é acentuado pela posição da cauda reta e ereta.
Temperamento e Personalidade
Não é à toa que o Affenpinscher é considerado um super cão de companhia e guarda. Enquanto mantém a tranquilidade e meiguice, é um feroz e barulhento cão de guarda, atento aos mínimos ruídos e ameaças à sua família ou seu lar. Tal atenção faz desta uma raça totalmente apegada à sua moradia.
Embora gostem da atenção, eles podem ficar sozinhos por períodos mais longos do que algumas outras raças. Portanto, isso os torna cães adequados para pessoas solteiras ou casais que trabalham.
O Affenpinscher se adapta super bem em apartamentos e casas de espaço mais limitado. Contudo, é preciso lembrar que este é um cão ativo. Sendo assim, vale a pena treiná-lo e também levá-lo sempre que possível para fazer caminhadas.
Apesar de conviverem com facilidade em ambientes pequenos, não podem ser deixados muito tempo sozinhos, pois podem sofrer e, consequentemente, apresentar enfermidades como depressão. A raça necessita muito da companhia de seus donos.
Esse cãozinho raramente late. Esta raça pode ser uma boa escolha se o tutor estiver procurando um animal quieto e muito tranquilo. Pois ele só late se houver um bom motivo.
Por conseguinte, as principais razões que o pet tem para latir são:
- Proteção;
- Alarme;
- Medo;
- Tédio;
- Busca de atenção;
- Saudação;
- Ansiedade de separação;
- Compulsão.
Apesar da raça ser deveras ativa, não é destruidora. Eles apenas fuçam para brincar.
Convivência com a raça Affenpinscher
O Affenpinscher é uma raça que tende a se apegar ao dono, de quem depende, assim como a quem sempre pede mais atenção. Mas é um cão que sabe:
- Ser discreto;
- Pedir a atenção que deseja com grande delicadeza;
- Se comportar bem;
- Não demonstrar maneiras exageradas quando deseja atrair o olhar do dono e de outros familiares para si.
Seu rosto alegre, como um macaquinho, reflete sua personalidade enérgica e sempre contente. Sendo assim, a maioria das vezes, fica inclinado a brincar.
Inteligência e obediência do Affenpinscher
O Affenpinscher é um cachorro que possui uma inteligência acima da média. Tal característica faz com que sua capacidade de reter o aprendizado seja maior do que a maioria dos cães pequenos que existem.
Em termos gerais, esse lindo pet será capaz de assimilar uma ação usando pouquíssimas tentativas.
O treinamento deve ser sempre realizado em locais onde ele esteja sujeito a pouca distração, evitando o ar livre. Se você tirá-lo de casa, seu caráter intrépido e aventureiro virá à luz, perdendo qualquer oportunidade de treiná-lo.
Manutenção e higiene do Affenpinscher
Essa raça não perde muito pelo e isso é um ponto positivo, mas é imprescindível que o dono cuide dos pelos do cão, mantendo-os sempre limpos e escovados. Caso contrário, a pelagem pode embaraçar, dificultando a manutenção estética do animal.
Quando o dono optar pela tosa, é preciso que a mesma seja realizada em petshops, com profissionais especializados, visto que o cão pode se movimentar bruscamente, dificultando a tosa. Adicionalmente, os pelos não devem ser totalmente tosados: devem ser mantidos em um comprimento curto.
Os Affenpinscher não devem tomar banhos regularmente, pois, tal prática, pode deixar o pelo seco e quebradiço.
O ideal é cortar as unhas ou lixa-las duas vezes por mês. De tal forma, isso evitará possíveis acidentes entre as brincadeiras que o pet costuma gostar.
A recomendação é que sejam verificadas semanalmente as orelhas do cão. Para que, sem perda de tempo, elimine o acúmulo de cera. Limpe sempre que necessário.
Essa raça requer que os dentes sejam escovados várias vezes por semana, se possível, até diariamente. Isso evita acúmulo de tártaro e demais infecções.
Condição física da raça
O Affenpinscher é uma raça com uma aparência muito particular. Seja como for, é um cão muito pequeno e compacto.
Este pet mantém uma aparência do tipo “quadrada”, o que significa que, aproximadamente, mede a mesma altura por muito tempo.
Saúde do Affenpinscher
Foto: https://www.dogbreedslist.info/all-dog-breeds/affenpinscher.html
O Affenpinscher é, no geral, um cachorro saudável – visto sua longevidade, a qual pode alcançar os 14 anos. Entretanto, em sua meia-idade podem apresentar alguns problemas simples, os quais devem ser tratados e acompanhados com cuidado. Algumas das doenças mais comuns apresentadas pela raça são às ligadas à visão e ao sistema respiratório. A falta de ar é uma ocorrência frequente.
Por outro lado, é uma raça que oferece poucos riscos aos donos e demais pessoas que convivem com sua companhia. O Affenpinscher é hipoalergênico, ou seja, não favorece a ocorrência de alergias.
Nível de exercício do Affenpinscher
Por se tratar de uma raça ágil, o Affenpinscher exige um cronograma diário de atividades físicas. Médicos veterinários recomendam que o cão faça uma caminhada diária de, ao menos 30 minutos. Vale lembrar que caso o cachorro não realize tais atividades, há a possibilidade de o animal apresentar hiperatividade.
Foto: https://www.dogbreedslist.info/all-dog-breeds/affenpinscher.html
Adestramento do Affenpinscher
Mesmo sendo um cão extremamente inteligente, o adestramento do Affenpinscher não é simples e o processo pode, muitas vezes, durar meses a fio. Os principais motivos para a dificuldade do adestramento são a sua teimosia, distração e obstinação. Adestradores profissionais dizem, ainda, que o processo deve ser duro e firme, pois a raça têm como forte característica o individualismo e o territorialismo, principalmente quanto aos seus objetos e brinquedos.
Alimentação da raça
Por se tratar de um cão de pequeno porte, o ideal é uma ração de grão pequeno. A quantidade diária máxima de refeições é de duas vezes por dia, pela manhã e à noite.
Reprodução da raça
Sua ninhada é de três filhotes. A gravidez ocorre em 60 dias e é aconselhado supervisão veterinária nesse período.
Filhotes da raça
Os filhotinhos nascem e, logo em seguida, ficam completamente cegos. Sem contar que são tão pequeninos, com tão pouquinhas gramas, que cabem na mão de um adulto.
Eles se mostram bem brincalhões, ativos e teimosos. Em geral, necessitam ser treinados bem cedo, pois assim serão impedidos de serem adultos desobedientes.
O filhotinho de Affenpinscher é bastante inteligente. Ele possui suas convicções próprias e, consequentemente, possui uma “forma certa” de executar as coisas.