cão se coçando

Você sabe quais os tipos de carrapatos? Nós amantes de cães odiamos esses bichinhos. Quem nunca encontrou um no seu peludo deu muita sorte, o que é raro. Principalmente nas regiões mais quentes, e no verão, afinal o calor ajuda essa criaturinha a se reproduzir com mais velocidade.

Você sabe como cuidar do seu peludo? A gente vai falar nesse artigo sobre os tipos de carrapatos. Para você estar mais por dentro do que pode acontecer. Mas também sobre como evitar o problema.

O perigo do carrapato

cão se coçando

Os carrapatos podem causar uma série de doenças e até mesmo levar um cão adulto à óbito. Isso é triste, mas muita gente não se preocupa tanto com o carrapato por achar que cachorro tem isso mesmo.

E na verdade não é para ter. Esse é um problema muito sério que precisa ser combatido da melhor forma possível. Então se você não costuma levar muito a sério os cuidados em relação a prevenção de carrapatos. É bom começar logo, afinal de contas para os cães ter mesmo que seja só um carrapato já é dolorido e incomodo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 5 motivos para castrar seu cão

Carrapato-estrela

Tipos de carrapatos

Esse é um dos tipos de carrapatos que é bem perigoso, isso por que pode atacar humanos também. Porém o alvo preferido deles geralmente são cavalos e capivaras. Eles transmite a febre maculosa, e vivem em áreas de vegetação intensa.

A doença é transmitida a partir da picada de um carrapato-estrela infectado. Você não vai pegar diretamente de um cão doente. Os cuidados devem aumentar se você for fazer uma trilha ou um passeio mais natureza com seu pet.

Carrapato-vermelho-do-cão

cão se coçando

Entre os tipos de carrapato esse é o mais comum e é encontrado nas cidades, por isso ele pode aparecer no seu cão e na sua casa. O Carrapato-vermelho-do-cão pode transmitir doenças sérias como doença de Lyme, Babesiose e Erlichiose, conhecida como doença do carrapato.

Essa última se não for tratada rapidamente pode matar o cão e é infelizmente uma doença considerada fácil de ser contraída. Então esse é um carrapato muito perigoso. Infelizmente, não é muito difícil de encontrar casos perto de você de cães que faleceram por conta desta doença.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre lágrima ácida, o que é e como cuidar do seu peludo

Prevenção

Cães que não gostam de banho

A melhor forma de proteger seu peludo é com a prevenção. Essa é a melhor arma para evitar qualquer problema na sua vida e na do seu peludo. Então siga algumas dicas simples para evitar qualquer um dos tipos de carrapatos.

Antes de tudo mantenha seu cão com vacinas e medicamentos em dia. Se informe com o veterinário se tiver dúvidas, mas os cuidados com o medicamento para evitar carrapatos são relativamente simples.

Você deve comprar um remédio anti-parasitas que esteja de acordo com o peso do seu peludo.  A maioria deles deve ser dado uma vez por mês. Mas você encontra as instruções corretamente em cada medicamento.

cão e medicamento

Além disso é bom lembrar que o ambiente fica com mais de 90% dos carrapatos, ou seja, se tem um no seu cão. Tem muitos pela casa. Então mantenha a casa e quintal bem limpos. O ideal seria passar um pano dia sim dia não. E fazer uma faxina geral severa uma vez na semana. Lenções devem ser trocados e bem lavados uma vez por semana se o cão tiver acesso a cama.

Se o cão teve uma infestação os banhos que geralmente devem ocorrer a cada 15 dias, devem ter uma frequência maior. O indicado é no caso de infestação conversar com o veterinário, que vai checar o estado do peludo e te orientar para evitar que os parasitas retornem.

Mantenha as orelhas do seu cão sempre limpas, pois é um local que os carrapatos gostam de se esconder. E sempre verifique se ele tem algum parasita. Olhe em todos os lugares, inclusive debaixo das patas e unhas e entre os dedos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here