Popularmente conhecida como lágrima ácida, essa condição também é chamada de cromodacriorreia. Você já ouviu falar? Sabe o que é a lágrima ácida? O nome é assustador, mas não chega a ser algo tão sério.

Mesmo assim, nesse artigo você vai aprender mais sobre essa situação. O que de fato é a cromodacriorreia e como você pode cuidar do seu peludinho. Claro que sempre indicamos que na verdade você busque um veterinário. Qualquer coisa relacionada a saúde do seu peludo sempre deve ser relatada ao veterinário da sua confiança.

O que é lágrima ácida

Lágrima ácida

Sabe os cães que tem a região dos olhos mais escurecida e parecendo sempre úmida? Isso é a lágrima ácida. Na realidade não é de fato ácida, o ph dela é neutro, então não tem com o que se preocupar nesse sentido.

Porém é bom tratar essa condição. Se não for tratada facilita a proliferação de fungos e bactérias na região e pode se espalhar pelo focinho.

Mas o que é a cromodacriorreia? O que acontece é que os canais lacrimais do cãozinho ficam entupidos. Então o líquido não é absorvido pelo canal e ele acaba esborrando dos olhos. Então essas lágrimas vão deixando a região úmida e criando aquela mancha que deixa muitos tutores desconfortáveis.

Confira também nosso artigo sobre 5 motivos para castrar seu cão

Quais as causas

Lágrima ácida

  • Conjuntivite
  • Substâncias em brinquedos
  • Substâncias na água
  • Substâncias na ração
  • Metabolismo do cãozinho

Como dá para ver as causas podem ser das mais diversas. Nem sempre a causa é externa, podendo ser algo do organismo do peludo.

Para o tratamento ser eficaz o ideal é descobrir qual a causa. Por isso é recomendado procurar a ajuda do veterinário. Para descobrir o que está causando essa condição, e assim poder evitar a situação que causa as lágrimas e as manchas.

Tratamento

Lágrima ácida

Como falamos, o ideal é buscar a ajuda do veterinário para conseguir descobrir qual a causa. Então ele poderá te ajudar com o tratamento e com recomendações de como evitar a causa da lágrima ácida do seu peludo.

Mas entendemos que muita gente pode não ter condições de consultar um veterinário tão rapidamente. Então vamos dar algumas dicas aqui simples e que não vão prejudicar seu peludo em hipótese alguma.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como dar remédios para os cães

Antes de tudo procure sempre dar água filtrada para o seu cão. Assim você evita substâncias indesejadas na água. Também busque evitar comida e brinquedos com corantes, ou que soltem substâncias e partículas.

Lágrima ácida

Feito isso, é preciso começar a limpar frequentemente a região. Você pode usar uma gaze com soro fisiológico para limpar e depois passe uma gaze limpa ou uma toalhinha limpa para deixar a região bem seca.

Lembre-se que o que causa a mancha é a umidade na região então lembre-se de sempre deixar ela sequinha. Existem alguns produtos no mercado indicados para fazer essa limpeza. Mas a gente indica que você peça a opinião do veterinário antes e sem essa consulta invista apenas no soro e em deixar a região bem sequinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here