Assim como as pessoas, cães também podem ter resfriado, mesmo cães muito saudáveis e bem cuidados estão sujeitos a ter um resfriado de vez em quando, ninguém está totalmente a salvo.
Nesse artigo vamos explicar como os resfriados funcionam nos cães e como o tutor deve agir para cuidar do seu cãozinho nesses momentos em que ele vai precisar de cuidados especiais e muito carinho para se recuperar.
Sintomas do resfriado nos cães
Assim como os humanos, os cães apresentam sintomas de que estão gripados, entre esses sintomas estão os espirros frequentes, tosse e dificuldades de respirar, o cãozinho também apresenta congestão e secreção nasal.
Quando resfriado o cãozinho sente mal-estar, ele vai se demonstrar meio triste e cansado, a fraqueza causada pelo resfriado vai fazê-lo procurar deitar-se mais e ficar quietinho, fique atento a esses sinais para identificar a presença do resfriado.
É possível que nos casos mais graves o cão também tenha febre e dor de cabeça, é difícil identificar a dor de cabeça, já que infelizmente nossos cães não falam, mas se ele estiver agindo como geralmente não age, fugindo do sol e de barulhos e com dificuldades de abrir os olhos então ele pode estar com dor de cabeça.
Aproveite para conferir nosso artigo Aprenda a medir a temperatura do seu cão
Alimentação e hidratação
É normal que por estar doente, muitos cães se recusem a comer e tomar água, nesses casos estimule seu cão a comer e a se hidratar, uma sopinha de verduras e arroz pode ajuda-lo a sentir mais vontade de comer. Até um caldo de galinha, sem nenhum osso, pode ser oferecido ao peludo.
Muitos cães passam a comer se o dono estiver presente estimulando-o a se alimentar, não é para forçar o cão a comer, mas com uma voz tranquila converse com ele e aproxime a comida dele, muitos cães se sentem mais confortáveis para comer com o carinho do tutor. Recusar alimentação quando resfriado é comum até mesmo para nós, afinal é comum sentir dor de garganta e outros incômodos.
Sem passeio
O cão está fraco, muitas vezes cansado demais para caminhar demais e muitas vezes sair pode incomodá-lo. Enquanto o peludo estiver resfriado, evite sair, com o tempo que for melhorando ele vai começar a caminhar aos poucos pela casa.
Caso o clima esteja frio os passeios são ainda menos recomendados, afinal podem agravar a situação do resfriado do cão.
Aproveite para conferir nosso artigo Como acostumar o cão ao passeio
Melhorando a respiração
Um dos sintomas que mais incomodam o cão é a congestão nasal e dificuldade de respirar, caso seu cãozinho esteja sofrendo com isso, você pode nebulizar o seu cão para ajuda-lo a respirar.
É recomendado usar soro fisiológico para isso, existem nebulizadores no mercado vendidos para o uso canino, mas os de humanos também podem ser usados sem problemas. Se você não dispor de nenhum dos dois em casa, leve seu cãozinho ao banheiro e abra a torneira com água quente, o vapor da água vai ajudar ele a respirar melhor.
Quando devo levar meu cão ao veterinário?
Em cães, resfriados são doenças comuns e leves assim como em nós humanos, mas que podem se desenvolver para problemas mais sérios. Se após uma semana de todos esses cuidados seu cão ainda apresentar os sintomas citados acima e não apresentar nenhuma melhora.
Então você deve leva-lo ao veterinário e explicar quais os sintomas que o cãozinho está sentindo, há quanto tempo está doente e como cuidou dele. Não é recomendado medicar o cãozinho sem prescrição do veterinário.