cão e medicamento

Dar remédios para os cães pode significar sinônimo de pânico para muita gente. Algumas pessoas não sabem como administrar os medicamentos e na maioria dos casos os cães não colaboram mesmo. Mas é compreensível, quem gosta de remédio?

O problema é que não dá pra conversar e convencer o peludo de que é pro bem dele. Então tão preparamos nesse artigo algumas dicas de como dar remédios aos cães. Para você conseguir medicar seu peludo em casa e cuidar muito bem da saúde dele.

Remédios líquidos

Cães no pós-cirúrgico

Os medicamentos líquidos podem ser os que mais assustam a maioria dos tutores. Dar remédios líquidos realmente não é fácil. Mas existem técnicas para tornar a situação mais prática.

  • Na comida

Dar remédio líquido na comida é uma solução. Mas é preciso conversar com o veterinário antes. Caso o profissional libere então você pode usar esse método. Para começar é bom comprar comida úmida. Assim o medicamento se mistura bem na comida.

Separe corretamente a quantidade de medicamento que você deve dar. Então dê um pouquinho de comida antes para o cachorro se empolgar e depois dê a comida bem misturada com o remédio. Coloque caldo e verifique se o cãozinho comeu mesmo tudo.

  • Diretamente na boca

dar remédios

Para os cães que não é possível dar remédios misturado na comida. Será preciso usar um conta gotas ou seringa. Para espirrar o remédio dentro da boca do cão. Mas  será preciso ter calma e não espirra tudo de uma vez para não fazer o cão se engasgar.

Comece chamando o peludo e para dar o remédio segure-o de forma que ele não consiga sair. Se possível peça ajuda de outra pessoa. A pessoa pode segurar o corpo do peludo pelos ombro e tronco. Você então puxa a gengiva do cão para cima e encaixa a seringa no espaço entre os dentes.

Se necessário faça pausas para o cão se acalmar e volte para terminar de dar o remédio pela dose completa. Mas não solte totalmente o cão, ou vai ser mais difícil de terminar.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre Gastrite em cães e saiba como cuidar do peludo

Comprimidos e capsulas

cão e medicamento

Comprimidos não devem ser esmagados e cápsulas não devem ser abertas. A capsula foi feita para chegar até o estômago do cão daquele jeito, ou não fará o efeito desejado. Então não faça nada com capsulas e comprimidos.

A única exceção é no caso do médico veterinário recomendar que parta o comprimido e dê metade ou um quarto, por exemplo. De acordo com a dose necessária para o cãozinho. Mas isso deve ser de acordo com a orientação do médico.

O ideal é colocar o comprimido ou cápsula em cima a língua do peludo, levantar a cabeça do cão para trás com cuidado. Então faça uma massagem no pescoço e no focinho, isso vai facilitar que ele engula.

Quando o peludo lamber o focinho vai mostrar que o cão engoliu. Fique atento caso o peludo acabe tentando te enganar e depois cuspa o comprimido ou cápsula.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a leptospirose em cães e saiba como tratar e prevenir

Remédios na pele

cão e medicamento

Remédios na pele do cão são mais fáceis de administrar, já que não envolver colocar algo com gosto ruim na boca dele. Prenda o peludinho entre as suas pernas se não puder pedir ajuda a ninguém e espirre o remédio na pele dele. Geralmente esse remédio é dado na pele do pescoço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here