5 motivos para castrar seu cão

Muitas pessoas ainda tem medo ou preconceito para castrar o cão. Por isso elas usam desculpas e argumentos meio vazios para passar longe da castração. É por isso que nesse artigo listamos 5 motivos para você decidir castrar seu cão de uma vez por todas.

Queremos deixar claro que respeitamos sim as decisões dos tutores. Mas é importante abrir sua cabeça quando o assunto é seu cão. Castrar é um ato de amor, e isso não é uma ideia infundada. Os veterinários defendem que esse é o melhor caminho. Se achar que esse artigo não convence, procure a opinião de alguns profissionais capacitados.kuvasz

Cães não ligam para a vida sexual

A desculpa para muitos, principalmente os homens, é que “poxa, mas tadinho do cachorro… ele nem vai poder transar uma vez?” Acontece que os cães não ligam para a vida sexual deles. Para eles atividade sexual não tem a ver com prazer, nem com autoestima e também não é uma escolha.

Para os cães a cruza tem puramente a ver com a reprodução da espécie. Acontece que já existem cães demais no mundo. Inclusive abandonados e infelizmente sofrendo muito. Se você tem um peludo de raça, cruzá-lo sem ser um especialista em reprodução canina não é a melhor ideia.

Isso por que você pode passar para os filhotes problemas genéticos de saúde. Tendo assim cães doentes no futuro. Deixe isso para os bons criadores, capacitados e sérios que realmente fazem um trabalho responsável cuidando muito bem dos seus animais.

Cão mais tranquilodeitado

Não é novidade que o cachorro quando castrado fica mais tranquilo. E não, seu cão não vai ficar mais bobo ou engordar. Ele só vai ficar menos agitado embora continue sendo divertido e feliz.

A diferença é que atividades como passear, dar banho e outras coisas que antes eram difíceis vão ficar mais simples. Deixando sua vida mais prática. O cão não vai tentar fugir e também vai evitar ele estranhando e até reduzir agressividade que alguns cães pouco socializados podem apresentar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre adestramento positivo, saiba o que é e como aplicar em casa

Se livrar de incômodoscauda

As fêmeas no cio podem ficar mais agitadas, além de menstruar, o sangue pela casa pode incomodar bastante. Machos e até algumas fêmeas passam a marcar território com frequência. Fazendo xixi nos lugares mais incômodos.

Morder coisas indevidas incessantemente também pode ser um comportamento reduzido após castrar o cão. Isso por que o peludo pode estar com um excesso de energia devido os hormônios e tem comportamentos como latir e destruir causados por esses hormônios.

Salvar o cão de fábricas de filhotespinscher

Muita gente não pensa nisso, mas é uma preocupação que donos de cães de raça devem ter. Infelizmente muitos cães de raça são roubados para que as peças os coloquem para cruzar e assim vender os filhotes em feiras ou até em locais abertos, ou pela internet.

Castrar seu peludo vai evitar que ele ou ela – já que fêmeas são os principais alvos- seja usado nessas fábricas como matrizes. Infelizmente é uma preocupação real.

Se você tiver o cão roubado, o cão é vendido e você tem mais chances de o encontrar. Obvio que é importante informar a polícia, mas isso evita um sofrimento a mais para o cão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cuidados básicos com o cão para quem nunca teve um

Castrar prolonga a vida do cãoEntenda as necessidades básicas dos cães

O motivo mais importante é que a principal causa de moratlidade canina são doenças como câncer. O câncer de mama e dos órgãos reprodutores no caso. Castrar o cão acaba com essa possibilidade .

E fêmeas castradas no início da vida apresentam chances reduzidas a quase zero de ter câncer de mama. Por isso vale a pena optar por essa opção e castar seu cão assegurando que ele tenha mais longevidade e uma vida saudável.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here