Cuidados básicos

Você sabe quais os cuidados básicos com o cachorro? Algumas pessoas nunca tiveram cães na vida. Ou tiveram, mas eram crianças e os pais que cuidaram. E aí quando elas resolveu integrar um peludinho à família acabam ficando perdidas sobre quais os cuidados básicos com o cachorro.

Por isso nesse artigo você confere quais são esses cuidados. Saiba o que é mais importante na vida do seu cão. E entenda como você pode proporcionar uma vida confortável, feliz, saudável e segura ao seu cão.

Conheça o seu cão

Como acalmar

Os cães de raça geralmente tem alguma predisposição a problemas de saúde. Os braquicefálicos são mais frágeis e não resistem a calor ou atividades físicas exageradas. Os cães adotados em abrigos ou da rua podem ter passado por um histórico de traumas como violência e abandono e terem medo de certas coisas ou até ter sequelas físicas de agressão ou alguma doença.

É importante conhecer seu cão no sentido citado acima. Mas também é bom conhecer a personalidade, preferências e costumes do peludo. O cachorro bebe qual quantidade de água por dia? Ele costuma ser muito brincalhão ou mais tranquilo? Tudo isso pode te ajudar no futuro a descobrir algum sinal de precoce de uma doença.

Higiene

Cães que não gostam de banho

Os cães tem a pele mais sensível que a nossa. A higiene deve ser feita apenas com produtos específicos para cães. E não precisa de desodorantes, perfumes e condicionadores. Shampoo e sabonete para cães está bom. Protetor solar e hidratante também é legal.

A higiene na volta dos passeios pode ser feita com lenços umedecidos nas patas. As orelhas também devem ser limpas com gaze ou algodão levemente umedecido, mas nada de mexer no ouvido.

Banhos e limpeza das orelhas a cada 15 dias ou uma vez na semana já é deficiente. Vai depender da rotina do cão e outros fatores.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 9 coisas que os cães amam

Alimentação

Cuidados básicos

A alimentação deve ser feita junto ao seu veterinário. A quantidade de alimentação vai variar de acordo com cada cão, de acordo o tamanho, raça e até com as atividades praticadas por ele.

Os filhotes comem mais vezes. Quando adultos os cães passam a comer apenas duas vezes por dia e é suficiente. Geralmente eles pedem mais comida, mas é pura vontade, está nos instintos deles se alimentar o máximo que puder. Se você exagerar vai levar seu cão a obesidade e problemas de saúde.

Rotina

Cuidados básicos

É ótimo que os cães tenham rotina. Eles adoram saber que vão comer, passear e brincar sempre nos mesmo horários. Inclusive eles se acostumam a esses horários e geralmente dormem e acordam sempre nas mesmas horas.

Monte uma rotina para o seu cão que faça ele se ocupar e se divertir. E assim ter tudo o que precisa sem ficar entediado e acabar criando comportamentos indesejados.

Passeios

Enforcador

Os cães precisam passear é sim um dos cuidados básicos. Alguns mais outros menos. Tudo vai depender de conhecer seu cão e saber quanto tempo de passeio ele precisa. Isso vai variar de acordo com a raça, porte e até personalidade do peludo.

Para manter a segurança do seu cão nunca o solte pela rua. O cachorro pode se machucar em uma briga, se perder ou ser atropelado. Procure evitar que o cãozinho sofra qualquer coisa ruim. Solte-o em parques para cães que tenham cerca e fique sempre de olho caso ele não se dê bem com algum outro cão.

Indicamos o uso do easy walk, que é um peitoral onde você prende a guia na parte da frente do peito do cão. Assim cães que puxam no passeio são deslocados para a lateral e com o tempo e treinamento aprendem a parar de puxar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre por que o enforcador é considerado um método ultrapassado

Saúde

Cuidados básicos

No início o cãozinho deve tomar a V10 ou V8 em suas 3 doses, além da vacina de giárdia e raiva. Ao longo da vida ele deve receber o reforço dessas vacinas anualmente. Sendo apenas uma de cada por ano.

Também é importante que o cãozinho receba os remédios de verme e anticarrapaticidas de acordo com a necessidade dele. Consulte o seu veterinário para saber qual a melhor agenda de medicação para o seu peludo.

Amor e educação andam juntos

cão e tutor

Muitas pessoas não entendem por que o cachorro fica tão agitado e o que os cuidados básicos tem a ver com isso. Muitas não dão limites aos cães, ou não aprendem como educar o cão. Eles não reagem bem a broncas e também não entendem se você quiser explicar. Por isso é importante aprender sobre adestramento positivo.

Isso não é amar menos o cão. Pelo contrário, educando o peludo e o ajudando a ser mais tranquilo, você está realizando um ato de amor.

Veterinário

Cuidados básicos

As idas ao veterinários para cães adultos devem acontecer pelo menos uma vez ao ano. O ideal é que o cão faça um check up com exames de urina e de sangue pelo menos. Sendo que determinadas raças tem alguns problemas mais específicos.

Na velhice o peludo deve ir a cada seis meses no veterinário para checar sua saúde. Indicamos que ao resolver ter um peludo comece a montar uma reserva de emergência caso precise para alguma emergência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here