cão pedindo comida

Cães que pedem comida realmente podem incomodar bastante algumas pessoas. Esses peludos ficam incomodando quem quer que esteja comendo perto deles. Assim eles nutrem esperanças de receber um pouquinho do seu almoço.

Os cães não podem comer a nossa comida, nossos temperos e alguns ingredientes podem leva-los a óbito. Sem contar que é bem chatinho o cão te incomodando sempre que você for comer. Por isso vamos explicar nesse artigo os motivos disso acontecer e como você deve agir.

Por que o cão pede comida?

Cães que pedem comida

Os cães não são animais do tipo que rejeitam comida. Eles adoram comer algo gostoso e sempre que possível vão querer ganhar algo diferente. Isso é natural. E afinal de contas, é mesmo chato comer sempre a mesma coisa.

Acredita-se que outro motivo para essa fome insaciável que a maioria dos cães apresenta é que eles mantem seus instintos dos ancestrais. Lobos não sabiam quando seria sua próxima refeição, por isso sempre que podiam comer, eles comiam o máximo possível. Por isso rotina é importante.

Cara de pedir

Cães que pedem comida

Muitos cães que pedem comida fazem uma carinha fofa para pedir comida. É só colocar aqueles olhinhos na sua direção, as orelhas para trás e a cabecinha inclinada. Além de ficar se lambendo. Sabemos que são fofos, e muitos tutores caem nessa. Acabam dando um pouquinho aqui, outro ali. E aí o cachorro se acostuma e nunca mais para de pedir.

Latindo e rosnando

Outros cães que pedem comida latem e até rosnam para o tutor ou outras pessoas da casa. Pedindo comida incessantemente. Nesses casos eles vencem a pessoa pelo cansaço ou até por medo. Sendo que alguns tutores acabam ficando com medo do próprio cão, achando que vão levar uma mordida.

Cão que se apoia na mesa

cão pedindo comida

Outros cães alcançam a mesa e se apoiam nela. O ideal é que você evite toalhas ou panos que ele possa puxar. Para não acontecer nenhum acidente. Pelo menos até que ele aprenda que não vai ganhar nada enquanto ficar pedindo. É bom apenas retirar as patas do cão da mesa sem falar nada ou apenas um “não” firme sem gritar e voltar a comer.

Ignore o cão

Pode levar um tempo, mas a melhor tática é ignorar o cão. Por mais que ele venha a latir e pedir. Apenas ignore cão, não olhe, toque nem fale com ele enquanto ele pede. Apenas retire-o da mesa se ele se apoiar nela.

Então você deve fazer isso sempre que ele estiver pedindo enquanto você come. Não fraqueje dando “só um pouquinho” ou conversando com ele. Isso só vai reforçar o comportamento de ficar pedindo incessantemente.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre a importância da alimentação equilibrada para os cães

cão pedindo comida

Alguns cães, principalmente filhotes, podem querer mordiscar você para chamar atenção. Se o cão fizer isso, tenha um espaço para coloca-lo, com um separador de ambiente, e coloque-o lá. Só o retire depois que ele se acalmar sozinho.

Esse processo pode parecer difícil. Mas na verdade só se consegue educar cães com muita repetição e persistência. Então é bom ter paciência e dedicação. Ou o cão vai acabar vencendo você e repetindo aquele comportamento incomodo todos os dias.

Quando dar um agrado?

cão com petisco

É importante que petiscos só sejam dados quando o cão estiver calmo. Principalmente se o for o caso de cães que pedem comida. Dê petiscos durante o adestramento ou brincadeiras. E até mesmo a alimentação diária seja dada após pedir que o cão faça algo como sentar.

Essa atitude ajuda o cão a aprender que só ganha algo quando está calmo. Assim ele vai aos poucos parando de latir ou pedir encarando enquanto você come. Pois percebe que só recebe comida quando está calmo e que não ganha nada pedindo enquanto você come, nem mesmo sua atenção.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre sinais de doenças cardíacas em cães

Nutricionista

cão com muitos petiscos

O ideal é que você busque a ajuda do veterinário nutricionista para saber o quanto seu cão deve comer por dia. Principalmente se você oferece a ele comida natural, seja cozida ou crua. E se você oferecer ração busque a de melhor qualidade que você puder comprar.

Isso por que rações com baixíssima qualidade podem não ter todos os nutrientes que o cão precisa e ele pode de fato estar sentindo fome por conta disso. Leve-o para uma avaliação com o veterinário se você estiver com dúvidas sobre o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here