As doenças do coração são perigosas não apenas para nós, seres humanos, como também para os animais como os cachorros. É preciso ficar atento aos sinais e sintomas que os nossos pequenos amigos de quatro patas podem apresentar. Doenças cardíacas podem ser fatais e não nos deixam muito tempo para decidir o que fazer.

Confira também a lista de cachorros mais inteligentes do mundo.

Sinais de doença cardíaca em um cachorro

Mas não se esqueça: você não é médico veterinário. Então não dá para sair por aí dizendo que o seu cachorro está com uma doença cardíaca simplesmente porque você conseguiu identificar alguns dos sinais que serão citados abaixo. Várias doenças podem apresentar os mesmos sinais e sintomas e apenas o veterinário poderá fazer o diagnóstico diferencial.

Dica: Leio nosso artigo sobre as atitudes que deixam o cachorro triste.

Sinais a serem identificados

Aumento da frequência respiratória

Sinais de doença cardíaca em um cachorro

Quando você notar que a respiração do cachorro está mais rápida e ele está mais ofegante, este pode ser um sinal de que o coração não está dando conta do trabalho. É claro que cada situação é específica e também, depende da raça. Os cães braquicefálicos, que possuem o focinho mais achatado podem ficar ofegantes sem que isto esteja relacionado a uma doença cardíaca.

Tosse

Sinais de doença cardíaca em um cachorro

A tosse é um dos sinais mais característicos de problemas cardíacos em cães e ela é logo notada pelos veterinários assim que chegam no consultório. É um grande indicativo de que o coração não está funcionando normalmente.

Cansaço

Sinais de doença cardíaca em um cachorro

Você já tem o hábito de passear com o seu cão todos os dias por, pelo menos, 30 minutos e ele chega tranquilo e feliz em casa. Um certo dia você nota que ele para para descansar com poucos minutos de caminhada. Isso é um sinal que o coração não está bombeando o sangue de maneira eficaz.

Barriga Grande

Sinais de doença cardíaca em um cachorro

Pode ocorrer um acúmulo de líquidos na região abdominal por conta da má circulação sanguínea, já que o coração não consegue bombear o sangue como antes. Isso pode acontecer de maneira abrupta ou gradual, mas não é um sinal apenas de doença cardíaca. Uma barriga inchada pode estar relacionada com outras doenças.

Desmaio

Sinais de doença cardíaca em um cachorro

Não é um sinal muito comum de se ver nos cães. Isso costuma acontecer quando ele fica muito animado e entusiasmado com algo, então acaba desmaiando. Se isso aconteceu alguma vez com o seu cachorro leve-o para o veterinário imediatamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here