Não são apenas os cães idosos que ficam com a audição prejudicada. A surdez pode atingir qualquer idade e pode acontecer devido a diversas causas como congênita, ou seja, que está com o cachorro desde o nascimento ou pode acontecer em qualquer idade, seja filhote ou adulto. A perda de audição pode ser temporária ou permanente. Mas, ficando atento a alguns sinais é possível prevenir diversas doenças que podem ter a surdez com consequência.

Sinais de que o seu cachorro está perdendo a audição

Algumas raças precisam de mais atenção

Cachorros que possuem orelhas maiores e caídas acabam sendo os mais prejudicados. Qualquer líquido que ficar acumulado na orelha deles não é completamente evaporado já que a anatomia da orelha impede que isso aconteça. Um local úmido e abafado é um ambiente extremamente propício para o desenvolvimento de fungos.

Portanto, se o seu cão é desse tipo tenha o maior cuidado para não deixar água cair no ouvido deles. Outro cuidado é sempre limpar o ouvido do seu amigo de 4 patas com éter em pó (é a melhor opção, pois por ser uma substância seca acaba sugando toda a umidade do local) ou com soro fisiológico com a ajuda de um algodão.

Sinais de que o seu cachorro está perdendo a audição

Alguns sinais que mostram que o seu cão está ficando surdo:

  • sacodem a cabeça com frequência;
  • late muito;
  • ouvido com muito odor já pode ser um sinal de infecção;
  • não vira a cabeça para o lado do som, por exemplo, quando é chamado por alguém;
  • você precisa tocar o seu cachorro para que ele acorde ainda que o barulho da casa seja o habitual;
  • não responde aos comandos que são dados;
  • não reage a nenhum barulho de brinquedos que se encontra fora do seu campo de visão;
  • demonstra aspecto de dor quando você toca nas orelhas dele;

Sinais de que o seu cachorro está perdendo a audição

Na grande maioria das vezes, a infecção no ouvido corresponde a uma otite que é fácil de ser tratada desde que você leve o seu cachorro ao veterinário assim que perceber alguns desses sinais e sintomas. Se a infecção se tornar grave pode ser que você não consiga salvar a audição do seu cachorro e aí já será tarde demais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here