Assim como os bebês, os filhotes também precisam de uma atenção especial quando se fala em alimentação. É muito importante que a comida dada a ele esteja de acordo com a sua faixa de idade. Eles também precisam tomar o leite materno nos primeiros dias de vida para criar um bom sistema imune e se proteger de doenças.

A melhor maneira de alimentar o seu filhote

Infelizmente, muitos filhotes são separados das mães ainda muito jovens para serem vendidos. Quando chegam aos novos lares, os donos costumam tratá-los como bebês dando leite na mamadeira eu colocando-os de barriga para cima. Isso funciona para os bebês humanos, mas para os filhotes está totalmente errado.

Confira também:

O desmame do cachorro

Quando o filhote completa 30 dias já está na hora de começar o desmame. É justamente nesse momento que o dono ou tutor fica um pouco perdido e não sabe pelo que substituir o leite materno. Um sinal de que já está na hora de colocar a ração na alimentação dos filhotes é quando eles começam a se mexer na tigela de ração da mãe e vão perdendo a vontade de tomar leite.

A melhor maneira de alimentar o seu filhote

Não queira aproveitar a ração da mãe para dar ao filhote e economizar. Você deve ter em mente que o filhote precisa de alguns nutrientes essenciais para quem está em fase de crescimento. Esses nutrientes não são encontrados na quantidade ideal na ração dos adultos.

Dica: Veja como fazer uma caminha para seu filhote de cachorro.

Qual ração dar ao filhote de cachorro

A melhor maneira de alimentar o seu filhote

Para os primeiros dias e semanas é preciso dar algo que esteja entre o líquido do leite materno e a ração mais seca. Neste caso, a ração do tipo úmida se encaixa perfeitamente. Essa ração é a ideal porque os dentes dos filhotes são muito finos e frágeis e alguns ainda nem nasceram.

A ração seca, se dada nesse momento, pode danificar os dentes dos filhotes e causar desnutrição, pois eles terão grande dificuldade para comer. A transição para a ração seca deve ser gradativa, da úmida para a semi-úmida e por fim, para a seca.

4

Quando o pet já está adaptado a comer ração, o que ocorre lá pelos 3 meses de vida, a ração seca já pode ser a sua fonte de nutrientes. Esse tipo de ração é a mais indicada, pois não junta restos de comida e ainda ajuda a limpar os dentes. Isso deixa os filhotes livres de problemas ortodônticos.

Quanto e quando dar ração ao filhote

Aqui também funciona como nos seres humanos. Os filhotes precisam de ração várias vezes ao dia e em poucas quantidades. Aqui não se pode ter a praticidade de colocar a tigela cheia e deixar lá para quando ele quiser comer e o quanto quiser. O filhote precisa ter horários e a quantidade certa de comida.

A melhor maneira de alimentar o seu filhote

Qualquer dúvida vá ao veterinário. Ele avaliará a idade, o peso e a raça do cachorro. Só assim ele poderá indicar qual a melhor ração para ser dada, quantas vezes ao dia e em qual é a quantidade ideal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here