Saiba mais sobre a doença de Addison em Cães

Muitas pessoas não sabem da existência dessa doença por ser uma doença rara e pouco falada, nesse artigo você entende mais sobre a doença de Addison em cães, sintomas, o que é a doença e tira qualquer dúvida que possa ter sobre o assunto.

vomito
Foto: Freepik

Vale lembrar que você não deve “diagnosticar” ou tratar seu cãozinho em casa, esse artigo é informativo e serve para você entender melhor e estar mais bem orientado sobre o assunto, se suspeitar que seu cãozinho pode estar com a doença ele deve ser o mais rápido possível levado ao veterinário de sua confiança.

O que é a doença de Addison?

A doença é chamada tecnicamente por hipodrenocorticismo, sim o termo é bem complicado, por isso é chamada de doença de Addison, é uma doença rara e difícil de ser diagnosticada, por isso é muito importante estar atento aos sinais, mas é muito possível que quando diagnosticada o cãozinho tenha uma vida normal se receber o tratamento adequado.

A doença não é contagiosa nem infecciosa, não tem como pegar ou passar a doença nem para outros animais nem para humanos, a doença se trata de uma incapacidade do cérebro do cão de liberar alguns hormônios, chamados de adrenocorticotrófico ACTH, esses hormônios ajudam a deixar vários níveis de taxas equilibrados e manter o sistema imunológico bem.

Foto: Freepik

Sintomas da doença

A doença causa perda de peso, desidratação, queda de pelo, apatia, perda de apetite, vômitos, diarreias, dor abdominal e aumento da urino unido a sede excessiva. Todos esses sinais também podem indicar outras doenças e até mesmo coisas mais simples.

Aproveite para conferir nosso artigo com 10 sinais de que seu cão está estressado

Então é necessário ficar atento e não medicar seu cão por conta própria, sempre leve a um veterinário de confiança, caso note que seu cão não está melhorando você pode pedir sim que o veterinário averigue melhor o quadro dele e se achar necessário procure a opinião de outros veterinários.

Consulta

Veterinário
Foto: Freepik

Ao levar o cãozinho doente ao veterinário, se o médico desconfiar da doença de Addison ou outras doenças, exames de sangue e urina, ecografias e radiografias abdominais ajudam a diagnosticar a doença.

É importante ressaltar que se o seu cão apresentar esses sinais ligados a doença a muito tempo e se os medicamentos costumam não resolver o problema, ou ele ficar doente com frequência, é importante você contar tudo isso ao veterinário, principalmente se você levar ele a um novo veterinário, conte tudo na consulta!

Aproveite para conferir nosso artigo sobre planos de saúde para cães

Tratamento da doença de Addison

O tratamento da doença de Addison vai perdurar pelo resto da vida do cãozinho, e consiste em dar suplementos hormonais, no início ele pode precisar tomar corticoides também, mas esse pode ser reduzido com o tempo até ser retirado, os hormônios, no entanto, vão precisar ser tomados até o fim de sua vida.

Também vai ser preciso fazer exames com maior frequência, tudo isso será explicado pelo veterinário e adaptado para o quadro do seu cão. Com o tratamento correto o cãozinho pode levar uma vida tranquila e saudável.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre sinais de câncer em cães

Dica

Fique sempre ligado a qualquer sinal que seu cãozinho possa dar e faça regularmente o check up no mínimo anual, não tem o que fazer para evitar essa doença, além de proporcionar uma vida saudável para o seu cãozinho da melhor forma que puder, pois é uma falha no organismo do cão.

Apenas se certifique que qualquer problema será rapidamente contestado junto ao médico veterinário para que possa ser diagnosticado o mais cedo possível e seu melhor amigo possa receber o tratamento adequado, a boa notícia é que é uma doença rara, então sem paranoia com isso pois é difícil que seu cão venha a ter essa doença.

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

  1. Minha cachorrinha morreu ontem dia 12/04/2020 na manhã de páscoa enquanto ela dormia ela tinha síndrome de Addison ela sofria muito com essa doença ela estava estava sempre mal,cansada não comia ela tinha apenas 4 anos ela era uma maltês a expectativa de vida de um maltês é de 12 a 13 anos ela era muito querida até pela minha vida que odeia cachorros

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Tenha uma renda extra hospedando cachorros em sua casa :)

dica especial

Tenha uma renda extra hospedando cachorros em sua casa :)