Saiba mais sobre a doença de Addison em Cães

Saiba mais sobre a doença de Addison em Cães

Muitas pessoas não sabem da existência dessa doença por ser uma doença rara e pouco falada, nesse artigo você entende mais sobre a doença de Addison em cães, sintomas, o que é a doença e tira qualquer dúvida que possa ter sobre o assunto.

vomito
Foto: Freepik

Vale lembrar que você não deve “diagnosticar” ou tratar seu cãozinho em casa, esse artigo é informativo e serve para você entender melhor e estar mais bem orientado sobre o assunto, se suspeitar que seu cãozinho pode estar com a doença ele deve ser o mais rápido possível levado ao veterinário de sua confiança.

O que é a doença de Addison?

A doença é chamada tecnicamente por hipodrenocorticismo, sim o termo é bem complicado, por isso é chamada de doença de Addison, é uma doença rara e difícil de ser diagnosticada, por isso é muito importante estar atento aos sinais, mas é muito possível que quando diagnosticada o cãozinho tenha uma vida normal se receber o tratamento adequado.

A doença não é contagiosa nem infecciosa, não tem como pegar ou passar a doença nem para outros animais nem para humanos, a doença se trata de uma incapacidade do cérebro do cão de liberar alguns hormônios, chamados de adrenocorticotrófico ACTH, esses hormônios ajudam a deixar vários níveis de taxas equilibrados e manter o sistema imunológico bem.

Saiba mais sobre a doença de Addison em Cães
Foto: Freepik

Sintomas da doença

A doença causa perda de peso, desidratação, queda de pelo, apatia, perda de apetite, vômitos, diarreias, dor abdominal e aumento da urino unido a sede excessiva. Todos esses sinais também podem indicar outras doenças e até mesmo coisas mais simples.

Aproveite para conferir nosso artigo com 10 sinais de que seu cão está estressado

Então é necessário ficar atento e não medicar seu cão por conta própria, sempre leve a um veterinário de confiança, caso note que seu cão não está melhorando você pode pedir sim que o veterinário averigue melhor o quadro dele e se achar necessário procure a opinião de outros veterinários.

Consulta

Veterinário
Foto: Freepik

Ao levar o cãozinho doente ao veterinário, se o médico desconfiar da doença de Addison ou outras doenças, exames de sangue e urina, ecografias e radiografias abdominais ajudam a diagnosticar a doença.

É importante ressaltar que se o seu cão apresentar esses sinais ligados a doença a muito tempo e se os medicamentos costumam não resolver o problema, ou ele ficar doente com frequência, é importante você contar tudo isso ao veterinário, principalmente se você levar ele a um novo veterinário, conte tudo na consulta!

Aproveite para conferir nosso artigo sobre planos de saúde para cães

Tratamento da doença de Addison

O tratamento da doença de Addison vai perdurar pelo resto da vida do cãozinho, e consiste em dar suplementos hormonais, no início ele pode precisar tomar corticoides também, mas esse pode ser reduzido com o tempo até ser retirado, os hormônios, no entanto, vão precisar ser tomados até o fim de sua vida.

Também vai ser preciso fazer exames com maior frequência, tudo isso será explicado pelo veterinário e adaptado para o quadro do seu cão. Com o tratamento correto o cãozinho pode levar uma vida tranquila e saudável.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre sinais de câncer em cães

Dica

Fique sempre ligado a qualquer sinal que seu cãozinho possa dar e faça regularmente o check up no mínimo anual, não tem o que fazer para evitar essa doença, além de proporcionar uma vida saudável para o seu cãozinho da melhor forma que puder, pois é uma falha no organismo do cão.

Apenas se certifique que qualquer problema será rapidamente contestado junto ao médico veterinário para que possa ser diagnosticado o mais cedo possível e seu melhor amigo possa receber o tratamento adequado, a boa notícia é que é uma doença rara, então sem paranoia com isso pois é difícil que seu cão venha a ter essa doença.

Separei mais esses conteúdos para você:

One comment

  1. Minha cachorrinha morreu ontem dia 12/04/2020 na manhã de páscoa enquanto ela dormia ela tinha síndrome de Addison ela sofria muito com essa doença ela estava estava sempre mal,cansada não comia ela tinha apenas 4 anos ela era uma maltês a expectativa de vida de um maltês é de 12 a 13 anos ela era muito querida até pela minha vida que odeia cachorros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *