cão comendo

Quem tem cachorro costuma se preocupar com alimentação equilibrada e muitos outros fatores. Todos esses fatores tem influência na saúde do bichinho e são importantes. É ideal que o tutor tenha essa preocupação. Mas aí surge a dúvida. O que seria a alimentação equilibrada? E como fornecer uma alimentação boa que caiba no bolso do tutor?

Você tira dúvidas sobre alimentação equilibrada para cães e aprende sobre o assunto nesse artigo. Saiba mais sobre alimentação e com isso aprenda a cuidar ainda melhor do seu melhor amigo.

As fases da vida

cão comendo banana

Os cães assim como nós humanos passam por fases da vida. E nessas fases diferentes eles também possuem necessidades nutricionais diferentes. São algumas fases, mas vamos abortar nesse artigo de forma mais direta e relacionada a alimentação adequada.

  • Filhote

O filhote tem um nível de energia mais alto. Ele está no começo da vida, é curioso, esperto e quer se divertir. Claro que as personalidades mudam e alguns podem ser mais tímidos. Mas no geral, dentro do círculo familiar, principalmente, os filhotes são mais agitados.

Isso reflete na alimentação do filhote. É preciso oferecer uma ração adequada para filhotes que contem os valores nutricionais e energia suficientes para o pequeno.

filhotes comendo

  • Cão adulto

Os cães adultos já não são tão agitados como filhotes. Claro que dependendo da raça e de outros fatores, o cão adulto pode sim ser bem agitado. Ainda assim eles são mais tranquilos do que filhotes e precisam de uma ração menos energética.

  • Idoso

Por fim os adoráveis cães idosos. Os níveis de energia nessa fase caem muito e as necessidades nutricionais também mudam. Nessa fase é ideal ter acompanhamento de um veterinário com mais frequência.

Assim você vai fornecer tudo o que o seu peludo precisa sem exageros, nessa idade a obesidade é muito comum. Principalmente se o peludo continua comendo o tipo de alimento que comia na fase adulta.

Absorção do alimento

cão comendo

Muitos tutores não sabem, mas o tipo de alimento que o seu cão ingere interfere no volume e odor das fezes. Pois é! O tipo de alimento também interfere na quantidade de comida que o cão vai precisar ingerir.

Mesmo querendo proporcionar uma alimentação equilibrada. Se o tutor fornecer um alimento com baixo valor nutricional ou energético. O cão vai precisar comer mais. Se o organismo do peludo recebe um alimento recheado de nutrientes que ele não precisa então o volume de fezes também será maior. Pois o corpo vai expulsar tudo aquilo que não precisa e vai absorver menos daquele alimento.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como ler o rótulo da ração

Escolhendo o tipo de alimentação

ensinar o cão a esperar

Existem alguns tipos de alimentação para os cães. Algumas dessas representam uma alimentação equilibrada e ideal, outras não são recomendadas. Aprenda os tipos de alimentação e o que é recomendado:

  • Alimentação natural

Essa seria o tipo de alimentação ideal desde que feita da forma correta. A primeira coisa é consultar um veterinário, de preferência um especializado em nutrição animal. Ele vai recomendar os tipos de alimentos e preparo para o peludo.

Incluindo carnes, frutas, legumes, verduras. Como preparar e quais os alimentos que devem ser dados e os que nunca devem chegar ao cão. Mas é compreensível que esse tipo de alimentação não pode ser oferecido por todo tutor. Podendo ser cara e também ocupar muito tempo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre alimentação natural

  • Rações populares

ração colorida

Essas não são recomendadas. Aquelas rações a granel, encontradas em mercados, algumas feiras. Produtos feitos a partir de subprodutos de produção. Fuja desse tipo de alimentação, eles não se preocupam com as necessidades nutricionais dos cães.

  • Ração Standart

Essa não chega a ser o tipo de ração ideal. Mas é compreensível que nem todo tutor tem condições financeiras de comprar as marcas mais caras. Essas rações costumam ter um valor médio e são as mais compradas no mercado. Se você realmente não puder dar algo melhor, procure a melhor Standart que puder.

  • Ração Premium

alimentação equilibrada

Entre as rações essa é a segunda maior. Tem mais valor nutricional e é muito melhor. Geralmente é preciso oferecer menos alimento ao cão, pois ele já recebe todos os nutrientes e energia necessários com menos.

  • Ração Super Premium

A Super Premium é o melhor tipo de ração. Quem pode deve oferecer esse tipo de ração. Pode-se falar dela o mesmo que da Premium, sendo ainda melhor. Tem muita qualidade, mas infelizmente são mais caras.

Evitando obesidade

cão obeso

A alimentação equilibrada, com uma ração adequada também ajuda a evitar a obesidade. Os cães devem comer em horários determinados e ter uma rotina. Isso vai ajuda-los a ter mais saúde e se sentir melhor.

Para os cães que comem muito rápido. Além dos horários e da alimentação certa, é preciso dividir a alimentação em mais vezes, assim ele não come tão rápido e evita uma torção de estômago.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre obesidade canina

Cães de trabalho

Pastor

E por fim é preciso estar atento aos cães de trabalho. Os cães utilizados em atividades como de pastoreio, por exemplo, devem receber uma alimentação rica nos nutrientes certos e em muita energia.

Pode ser necessário oferecer mais alimento do que para aqueles cães que costumam ficar mais tempo em casa descansando. Mas nos dias que eles não estiverem trabalhando devem ter a alimentação reduzida. O acompanhamento veterinário é muito importante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here