Alimentação de cães idosos

Assim como com os humanos, quando a idade pesa para os cães eles também precisam de cuidados mais específicos, e os cães idosos precisam de uma alimentação ainda mais equilibrada para evitar ou lidar com possíveis doenças.

Com todos os cuidados os cães idosos podem continuar cheios de energia e vão continuar enchendo sua casa de amor e carinho, infelizmente muitos cães são abandonados nessa fase da vida, por isso vale lembrar que abandono de animais é crime, se você não se imagina cuidando de um cão idoso então não adquira um filhote.

Quando mudar a ração

Entenda as necessidades básicas dos cães
Foto: Freepik

Os cães começam a ser considerados cães idosos com 7 anos de idade, a partir dessa idade a ração deve ser modificada aos poucos, iniciando com 80% da antiga ração e 20% da nova, misturando as rações e aumentando a ração nova e modificando a antiga aos poucos a cada semana, até oferecer apenas a nova alimentação.

Ração

Foto: Freepik

Existem rações específicas para cães idosos, que são rações mais fáceis de mastigar e nutrientes específicos para cães de mais idade, várias marcas possuem essas linhas, só será necessário usar outro tipo de ração por recomendação veterinária, por exemplo, no caso de cães diabéticos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como agradar os cães com comida da forma correta

O ideal é oferecer a ração para o seu cão duas vezes por dia, oferecendo a ração sempre em porções específicas para o tamanho do seu cão e sem exageros, pois é muito comum que os cães fiquem obesos nessa idade pelo descontrole dos tutores.

Acabe com os hábitos ruins

Foto: Freepik

Se até a velhice do cão você ainda não acabou com os hábitos ruins então é extremamente necessário acabar com todos eles agora. Nada de continuar dando um pedacinho do seu almoço ou do seu lanche pro seu cachorro.

Ainda existem pessoas que dão pão e café para o cachorro todo dia, ou os restos do almoço da família, esses alimentos são muito prejudiciais para o organismo do cachorro e por isso é muito necessário parar com esses hábitos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre os motivos pelos quais dividir sua comida com o cão é uma péssima ideia

Troque biscoitos por petiscos naturais

comida
Foto: Freepik

Cães idosos ainda querem comer uma coisinha diferente e vão continuar pedindo sempre que virem você com alguma comidinha, mas dar biscoitinhos e petiscos durante a fase idosa não é uma boa ideia.

Isso porque esses biscoitinhos podem desequilibrar a alimentação do cão e até ajudar ele a cair na obesidade, portanto pare de dar biscoitos e para seu cãozinho não enjoar de só comer ração comece a dar petiscos naturais.

Obviamente que não é indicado exagerar até mesmo com os petiscos naturais o cão pode ficar obeso ou passar mal, então você pode dia sim dia não dar um petisquinho para o seu cão, pode ser pedacinhos de cenoura, frutas como morango, banana, mamão, verduras também são uma ótima pedida.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre porque café é veneno para os cães

A grande dica na questão de implementação da alimentação é investir em fibras e proteínas e evitar sódio e gorduras, por isso jamais dê sua comida para o cão.

Dica

Se seu cachorro ainda não é idoso, essa é a hora de deixar a rotina e a alimentação dele ainda melhor agora para ele não sentir tanto a mudança na fase idosa, invista em atividades físicas, alimentação equilibrada e sempre muita hidratação, a água é essencial, e ajuda a evitar diversas doenças que podem aparecer na fase idosa.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here