Adotar não é apenas um ato de amor e carinho como também de responsabilidade. Mesmo que você ame muito esses pequenos seres de quatro patas e queira muito a companhia deles, não é justo adotar um cachorro apenas para lhe fazer companhia nas horas vagas.

Veja também os principais cuidados na hora de adotar um cachorro.

Um cachorro não precisa apenas de um teto, água e comida. Ele também precisa de carinho, tempo para brincadeiras e passeios, para levar ao veterinário quando estiver doente, ir ao pet shop, entre outros. Portanto, adote apenas se você tiver a certeza de que conseguirá se organizar para receber o novo membro da família.

Tenho uma agenda cheia

Coisas para avaliar antes de adotar um cachorro

Você trabalha muitas horas por dia e quando finalmente está em casa tem que dar conta dos filhos, da comida e de todos os outros afazeres domésticos. Se vai adotar um cachorro tenha em mente que você deverá colocá-lo como uma de suas prioridades. Ele deve entrar na lista dos seus afazeres principais.

Viajando muito

Coisas para avaliar antes de adotar um cachorro

Se você viaja a maior parte da semana e só poderá estar com o seu pet aos sábados e domingos, então é melhor repensar a decisão de adotar um cachorro. Mesmo que você o coloque num hotel, ele passará muito mais tempo na companhia de outras pessoas do que na sua.

O orçamento está sempre apertado

Coisas para avaliar antes de adotar um cachorro

Um cachorro não vive apenas de água e comida assim como nós também não vivemos. Eles não precisam de muitos luxos, mas é sempre bom pensar que o inesperado pode acontecer. Seu pet pode adoecer e você precisará pagar despesas com veterinário, remédios ou até mesmo internamento.

Para agradar os filhos

Coisas para avaliar antes de adotar um cachorro

Sem sempre se pode ter tudo e isso vale, principalmente, para as crianças. Se você não tem como cuidar de um cachorro não espere que uma criança faça isso. Ter um cão exige certas responsabilidades que os mais novos ainda não estão preparados para ter.

Além disso, é muito comum ver crianças que não respeitam os animais e que tratam o cachorro como um brinquedo. Antes de levar um cachorro para casa explique ao seu filho que um cachorro é um ser assim como ele e que precisa de cuidados, muito amor e carinho.

Confira nosso artigo especial sobre as 10 raças de cachorros mais caras do mundo.

Só eu quero

Coisas para avaliar antes de adotar um cachorro

Você mora numa casa com mais 5 pessoas e apenas você quer adotar um cachorro. Impor um cão aos outros moradores não é a melhor maneira de dar a ele um lar. Não espere que, com o tempo, eles aprenderão a amar. Entenda que existem pessoas que não se relacionam muito bem com os animais e isso deve ser respeitado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here