Quando alguém decide que quer um cão em casa, normalmente, vai ao canil mais próximo para escolher um amigo. Mas, hoje temos as redes de adoção de cães. Essas pessoas pegam cães de ruas e outros que foram abandonados por seus donos. Tratam e cuidam deles levando ao veterinário, dando a medicação correta e deixando-os prontos para serem adotados.
O problema: a maioria dos cães para adoção já são adultos e a maioria das pessoas preferem adotar filhotes. É um problema muito parecido com a adoção de crianças em orfanatos, as maiores vão ficando e é muito difícil conseguir um lar adotivo para elas. Comprar um cão de raça custa caro e, em média, você vai precisar desembolsar cerca de R$ 1.000 para adquirir um cão. Adotar não custa nada e é um belo ato de amor.
Leia também nosso artigo sobre: Cuidados na hora de adotar um cachorro.
O comportamento do cão já está estabelecido
Um filhote ainda vai enfrentar muitas mudanças de humor durante o crescimento. Com um cão adulto esse problema será facilmente resolvido. Pergunte ao responsável pelo estabelecimento qual é o temperamento daquele cão e escolha um que tenha mais a ver com o estilo de vida que você leva.
Sem muita destruição
Os filhotes, quando estão em fase crescimento, costumam ter muita energia e se você não sair e brincar com eles, pode esperar que algum objeto da sua casa seja completamente destruído. Não se engane pelo tamanho que eles apresentam. Os cães adultos são mais tranquilos e calmos e não são tão destruidores, principalmente se já estiverem com a idade avançada.
Não deixe de conferir nosso artigo sobre o cronograma de vacinação para cachorros.
Para aqueles que trabalham fora de casa
Se você passa a maior parte do dia fora de casa então, um cão adulto será a sua melhor escolha. Filhotes ou cães mais jovens querem brincar o tempo todo e exigem muita atenção do dono. Além disso, eles precisarão ir ao veterinário com mais frequência pois, o seu sistema imune ainda não está completamente formado e assim, adoecem com mais frequência.
Salve uma vida
Infelizmente a lei dos homens pode ser bastante dura com os animais. Cães que são considerados mais agressivos como o Pit Bull, quando abandonados à própria sorte acabam sendo mortos pela própria prefeitura. Então, quando você adota um cão adulto pode estar salvando uma vida. Além do mais, os estabelecimentos de adoção, normalmente, estão sempre lotados. Sempre que você adota um cão estará liberando espaço para mais um cãozinho abandonado ter a chance de ser adotado e ter uma família no futuro.