Muitos donos querem tornar o cão mais obediente e não sabem como. As pessoas reclamam que o cão sempre faz coisas que são desaprovadas pelo tutor. É o cachorro que mastiga as coisas do tutor, não vem quando é chamado, não responde aos comandos.
Isso incomoda muitos tutores, mas a verdade é que realmente alguns cães podem ser bem difíceis nesse quesito. Depende muitas vezes da raça, do próprio cão e da energia dele. Nesse artigo você confere 6 dicas simples para tornar seu cão mais obediente.
Rotina
O cão precisa de rotina, tem que ter o momento do passeio, do adestramento, de comer, brincar, dormir. Claro que você não vai regrar cada minutinho do dia do seu cachorro. Mas é importante que os horários pelo menos de passeio, refeição e coisas assim sejam bem definidos.
Os cães adoram rotina, saber como vai ser o dia e a hora que cada coisa acontece é ótimo para eles. Quem tem cão costuma perceber que eles se acostumam aos horários. E se você não fizer os horários ele que vai fazer, latindo cedo, pedindo comida. Por isso se você não deu uma rotina para o seu cão não adianta reclamar que ele faz coisas que você não quer.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como fazer carinho em um cão desconhecido
Exercícios
Para alguns cães o problema pode ser a energia acumulada. Principalmente para as raças e cães mais agitados. Então se você não está oferendo a quantidade de exercícios que ele precisa ele vai gastar em outro lugar.
E não vai adiantar dar aquela bronca ou pedir que ele largue o sapato ou pare de roer o sofá. É aí que ele está gastando energia então ele vai continuar. Pois os cães precisam de uma válvula de escape para toda essa energia.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como otimizar o passeio do seu cão
Por isso se seu cão é muito agitado ou de uma raça com nível de energia alto, passeie bastante. Leve ele para correr com você. Compre brinquedos inteligentes. Deixe ele brincar com outros cães. A maior parte dos comportamentos de desobediência são causados por tédio.
Relação com o cão
Para ter um cão mais obediente, não é só proporcionar coisas e atividades. É preciso ter uma ligação afetiva com seu cão. Os cães desenvolvem relações de pais e filhos com os tutores. Isso já foi comprovado por estudiosos. Por isso se você não passa tempo com ele, o cão provavelmente não vai te obedecer.
Para desenvolver uma relação de afeto e confiança com seu peludo, nada como ficar com ele. Brinque, passeie, dê comida, faça carinho. Tudo isso ajudará você a conquistar a confiança do seu cãozinho.
Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como ter um cachorro grande em apartamento pequeno
Recompensas positivas
Tem que ensinar o cão ou ele não vai saber o que você quer. E se o cachorro não sabe o que o tutor quer ele não tem como ser obediente. Por isso para ensinar coisas ao seu cão use o reforço positivo. Esse é o melhor e mais indicado método para adestramento.
O uso do reforço para ter um cão mais obediente vai desde o petisco ao ensinar um comando. Até um carinho e um sorriso quando ele faz algo que você aprova. É assim que o cãozinho aprende o que você quer que ele faça. E assim ele vai começar a te obedecer.
Quando não dar atenção
Se o cãozinho fica muito agitado quando você chega e você quer acabar com esse comportamento. O indicado é não dar atenção ao peludo enquanto ele estiver agitado. É preciso entender que atenção significa falar, tocar e olhar.
Então se o cão fica muito agitado e você não gosta disso, mas reage sorrindo e falando com uma voz fina coisas como “Ow meu amor, fica tranquilo”. Obviamente ele só vai ficar mais agitado. Por isso não adianta culpar o cachorro, pois quem está fazendo algo errado é você.
Por isso sempre que você não gostar de uma atitude dele não dê atenção. Assim o cãozinho vai diminuir essa atitude gradativamente, afinal, ele quer sua atenção.
Cão equilibrado
Quanto mais equilibrado o cãozinho for mais obediente ele será. Então se você quer um cão mais obediente, é importante proporcionar todas as coisas citadas acima. São elas que vão ajudar seu cãozinho a ser mais obediente por estar equilibrado e tranquilo.
Importante ressaltar que um cão equilibrado é um cão socializado, exercitado e bem emocionalmente. Por isso se seu cão apresenta medos ou conflitos, é preciso tratar essa causa do comportamento negativo antes.