cão e dono passeando

Escolher o cão com o perfil do tutor é importante, mas muita gente não se preocupa com isso. Acham uma raça bonita e adquirem um cão, depois acabam percebendo que a química entre o cão e o tutor não está funcionando. E que o cãozinho está infeliz já que o tutor não consegue proporcionar tudo o que o peludo precisa.

Nesse artigo vamos falar sobre como escolher o cão com o perfil mais adequado para cada tutor. É importante levar em conta o seu estilo de vida, sua experiência com cães e principalmente qual o seu nível de energia. Já que cães e pessoas costumam ter níveis de energia e disposição para exercícios que variam.

Pessoas que passam o dia fora

escolher o cão com o perfil

Quem trabalha muito, chega em casa cansado e quer ter um cãozinho para ter uma companhia carinhosa, mas não vai conseguir proporcionar muito tempo nem muita disposição para atividades físicas. Precisa encontrar um cãozinho que tenha um perfil parecido, ou o peludo vai sofrer muito com a ausência do tutor e falta de atividades.

Raças como Lhasa Apso, Shih Tzu, Basset Hound e Chow Chow são mais independentes e podem sofrer menos. Não esqueça que será sim importante que eles façam atividades físicas diariamente. Criar esses cães de forma independente também é uma boa ideia, além de que ter dois cães pode ajuda-los por ter a companhia um do outro enquanto você está fora.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 9 coisas que os cães amam e pode fazê-los muito feliz

Pessoas preguiçosas

cão sozinho

Para as pessoas mais preguiçosas que amam cães, mas sabem que não vão conseguir passear por muito tempo ou levar o cão para várias atividades. Essas pessoas precisam de cães com energia mais baixa, ou que não precisem de passeios tão longos.

Optar por raças como Basset Hound e Lhasa Apso é uma boa ideia. São cães com energia mais baixa e se satisfazem com caminhadas tranquilas e brincadeiras em casa. Podendo ser ideais para quem é mais sedentário.

Raças como Pug e Buldogues inglês e francês são enérgicas. Porém não sustentam picos de energia por muito tempo e não podem fazer longos passeios. Por serem braquicefálicos cansam rápido e passam mal. Se você consegue lidar com as brincadeiras de cabo de guerra e lutinhas que os buldogues adoram e tiver muitas distrações e brinquedos, podem ser sim uma boa ideia.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre com saber se seu cão está fazendo exercícios corretamente

Pessoas ativas

cães passeando

Para as pessoas que são muito ativas ou atléticas. Pessoas que querem um cão que as acompanhe nessas atividades. Recomendamos que você verifique sua experiência com a criação de cães. Algumas raças muito enérgicas são recomendadas para atletas, mas precisam de muito adestramento e o ideal é que você já tenha experiência com cães para tê-las.

Veja abaixo os dois perfis de tutores ativos e verifique o que combina mais com você:

  • Quem não tem experiência na criação de cães

cão passeio

Quem prefere as raças de pequeno e médio porte ou não tem experiência com criação de cães, pode optar por Cavalier King Charles Spaniel, Beagle, Boston Terrier, Fox Terrier. A primeira raça não é tão ativa como as outras, mas é um cão muito amável que adora estar com o tutor.

Quem optar por essas raças, deve se lembrar de que mesmo não sendo cães grandes, precisam de muita atenção e muita atividade física. Pois são cães muito agitados que precisam gastar essa energia.

  • Quem tem experiência e muita disposição

escolher o cão com o perfil

Quem é muito ativo e gosta de fazer muitos exercícios, está disposto a adestrar e levar o cão para gastar muita energia todos os dias, essas pessoas podem optar pelas raças mais enérgicas.

Golden Retriever e Labrador, Border Collie, Pitbull e Whippet são algumas dessas raças. O Border Collie em especial adora aprender comandos novos então são ótimos para agility e muito adestramento. Todas essas raças precisam de muita atividade e é ideal que se ensine muitos comandos.

Pessoas Idosas

cão sozinho

Os idosos tem níveis de energia diferentes. Existem idosos que correm maratonas e idosos que fazem leves caminhadas e preferem ter dias mais tranquilos. As pessoas são diferentes umas das outras e por isso é preciso que o idoso entenda seu perfil antes.

Se você quer presentear um idoso com um cão, converse com ele antes. Veja se é o que ele realmente quer e qual o nível de atividade dele. Para os idosos mais tranquilos escolher o cão mais calmo é o melhor, Basset Hound pode ser ideal, Yorkshire e Maltês também são uma boa ideia.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cães para pessoas idosas

Crianças

Cavalier King Charles Spaniel

Quem tem crianças em casa deve avaliar o tamanho da criança e escolher o cão com o perfil do adulto, mas que também seja bem tolerante com brincadeiras. O Cavalier King Charles Spaniel pode ser ideal, adoram crianças e gostam muito de brincar. Os cães maiores são bem tolerantes e até protetores em relação a crianças.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como o cão pode ajudar a ensinar lições para as crianças

Mas é preciso lembrar que as crianças não são tutores de cães. O tutor é o adulto que deve se responsabilizar pelo cão. O ideal é adestrar cães, principalmente os que vão conviver com crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here