Já foi comprovado que o convívio entre cães e crianças é extremamente positivo para os dois lados, e conviver com um cãozinho ajuda muito os pequenos a desenvolver empatia, incluir as crianças nos cuidados com o cão da família também ajuda a criança a desenvolver um maior senso de responsabilidade.

Então, se por todos esses ótimos motivos, você quer incluir as crianças da casa nos cuidados com o cão, nós te ajudamos a desenvolver a melhor forma de fazer isso, afinal, é claro, o cão ainda é responsabilidade do adulto, mesmo sendo um ótimo aliado na construção de caráter dos pequenos.

cão e criança

A idade certa

Ainda que você esteja louco para incluir seu filho nessa maratona maravilhosa que é ter um amiguinho canino, é preciso ter cuidado, pois cada passo deve ser dado quando a criança tiver idade para entender o aprendizado que você quer passar para ela.

Crianças de 0 a 3 anos de idade não vão entender muita coisa, e também não tem condições físicas de realizar grandes tarefas, o que você pode fazer nessa idade é colocar o pequeno para jogar a bolinha ou dar um petisco para o cachorro. A criança nessa idade aprende com a diversão e começa a criar um vínculo com o cachorro.

cão e criança

Lá entre os 4 e 6 anos a criança está mais propensa a desenvolver senso de empatia e respeito, é nessa idade que você explica que puxar o pelo do cão machuca, que ele também chora, que sente fome, frio e tudo mais, assim como nós. Além de ensinar que não se pode abandonar o cachorro caso enjoe dele.

Foi constatado que a maioria das crianças dessa idade que convivem com cães aprendem a não ser egoístas e gostam de dividir as coisas com o cão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como cães ajudam crianças a aprender a ler

Criança e autista

Para incluir as crianças de fato nas atividades de responsabilidade, a partir dos sete anos é uma boa idade, pois a criança já entende o que são tarefas que devem ser feitas e aprende a desenvolver responsabilidade.

Quais tarefas dar a criança?

É ótimo que o cão respeite todos da casa, então encarregue seu filho de reforçar os comandos do cão, o ideal é que você já tenha ensinado os comandos ao animal e seu filho tenha a tarefa de continuar ensinando comandos. Lavar as vasilhas de água e ração também é uma boa atividade.

cão e criança

Colocar a ração na hora certa – desde que você tenha um medidor para a criança não errar a porção – e recolher o tapete higiênico sujo também são boas atividades. O uso de luvas para as crianças na última atividade é indispensável.

Permitir que a criança passeie com o cão não é muito recomendado, mas se você tem um cão de pequeno porte ou muito obediente e tranquilo, quando a criança tiver 10 anos já é uma boa atividade, além de criar senso de responsabilidade a criança também aumenta o vínculo com o cão e o senso de respeito.

cães e crianças

É necessário ensinar com muita calma e atenção todas as atividades para a criança e supervisionar para que tudo esteja correndo direitinho.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como cães ajudam crianças autistas com socialização

 Respeitando o espaço público

Além de entender que o outro precisa de respeito assim como ela, a criança também pode aprender a respeitar o ambiente público e ter noções de educação ambiental. Quando você passeia com seu filho e o cão e recolhe as fezes do cachorro, é uma ótima atividade para ensinar a criança que o lixo deve ser jogado no lixo.

recolhendo fezes

Economia

Levar as crianças na hora de fazer as compras para o cãozinho também cria uma oportunidade para ensinar sobre responsabilidade financeira para seus filhos, por volta dos 8 a 10 anos a criança já consegue entender o que o dinheiro significa, e o cão sendo um dos assuntos que a interessam pode te ajudar a ensinar lições financeiras.

Morte

Muitos pais relutam em explicar sobre a morte para os filhos, precisar lidar com a morte do cãozinho da família é algo doloroso para família toda, usar esse momento para ensinar a criança a lidar com o ciclo da vida pode ajuda-la a se tornar um adulto mais saudável emocionalmente.

Dica

Cães e crianças são uma combinação maravilhosa, os cães ajudam a desenvolver as habilidades sociais, entendimento sobre responsabilidade e empatia, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo das crianças.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre as melhores raças de cachorro para crianças e os benefícios dessa interação

A maior dica aqui é lembrar que o responsável pelo cão é você e que a criança está aprendendo com as tarefas que lhe forem dadas, é importante estar sempre atento para continuar proporcionando uma vida tranquila e equilibrada para o seu cão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here