cães e crianças

A maioria das crianças ama cães, assim como muitos adultos. As crianças gostam da energia dos animais e são apaixonadas pela fofura dos peludinhos, muitos cães por sua vez adoram a companhia dos pequenos e não tem como negar crianças e cães formam as duplas mais fofas de quem tem esses bagunceiros em casa.

Mas é preciso pensar antes de dar um cão a uma criança e é preciso entender que tanto o cão quanto a criança precisam de limites. Uma criança não pode ser o tutor de um cão, portanto essa responsabilidade é dos pais.

cães e crianças

Quando a criança está apta para ter um cão?

Crianças de todas as idades podem conviver com cães, isso porque os cães enxergam os pequeninos como os filhotes da matilha –a matilha é a sua família humana- portanto os cães tendem a proteger e cuidar das crianças.

Dar filhotes a crianças de menos de 4 anos pode não ser uma boa ideia, isso porque crianças muito pequenas costumam apertar e puxar rabos, o que não é bom para os filhotes, que podem reagir mordendo e arranhando as crianças, mas cães adultos que já estejam na família podem suportar esses problemas facilmente.

cães e crianças

Se deseja trazer um filhote para a família para dar ao seu filho então espere ele ter idade suficiente para entender o que machuca o animalzinho. Se seu filho já for grande vale a pena leva-lo para escolher o cãozinho com você.

Quais benefícios o convívio entre cães e crianças traz?

Os benefícios são muitos, para as crianças existem os benefícios de saúde, já que crianças que convivem com animais se mostram mais resistentes a alergias e com o convívio ajuda a melhorar o anticorpos e sistema imunológico da criança.

cães e crianças

Os benefícios também são muitos em termos psicológicos e de aprendizado, as crianças aprendem sobre empatia e como os sentimentos e bem estar de outros seres vivos também importante, além de a presença de um cão também trazer mais alegria e melhorar a sociabilidade das crianças.

Aproveite para conferir nosso artigo Cães ajudam crianças a aprender a ler

Para os cães o maior benefício é a diversão, gastar energia brincando com uma criança pode ser tudo que o cãozinho precisa para se alegrar e deixar o estresse de lado. Ele vai ter a mente ocupada e vai se alegrar muito protegendo e se divertindo com os pequenos.

cães e crianças

O tutor não é a criança

Quem leva um cãozinho para casa para conviver com as crianças do lar precisa entender que o tutor não é a criança. Por mais que o cãozinho possa ser uma ótima forma de ensinar sobre empatia e responsabilidade as crianças, o tutor é o adulto.

O cão nunca verá a criança da casa como líder da matilha e cães precisam de líderes, o adulto precisa ser o tutor que educa e lidera o cão, assim como os  pais ensinam o que é aceitável ou não as crianças, eles também precisam ensinar tais coisas aos cães.

cães e crianças

Quais as melhores raças para crianças?

Muitas raças de médio, grande e pequeno porte são boas para crianças. Lembrando que todos os cães precisam de adestramento e que para conviver com crianças precisam ser cães dóceis e equilibrados e para isso o tutor precisa educar o cão para que ele esteja apto a conviver com crianças, seja um cão de qualquer raça.

Pug, Lulu da Polmerânia, Beagle e Shih Tzu são ótimos cães de pequeno porte para crianças, com exceção do Beagle que são extremamente ativos e precisam de muito exercício, as outras raças são calmas e podem brincar com crianças pequenas pela casa sem causar grandes estragos.

cães e crianças

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba qual a melhor idade para retirar o filhote da ninhada

Golden Retriever, Labrador, Boxer e Pitbull são ótimas raças de porte grande para o convívio com crianças. Os Pitbulls estão sim na lista, isso porque eram cães babás e foram usados por humanos para rinhas por causa de seu porte e força. Essas raças são de cães extremamente tolerantes, que adoram brincar com as crianças e protege-las.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here